Conheça as tendências de mercado que vão agitar o marketing digital
Ano novo, vida nova, tendências novas. Se você está inserido no grande cenário do empreendedorismo, já deve ter ouvido falar ou até utilizado técnicas de marketing digital. Essa modalidade, que revolucionou o mercado tem uma característica muito importante: está sempre apresentando mudanças.
Essa mutabilidade exige que os profissionais envolvidos com marketing digital estejam sempre ligados nas tendências de mercado. Afinal, é a única forma de se manter vivo em um ambiente tão competitivo e ainda atender as diversas demandas dos clientes.
Dada a importância de acompanhar as tendências, elaboramos esse texto com algumas das principais novidades que vão agitar o marketing digital. Continue a leitura e confira!
Conteúdo em vídeo
Uma pesquisa realizada pela Cisco em 2017 estimou que, até 2020, 82% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos. Sabendo da inclinação da audiência a assistir produções audiovisuais, sua empresa pode se preparar para otimizar a comunicação com o público.
Não adianta, porém, produzir vídeos apenas para seguir a moda. É preciso um planejamento bem feito para que o conteúdo gere engajamento, inicie diálogos e crie conexões de longa duração com o cliente.
Chatbots
Em um meio competitivo como é o marketing digital, é importante ter como prioridade a melhor experiência do usuário. Por isso, um atendimento rápido e personalizado se mostra necessário para satisfazer o cliente e buscar sua fidelização. Então, como é possível dar toda essa atenção ao consumidor se você precisa lidar com múltiplos clientes ao mesmo tempo?
É aí que entram os chatbots. Tratam-se de atendentes virtuais com tecnologia de inteligência artificial, o que os torna rápidos, precisos e personalizados pelo histórico de interação com o público. Eles podem ser utilizados em diversas plataformas, desde o Messenger do Facebook até chats disponibilizados dentro do website da empresa.
Áudio Marketing
O uso de conteúdos de áudio para fins publicitários está ganhando cada vez mais força. Sua aplicação é feita em diferentes áreas, como o post narrado, a produção de podcasts e, principalmente, a busca por voz.
Um estudo da Gartner, publicado em outubro de 2018, revelou que, até 2020, 20% das sessões de navegações serão a partir de pesquisas por voz. Se o seu conteúdo online não estiver preparado para isso, pode acabar sendo deixado para trás por competidores mais ligados nas tendências de mercado.
Conteúdo mobile friendly
Já notou como é difícil andar pela rua sem se deparar com pessoas cuja atenção está completamente voltada para um dispositivo móvel? Isso é uma demonstração prática da importância de gerar conteúdo que possa ser consumido por meio de um smartphone ou tablet.
De acordo com a pesquisa Tic Domicílios 2017, 49% dos lares brasileiros depende do uso de dados móveis para acessar a web. Isso significa que uma boa parcela do seu público deixará de consumir seu conteúdo se ele não for adaptado para acessos mobile.
Prestar atenção nas tendências de mercado é indispensável para um marketing digital de sucesso. É importante ressaltar que cada empresa tem suas particularidades, o que torna impossível traçar uma receita única para o sucesso. Por isso, ao adotar novas tendências e práticas, avalie se elas são compatíveis com os objetivos e características do seu negócio.
E aí, gostou de aprender um pouco sobre algumas das tendências que prometem agitar o marketing digital? Compartilhe em suas redes sociais e mostre que seu conhecimento está em dia!