Chamar a atenção do seu público na internet pode ser uma tarefa bem difícil. A quantidade de conteúdos redes sociais produzidos a cada minuto é bem maior do que aparenta, sendo cada vez mais complicado se destacar em meio a esse mar de informações. E depois de captar esse primeiro olhar, você ainda precisa gerar conteúdos que mantenham a atenção desse público.
É um desafio, mas também está longe de ser uma tarefa impossível. O mundo do marketing digital amadureceu muito nos últimos anos, melhorando cada vez mais as suas chances de sucesso neste tipo de investimento. Basta que você conheça alguns dos elementos básicos de um bom conteúdo e como direcioná-los corretamente.
E para te ajudar um pouco com esta tarefa, trouxemos aqui 5 dicas simples para melhorar sua produção de conteúdos redes sociais. Confira:
1. Conheça sua persona
Quando você produz qualquer conteúdo, deve pensar, primeiro, em quem irá lê-lo. Você não escreveria algo da mesma maneira para um adolescente e para uma mãe de meia idade. Antes de começar a planejar suas postagens, tente criar uma lista de características para o seu cliente modelo, uma persona, que sirva como guia.
De forma simples, uma Persona é um personagem que reúne todas as principais informações e traços do seu público-alvo. A ideia é que, ao atender às expectativas desta persona, você também atenderá às expectativas da maioria dos seus leads. Claro, para alcançar este resultado, você precisa fazer uma pesquisa. Envie questionários, pesquise o perfil demográfico do seu público principal e logo você terá uma ilustração consistente da sua persona.
2. Programe-se para postar regularmente
Um dos requisitos para que seus conteúdos redes sociais sejam bem-sucedidos é que haja uma sequência deles sendo enviada regularmente. Se o público não encontrar nenhuma novidade em sua página por algum tempo, logo ele perderá o interesse, te deixando sem leads com os quais trabalhar. Postar regularmente, seguindo uma agenda, é mais eficaz do que fazer um grande conteúdo e depois deixar tudo em silêncio.
Outro ponto importante neste tema é que cada rede social possui uma frequência ideal de novas postagens. No Facebook, por exemplo, o recomendado é de 3 a 4 postagens por dia. Você pode, inclusive, repostar um conteúdo em diferentes horários, para garantir que toda a sua audiência o veja.
3. Acompanhe os tópicos mais quentes
A internet é um meio extremamente dinâmico. Assuntos relevantes hoje podem não ser mais procurados em uma semana ou mesmo um dia. Para conseguir capturar o interesse do seu público e aproveitar o efeito destas novidades, é muito importante que você se atente nelas e esteja preparado para uma nova postagem inesperada.
Uma forma de conseguir isso é acompanhar as comunidades das quais o seu público participa. Se você promove essa comunidade você mesmo, certamente alguns de seus leads trarão estas notícias até você em algum momento. Basta estar atento para quando a oportunidade surgir.
4. Crie um formato personalizado
Como já mencionamos, não faltam conteúdos redes sociais novos a cada dia. Você vai precisar de algo mais se quiser chamar a atenção de seus leads no meio da multidão. E uma forma de fazer isso é trabalhar a imagem que seu conteúdo tem na internet. Quanto mais ele se destaca, melhor.
Usar cores chamativas, formas diferentes e letras grandes é mais eficiente do que textos longos e sem apelo visual. Também é importante preservar a identidade visual da empresa em todas as postagens. Dessa forma, seus leads te reconhecerão rapidamente.
5. Se comunique com seu público
Por fim, mas não menos importante, lembre-se de tornar suas redes sociais uma via de mão dupla. Não deve ser apenas um espaço para fazer anúncios, mas também para coletar opiniões e trocar informações com seus leads. Como os consumidores estão mais acostumados a ter uma postura ativa diante das empresas, manter um canal de comunicação aberto é a melhor maneira de garantir seu sucesso nas redes sociais.
Agora que você sabe como produzir conteúdos redes sociais mais eficazes, é hora de captar mais leads online. Acha que ainda vai precisar de mais informação? Então, que tal contar com ajuda profissional? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital agora mesmo.