Há muitas coisas que influenciam no número total de vendas, não apenas a qualidade do produto e sua divulgação. Um dos mais importantes, por exemplo, é a precificação, pois deve estar dentro do que o público considera aceitável. Porém, você ainda pode usar esse número para fechar mais negócios com uma estratégia de preço psicológico.
Pode parecer algo estranho falando desse jeito, mas você muito provavelmente já viu essa estratégia como cliente. Se implementada corretamente, pode aumentar bastante o desempenho de vendas dos seus produtos.
Acompanhe e entenda como.
O que é a estratégia de preço psicológico?
Em essência, trata-se de uma estratégia que usa o preço do produto para influenciar a compra, mas não necessariamente com um valor mais baixo. É apresentar essa aquisição para o cliente de forma que ela pareça mais atrativa à primeira vista. O resultado disso é que a compra se torna mais satisfatória, pois o cliente nota rapidamente os benefícios das ofertas e do preço.
Como aplicar a estratégia do preço psicológico?
Se você já tem uma boa precificação para seus produtos, então não é difícil estabelecer colocar uma estratégia de preço psicológico em prática. Veja aqui alguns dos principais pontos envolvidos.
Preços quebrados
Uma tática simples, mas eficaz, é não usar o preço cheio para nenhum produto. Ao invés de dizer que um produto custa R$50, diga que ele custa R$49,99. O valor final que você recebe pela venda ainda é praticamente o mesmo, mas o cliente percebe um valor menor, pois olha os dois primeiros números com mais facilidade, o que torna a compra mais atrativa.
Desconto real X percentual
É bem comum oferecer descontos para fechar mais vendas. Porém, a forma como eles são enquadrados também é importante. O desconto real, quando você mostra o valor completo economizado, é ideal para produtos de maior valor, acima de R$100, pois a diferença é mais visível. Já o desconto percentual é indicado para produtos abaixo de R$100, pois a porcentagem parece mais significativa que o valor final.
Valor por quantidade
Outra estratégia de preço psicológico é mudar não o preço, mas o valor entregue ao cliente. Por exemplo, promoções de “compre 4 e ganhe 1 de graça”, em que há um desconto efetivo em relação ao total da compra. Elas são atrativas para o público, que recebe algo de graça, e para a empresa, que faz uma venda de maior volume.
Confirmar o preço sem desconto
Outra tática efetiva é mostrar o preço original do produto, antes do desconto, para que o cliente veja a diferença. Esse método ajuda a reforçar a importância e o valor dessa economia para o cliente, o que o deixa mais inclinado a fazer a sua compra agora.
Facilitar o parcelamento
Muitos clientes não podem fazer uma grande compra à vista, mas estão dispostos a fazer uma compra parcelada. Se você esclarecer as condições de parcelamento ou mesmo apresentá-las junto do produto, muitos clientes vão tomar a decisão de compra rapidamente.
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