Investir em uma franquia é uma das melhores formas de abrir um negócio sem correr os mesmo riscos de um novo empreendimento. Além de contar com uma marca e metodologia já estabelecidas, o custo inicial também pode ser mais baixo. Porém, isso não significa que seu retorno é garantido. Você ainda precisa estudar suas possibilidades e tomar boas decisões de negócio no dia a dia.
Um dos principais exemplos disso é conhecer a região onde você pretende operar. Antes mesmo de pensar em abrir a sua franquia, ter ao menos um entendimento geral do seu local de atuação vai fazer toda a diferença em suas chances de sucesso.
Acompanhe e veja qual é a importância de conhecer a região antes de investir em uma franquia.
Entender o perfil do consumidor
Os seus clientes podem mudar drasticamente dependendo do seu local de atuação. Algumas áreas são mais variadas, recebendo pessoas de todos os tipos, enquanto outras possuem um perfil bem específico de consumidor o qual você pode esperar. E, com cada perfil de consumidor, vêm também preferências diferentes de atendimento e compra.
Comece estudando a fundo a cultura local, o tipo de pessoa que frequenta essa área, quais são seus hábitos de consumo, qual é sua faixa etária, etc. Quanto mais você souber, mais fácil será se planejar.
Analisar os principais riscos envolvidos
Investir em um negócio sempre envolve algum nível de risco. As franquias apresentam uma opção mais segura, mas não significa que seu retorno será garantido. Você precisa estar ciente dos possíveis riscos envolvidos e como pode fazer para mitigá-los. Ou, se forem altos demais, buscar outra localidade.
Cada região também apresenta os próprios riscos e dificuldades, seja com o custo para transporte, segurança, acesso dos funcionários, etc. Ignorar estes fatores diminui drasticamente suas chances de sucesso.
Antes de investir em uma franquia, conheça a cultura local
Depois de estudar as principais características do público e da região, o próximo passo é adaptar seu trabalho a essas especificidades. Seja na forma como realizar o atendimento, nos horários de trabalho ou qualquer outro elemento do seu negócio.
Um exemplo extremo: na Índia, é contra a cultura local comer carne de vaca. Pensando nisso, o McDonalds passou a vender hambúrgueres de frango, seguindo os costumes locais. O mesmo se aplica, em menor escala, às decisões tomadas em sua franquia.
Encontrar as principais oportunidades para investir em uma franquia
Com um entendimento melhor da cultura local e como você precisa se adaptar, tudo que resta é encontrar as melhores oportunidades naquela região. Quais áreas têm maior demanda para seu serviço? Onde você consegue a melhor acessibilidade? Quais produtos devem ser priorizados.
Cada uma dessas perguntas que você responde te ajuda a encontrar um novo canto do mercado que você pode explorar para obter maior rentabilidade. E, a longo prazo, é uma forma de acelerar seu crescimento.
Com essas orientações, você já pode começar a planejar sua nova franquia com mais confiança. Não se esqueça de fazer seu estudo de viabilidade e contar com o apoio de uma franqueadora renomada.
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