Com mais de 120 milhões de usuários ativos, o WhatsApp conseguiu superar o Facebook no topo dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. Além disso, são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma. Isso significa que as chances de você encontrar seus clientes através do aplicativo são relativamente grandes. Mas, você sabe como vender pelo WhatsApp?
Quando se tem um negócio próprio, a divulgação dos produtos e serviços é fundamental para conseguir alcançar um público qualificado e, assim, vender mais. No entanto, diferente do que muitos imaginam, vender pelo aplicativo não é só enviar diversas mensagens para todos os contatos sobre os produtos e serviços. É importante destacar que a eficiência dessa ferramenta se dá com a forma de utilização.
Para saber como vender pelo WhatsApp de maneira correta e assim obter bons resultados através dessa plataforma, confira nossas dicas a seguir:
5 dicas que irão te ajudar a vender pelo WhatsApp
Além da grande quantidade de usuários ativos, outro fator que pode te convencer a utilizar essa ferramenta para vender é a taxa de abertura das mensagens. Para se ter uma ideia, a taxa de abertura de e-mails normalmente é de 15%. Enquanto no WhatsApp a taxa de abertura das mensagens é de quase 100%, e o índice de engajamento com a interação é de aproximadamente 80%.
Agora, vamos descobrir como usar o aplicativo?
1. Utilize o WhatsApp Business
O primeiro passo para começar a usar o WhatsApp como um canal de vendas é ter um número específico para isso ou criar uma conta business, justamente para não misturar os contatos profissionais com os pessoais.
Usar o seu perfil pessoal não é indicado, pois, não transmite autenticidade e pode colocar suas vendas em risco. Além disso, ao utilizar seu WhatsApp pessoal para os negócios, pode acontecer um deslize e você acabar enviando uma mensagem particular para algum cliente ao invés de seus familiares ou amigos.
Por fim, os clientes podem fazer ligações ou mandar mensagens em horários em que você não esteja trabalhando, o que pode afetar seu dia a dia fora de seu negócio. Assim, optar pelo WhatsApp Business é muito mais prático e vantajoso para o seu negócio.
2. Dê o seu número para os clientes adicionarem
Muitas pessoas sentem receio em informar os seus dados para as empresas, assim, inverter os papéis é uma boa solução. Informe aos clientes o seu número para contato, dando a elas a opção de adicionar ou não.
Busque esclarecer quais são as vantagens que os consumidores terão ao adicionar o seu número e acima de tudo, deixe-os livres para decidir. Desta maneira é possível ganhar mais confiança e contatos realmente interessados, diminuindo, assim, a taxa de insatisfação e bloqueios.
Para que essa etapa funcione, incentive os clientes a enviarem alguma mensagem de texto, somente assim você poderá interagir com os contatos. Por exemplo, o canal de notícias BBC, informou que os interessados em receber informações sobre a crise de Ebola deveriam enviar a palavra “Cadastre-se” para o número de WhatsApp deles.
3. Use listas de transmissão e não grupos
Nada de ficar criando diversos grupos, principalmente sem a autorização dos contatos! O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos.
Isso é muito legal porque as mensagens são enviadas de maneira individual, prendendo a atenção dos usuários e criando um sentimento de exclusividade.
É importante ressaltar que para as listas de transmissão funcionarem é preciso que os contatos tenham o seu número salvo no celular e que você também tenha os contatos dos consumidores salvos no seu telefone.
Lembre-se de manter o bom senso ao enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo relevante aos clientes e as vendas ocorrerão naturalmente.
4. Aposte em gatilhos mentais
Ao longo do dia tomamos diversas decisões, desde a roupa que vamos vestir até o caminho que vamos seguir até o trabalho. Até o que não escolhemos fazer também são decisões que tomamos. Mas quando se trata de compras, às vezes precisamos de um empurrãozinho.
Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que influenciam diretamente nossa tomada de decisão. Assim, muitas empresas aproveitam essa tática para incentivar os consumidores a optar por seus produtos ou serviços.
Com o WhatsApp você também pode aproveitar os gatilhos mentais. Basta encontrar maneiras de enviar mensagens que estimulem o subconsciente das pessoas a optarem pelo produto que você está divulgando.
5. Aproveite os diferentes formatos de mídias
Diferente de outros meios de comunicação — como SMS e e-mail —, o WhatsApp permite que você envie mensagens de texto, imagens, vídeos, áudios, gifs e figurinhas, o que torna a conversa ainda mais interessante.
No entanto, nada de enviar milhares de mensagem sem contexto para os seus contatos. Como vimos, as chances de engajamento no aplicativo são maiores, por isso, use a criatividade a seu favor e crie conteúdos relevantes em diferentes formatos.
Busque contribuir ao máximo com o conhecimento dos consumidores sobre a sua marca. Isso ajudará a criar um relacionamento e com certeza isso é levado em consideração no momento da compra.
Agora que você conferiu as nossas dicas, não dá mais pra dizer que não sabe como vender pelo WhatsApp, né? Mas se precisar de ajuda e preferir uma estratégia de marketing digital completa, entre em contato com a Echosis e descubra como podemos te ajudar!