A transformação digital é um processo que consiste no uso da tecnologia para que uma empresa melhore seu desempenho em todos os sentidos, adaptando os planos de negócio para atender às demandas da chamada Era da Informação.
Por exemplo, um negócio aberto na década de 90, construído com base na realidade da época, é provável que tenha utilizado de várias estratégias que não se aplicam à atualidade. Caso a empresa não tenha se modernizado, é provável que, se não faliu, esteja lutando contra a falência.
O impacto da transformação digital, contudo, não tange apenas ao mundo corporativo; o comportamento do consumidor é completamente diferente do que se via há pouco tempo, sobretudo com a expansão do mobile.
A incessante busca pela informação, o imediatismo, a exigência por praticidade, o aspecto multitarefa, entre outras, são características marcantes desse público amplamente formado por pessoas da geração X, Y e Z.
Mas como se adaptar a tantos fatores envolvidos nesse cenário? Abaixo, elencamos 4 dicas para sua empresa superar os desafios da transformação digital. Confira!
Como sua empresa pode se adaptar a transformação digital
Faça pesquisas de mercado
A adaptação à transformação digital requer mudanças táticas e estratégicas; nesse sentido, as pesquisas de mercado são cruciais. Por meio das pesquisas é que a empresa descobre aspectos influentes para as decisões do consumidor, como:
- necessidades;
- hábitos relacionados à tecnologia;
- opiniões;
- preferências;
- conflitos.
Com base nas informações coletadas nas pesquisas, a empresa terá condições de promover mudanças que gerem impactos positivos e perceptíveis ao cliente, delegando a ele mais valor.
Aumente a presença online
Um dos maiores reflexos da transformação digital é a população cada vez mais conectada. O fato do Brasil ter ultrapassado 100 milhões de acessos ao 4G, por exemplo, é uma pequena amostra de como a Internet vem fazendo parte de nossas vidas.
Caso sua empresa não esteja presente no universo online, fica aqui o nosso sinal de alerta: invista em marketing digital. É imprescindível que a marca seja ativada na rede, pois, do contrário, ela ficará invisível à maioria das pessoas.
Invista em inovação
A capacidade de inovar, ou seja, o processo de desenvolver novas ideias e lançá-las no mercado, foi bastante facilitada pela transformação digital, afinal, antigamente era muito difícil fazer testes, detalhe que induzia as empresas a se basear na intuição e, com isso, fracassarem.
Devido à velocidade com que circula a informação, as inovações são criadas a partir do aprendizado. Por exemplo, companhias lançam protótipos e ideias que recebem feedback rapidamente, levando-as ao entendimento do que é importante para o cliente.
Use os dados a seu favor
Com a popularidade da Internet pelo mundo, bem como dos dispositivos móveis, e a expansão do IoT, as empresas adaptadas à transformação digital contam com uma inédita disposição de dados a serem coletados, refinados e analisados.
Práticas e ferramentas específicas, como Big Data e Business Intelligence (embora esta não seja recente), seguem como grandes tendências de tecnologia, sendo elas encaradas como essenciais para:
- assistir líderes e gestores em suas tomadas de decisão;
- acompanhar indicadores e processos;
- identificar e mapear riscos;
- desenvolver estratégias inteligentes etc.
Resumindo, um alto volume de dados pertinentes a equipes internas, concorrência e clientes, passam a dar suporte nas decisões e planejamento da empresa.
Esperamos que as dicas sejam úteis para que sua empresa se adapte à transformação digital e, com isso, venha a crescer! Para ficar por dentro das novidades que estamos preparando, siga-nos pelo Facebook.