Como usar as redes sociais a favor do seu negócio?
Ter visibilidade é uma necessidade básica em qualquer negócio, independente do setor ou do tamanho. Se o público não sabe que você existe, o melhor produto e o melhor atendimento não servirão de muita coisa. Sendo assim, saber como usar as redes sociais é fundamental para alcançar mais pessoas.
As redes sociais possuem grande impacto no público geral atualmente, sendo um dos melhores canais de divulgação para praticamente toda empresa. Se você ainda não tem um perfil para sua empresa, é hora de começar a fazer seus cadastros.
Para te ajudar a entender melhor o tema, vamos falar sobre a importância das redes sociais e como você pode usá-las de forma mais efetiva. Acompanhe.
Por que as redes sociais são tão importantes para o marketing?
Como já mencionamos, social media é fundamental para o melhor desempenho de marketing hoje em dia. Veja aqui os principais motivos:
Canais com maior alcance
Através da internet, você pode alcançar um número de leads em bem menos tempo. É verdade que outros meios de comunicação mais tradicionais, como a TV ou o rádio, também possuem alcance vasto, mas eles costumam estar restritos a horários específicos do dia, o que diminui bastante suas opções para alcançar certos grupos.
Se você souber como atrair seus leads através das redes sociais, o total de visitantes que você obtém e converte em clientes ao longo do tempo será bem maior em comparação com outras opções de divulgação. Se você tiver uma boa ideia de como segmentar seu público, pode até direcionar campanhas para grupos mais específicos.
Possibilidade de automação
Como você já deve saber muito bem, a internet acelerou consideravelmente o ritmo da vida cotidiana. Mais do que nunca, é importante que as empresas acompanhem o ritmo das demandas, principalmente por atendimento de qualidade e conteúdo relevante. Infelizmente, nenhum ser humano pode acompanhar essa velocidade por conta própria.
Felizmente, a tecnologia digital também proporciona a solução para esta questão: automação de tarefas. Com as ferramentas certas, é possível deixar uma máquina responsável por atividades relevantes para o melhor desempenho da empresa, mas que consumiriam tempo demais ou estariam muito sujeiras a erros se fossem realizadas por uma pessoa.
Boa relação entre custo e benefício
Outro fator que pesa bastante na escolha dos seus canais de comunicação com o público, principalmente quando o objetivo é a divulgação de produtos e serviços, é o custo que esses canais apresentam. E, como você também já deve saber, o preço para aparecer na TV ou rádio em horários relevantes é bem alto.
Nesse ponto, as redes sociais são um meio de divulgação bem mais acessível. Além de ser possível utilizá-la de forma gratuita, o retorno em relação ao dinheiro investido no processo de divulgação é bem elevado.
Integração com o atendimento ao público
Esses canais são um ótimo ponto de contato com o público, principalmente por serem uma via de mão dupla. Não só é possível enviar seus conteúdos e promoções para seus leads com bastante facilidade como também é mais possível para o público responder a estas mensagens com a mesma praticidade.
Esse caminho livre de comunicação entre público e marca abre várias possibilidades para ao atendimento ao cliente. Além de ser possível integrar suas mídias sociais com outras ferramentas de gestão, como o CRM, você também dá aos seus leads uma opção rápida e simples para entrar em contato com você.
Como usar as redes sociais para sua empresa?
Agora que você entende o valor da social media no seu trabalho de marketing, é hora de aprender como se destacar nela. Veja aqui algumas dicas que vão te ajudar:
Foque primeiro no engajamento
“Engajamento” é o termo geral usado para se referir ao nível de interação entre suas postagens e o público. Número de curtidas, compartilhamentos, visualizações, comentários, etc. Quanto mais desses você tiver, maior é considerado o engajamento geral do seu público.
Em primeiro lugar, as plataformas tendem a valorizar mais as páginas com alto nível de engajamento, oferecendo maior alcance e relevância ao longo do tempo. Além disso, um público mais engajado quase sempre está mais propenso a fechar negócio.
Escolha a linguagem mais adequada
Cada rede social possui um perfil de público e também um conjunto de “normas” que determinam qual é a linguagem mais adequada para ser usada em seus conteúdos. Elas podem ser incluídas no sistema, como o limite de caracteres do Twitter, ou serem parte da cultura do grupo, como o profissionalismo esperado do LinkedIn.
Em todo caso, você precisa adaptar seus conteúdos para se comunicar de forma mais eficiente em cada rede social. Antes de replicar alguma postagem em outros canais, lembre-se de conferir o conteúdo e ter certeza que ele está de acordo com a rede social de destino.
Colete feedback do seu público
Ao longo do tempo, você receberá contatos do seu público dando sugestões, trazendo reclamações ou mesmo fazendo elogios em suas postagens. Estas mensagens são muito úteis para sua empresa, pois revelam várias informações sobre como o público percebe sua empresa.
Além disso, você também pode e deve enviar questionários de feedback aos seus clientes e ao seu público geral nas redes sociais. Isso pode ajudar a revelar possíveis problemas dentro das suas rotinas, além de ser uma forma de reforçar o seu trabalho de marketing.
Acompanhe suas métricas de sucesso
Por fim, mas não menos importante, as redes sociais também oferecem muita informação extra sobre sua página e as atividades do seu público. Desde dados simples, como o número de curtidas, comentários e compartilhamentos em cada postagem, até algo um pouco mais complexo, como o conteúdo geral destes comentários e possíveis dados demográficos que ajudam na segmentação desse público. Para tirar maior proveito do seu trabalho de marketing, é vital que você acompanhe estas métricas e determine o desempenho das suas campanhas.
Agora você já sabe como usar as redes sociais com muito mais eficiência. E se quiser mais dicas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.
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