Cada vez mais as empresas têm que lidar com a gestão a distância de suas equipes. Especialmente nas operações de Marketing e Vendas, onde há bastante ênfase na atuação local e na comunicação com o cliente.
Além da maior ênfase em profissionais atuando em diferentes espaços, também cresceu o número de negócios que fazem uso do Home Office. Uma adaptação considerável para qualquer processo de gestão.
Para poder lidar melhor com essa nova realidade, é importante adotar algumas boas práticas na gestão da sua equipe. Confira aqui algumas dicas que vão facilitar o seu trabalho.
Incentive a comunicação dentro das equipes de Marketing e Vendas
A principal chave para o trabalho de marketing e vendas é boa comunicação. E o mesmo deve se aplicar para as equipes que trabalham a distância. Todos os integrantes devem estar acessíveis para trocar informações e tirar dúvidas uns dos outros, aumentando a eficiência de cada um em suas respectivas tarefas.
Faça reuniões semanais, garanta que todos têm espaço para falar e levante assuntos que não tenham necessariamente a ver com o trabalho. Proximidade também é importante para melhorar o clima organizacional.
Faça uso da tecnologia digital
Celulares, redes sociais e internet de fácil acesso são instrumentos fundamentais na gestão à distância de qualquer equipe. Quanto mais você souber aproveitar estes recursos, mais fácil será acompanhar as atividades da equipe e manter sua eficiência.
Algo simples, como um chat de texto em grupo para todos os membros da equipe, já é um bom começo. Você pode ter um espaço dedicado a certos temas de trabalho e dados importantes, e ainda outro apenas para a interação entre membros.
Respeite o espaço e o tempo pessoal das equipes de Marketing e Vendas
Um problema comum no Home Office é a dificuldade em separar o espaço pessoal do profissional. As demandas dos dois ambientes tendem a se acumular, o que aumenta o cansaço e também as distrações.
A melhor forma de evitar isso é estabelecer limites. Ninguém precisa trabalhar além da hora combinada, nem atender ligações ou responder e-mails. A longo prazo, isso contribui bem mais com a saúde da sua equipe.
Use ferramentas de organização
Assim como a tecnologia ajuda na comunicação, ela também é importante para a organizações. Especialmente no trabalho de marketing e vendas. Plataformas como o Trello ou a agenda do Google podem fazer uma grande diferença no aproveitamento do tempo e na facilidade de coordenar toda a sua equipe.
Tenha metas claras
Quando cada membro da equipe está trabalhando remotamente, não há a mesma possibilidade de apenas dizer diretamente o que deve ser feito. É mais eficiente estabelecer objetivos claros para o time como um todo e tarefas que vão ajudar a alcançar esse objetivo. Assim, todos saberão exatamente o que fazer a cada dia.
Mantenha sua estratégia me um único lugar
Ao elaborar sua estratégia de marketing e vendas, o melhor a fazer é colocar tudo em uma mesma plataforma. Assim, todos na equipe têm acesso facilitado às informações. Utilizar o armazenamento em nuvem, por exemplo, facilita bastante este aspecto.
Gerenciar um time de marketing e vendas a distância não é uma tarefa fácil. Porém, com essas boas práticas, você terá bem menos dores de cabeça ao longo do caminho.
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