O principal objetivo do trabalho de marketing digital é facilitar o contato entre a marca e seu público-alvo, ajudando a fechar mais vendas e otimizar seu desempenho. E um dos principais fatores observados para esse fim é o comportamento do consumidor, quais são suas tendências e o que esperar para o futuro.
2022 foi um ano marcante para essas mudanças, pois representou não só um retorno à normalidade no pós-pandemia, mas também como alguns de seus efeitos no público consumidor foram permanentes. Isso tudo informa o que as empresas podem esperar para 2023 e como podem se antecipar.
Acompanhe e veja quais são as previsões para o comportamento do consumidor este ano.
Entender o comportamento do consumidor é sempre essencial
A primeira questão que muitos levantam não é “como”, mas sim “por que medir esse comportamento?” A resposta é bem simples: entendendo como seu público-alvo age, fica mais fácil prever como vão responder a certas campanhas. Entender quais são as exigências do público, suas expectativas e como você pode entregar o serviço que procuram.
Os efeitos do marketing 4.0 no comportamento do consumidor
Um dos fenômenos mais importantes para entender o comportamento do consumidor em 2023 é a indústria 4.0 e, consequentemente, o marketing 4.0. Em essência, é um modelo de marketing criado especificamente em resposta ao novo perfil do consumidor, aquele que já está acostumado a utilizar a tecnologia digital no dia a dia como parte do seu consumo.
Com isso, as ações de marketing digital se tornam o foco principal das empresas, sendo o melhor espaço para captar novos clientes atualmente. E, para isso, a empresa deve adaptar suas metodologias e estudar melhor esse novo cliente.
O perfil e o comportamento do consumidor
Existem alguns pontos-chave que determinam o comportamento do consumidor esperado para 2023, levando em conta todo esse contexto. Veja aqui os principais deles.
Altamente exigente
Com mais acesso à informação, o consumidor também pode encontrar mais facilmente informações sobre os produtos que busca. Como resultado, a qualidade e as ofertas precisam ser mais competitivas para fechar negócio.
Valoriza tanto a experiência quanto o produto
Não é só uma questão de ter o melhor preço ou o melhor serviço, mas também a melhor experiência de compra. Atrasos no atendimento e informações incorretas estão fora de questão para os consumidores atuais.
Busca praticidade e autonomia
O comprador atual já não tem tempo nem paciência para esperar nem passar por múltiplos estágios antes de receber a solução que precisa. Quanto menos atrito houver entre o cliente e o produto que você oferece, melhor.
Aplicativos de mensagens em alta
Outro fator determinante para o comportamento do consumidor é a comunicação online. Os aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, além das mensagens privadas em redes sociais, se tornaram a principal forma de comunicação entre indivíduos. Hoje, esses aplicativos também podem ser usados como parte da sua estratégia de atendimento e de captação de clientes, possuindo boa taxa de resposta e aceitação.
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