Ao longo dos anos a internet passou por diversas mudanças, chegando do modelo que conhecemos hoje. A partir daí várias facilidades acabaram surgindo, como os famosos e-commerces. Através deles podemos fazer compras diretamente de casa com apenas alguns cliques. As compras online acabaram se tornando uma tendência que é refletida em números, pois, somente no primeiro semestre de 2016 este setor havia crescido cerca de 5,2%, segundo o Ebit. Apesar dos números positivos, entender o comportamento do consumidor é um diferencial para impulsionar as vendas do seu e-commerce.
A expansão do mercado de dispositivos móveis também fez com que crescesse o número de transações, e consequentemente o volume de compras feitas online. Desta maneira, as chances de vendas são muito maiores devido a popularização dos smartphones. Agora, para te ajudar, preparamos este conteúdo sobre o comportamento do consumidor com fatores que o influenciam a realizar compras online. Ao entender esses pontos, você pode realizar um planejamento estratégico visando atrair mais clientes e aumentar o número de vendas do seu negócio. Continue conosco e aproveite todas as nossas dicas abaixo:
O que é o comportamento do consumidor?
Segundo o guru do marketing, Philip Kotler, comportamento do consumidor é uma área que estuda como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam os produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. Ou seja, o comportamento do consumidor determina as diferentes técnicas e formas de estudar o processo de decisão de compra.
Mas, desde o surgimento da internet, esse processo de decisão de compra deixou de ser simples. Pois, são inúmeros canais, fatores e variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente. Além disso, o consumidor consegue obter muitas informações relevantes, que vão influenciar diretamente na sua decisão, muito antes de entrar em contato com a loja.
Ao estudar o comportamento do consumidor com frequência, você acaba descobrindo quais as ações que não estão tendo resultado e, principalmente, como encontrar diversas oportunidades para novas estratégias e campanhas de vendas. Para isso, é importante observar quais fatores são fortes influenciadores e também suas variáveis. Tornando-as uma ocasião palpável de atrair e fidelizar clientes.
Fatores que influenciam a decisão de compras online
Além da facilidade e comodidade, há outros fatores que o consumidor leva em consideração ao realizar compras pela internet. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção do Crédito (SPC), mostrou que, para 50% dos consumidores, preços baixos é um atrativo para o comércio eletrônico. Já para 33%, a economia de tempo é a grande vantagem das compras online. E, ainda, 27% afirmam que a agilidade para comparar produtos de marcas concorrentes é o que os levam a comprar pela internet.
Veja, abaixo, fatores que influenciam na decisão de compra, e mantenha-os sempre no seu radar:
Frete Grátis
Este item está no topo dos benefícios mais desejados pelos consumidores quando se trata de uma compra online. De acordo com dados do Boston Consulting Gropu (BCG), 74% dos consumidores afirmam que o frete grátis é um fator que influencia no momento de decisão, ou não, da compra online.
Claro que oferecer frete grátis durante o ano todo será prejudicial para o seu negócio. Por isso, programe-se para, pelo menos uma vez, oferecer esse benefício ao cliente. No mês de março existe o dia do consumidor, em abril o dia específico do frete grátis e em setembro o dia do cliente. São três datas em que você pode investir e disponibilizar essa regalia.
Formas de pagamento
Já imaginou encher o seu carrinho e no momento de realizar o pagamento descobrir que a opção que você desejava está indisponível? Essa acaba sendo uma falha clássica envolvendo as formas de pagamento. Fique atento aos passos que seus clientes realizam durante o processo de compra para verificar se existem falhas no sistema e, corrigi-las o mais rápido possível.
Além disso, se você ainda trabalha somente com uma forma de pagamento é melhor rever este detalhe. Uma pesquisa realizada pela CyberSource Corp demonstrou que lojas virtuais que fornecem quatro ou mais métodos de pagamento têm uma taxa de conversão de 12% maior que aquelas que fornecem somente uma opção.
Campo de busca efetivo
Ao optar por comprar pela internet você tem como foco a facilidade, correto? E na maioria das vezes tentar encontrar algo pelo campo de busca do e-commerce torna-se uma missão impossível. Essa dificuldade em encontrar o realmente deseja pode acabar espantando o cliente e o levando diretamente para os braços do seu concorrente. Por isso, certifique-se que seu campo de busca está funcionando corretamente e entregando o que é realmente desejado.
Se você desejar ir além, implante também um sistema de sugestões. Assim, ao pesquisar por um determinado produto, além de receber o resultado esperado, o consumidor também terá a disposição outras sugestões semelhantes que podem converter em vendas.
Estoque variado
Quando frequentamos uma loja física sempre damos uma olhadinha em diferentes produtos. E em uma loja virtual não é diferente, quanto mais opções melhor para o cliente. Desta forma, conte com uma boa variedade de produtos. Ainda que com menor quantidade de peças em estoque, também é aconselhável. Assim você evita que os clientes procurem outras opções na concorrência e aumenta as chances de venda.
Essas são apenas algumas práticas simples que você mesmo pode adotar no seu e-commerce. Que tal investir em ações de marketing, planejamento e alavancar ainda mais o seu negócio? Então entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital agora mesmo.