O comércio virtual, também conhecido como e-commerce, ganha mais e mais adeptos a cada dia. Com cada vez mais recursos de baixo custo disponíveis e mais usuários na rede, você poderá alcançar muito mais clientes através de um comércio virtual. Mas, como você deve saber, apenas ter uma loja não é suficiente para vender. Para isso existe o marketing digital.
Do mesmo modo que você divulga sua loja, você precisa divulgar seu e-commerce na internet. A questão é: como fazer isso? Não é um meio muito fácil de lidar à primeira vista, especialmente com toda a informação que muda a cada dia. Mas não é uma tarefa impossível. E os resultados são muito bons!
Para te ajudar com esta tarefa, trouxemos aqui 5 dicas para tornar seu marketing digital para e-commerce o melhor possível! Confira:
Foque em um público-alvo
Muitos empreendedores cometem exatamente o mesmo erro ao começarem suas campanhas de marketing: tentam agradar a todos ao mesmo tempo. É muito legal pensar que você pode alcançar todas as pessoas de uma vez, mas a verdade é que, quanto menor for o grupo no qual você pretende focar, maiores são suas chances de sucesso.
Para encontrar esse pequeno grupo, você precisa, primeiro, conhecer o perfil dos seus clientes. Faixa etária, perfil geográfico, preferências de consumo, etc. Tudo isso é muito útil na hora de ver o que mais chama a atenção de seus melhores clientes. O que, consequentemente, aumenta seu rendimento ao longo do mês.
Use o inbound marketing
Também chamado de marketing de conteúdo, o Inbound Marketing consiste em criar conteúdos relevantes para o seu público e direcioná-lo gradualmente para uma compra. Basicamente, em vez de buscar um canal de conteúdo direcionado ao seu público, você mesmo desenvolve um canal direcionado ao seu público!
O tipo de conteúdo varia bastante de acordo com os leads que você deseja atingir. Certos consumidores são mais dinâmicos, apreciando mais conteúdos com imagens e vídeos. Outros, por exemplo, preferem algo mais detalhado e que não consuma muita internet. Para estes, o melhor é oferecer blogs e pequenos e-books. Se você conhece o seu público, saberá quais tipos de conteúdos serão mais interessantes.
Esteja presente nas redes sociais
Não há como ter um e-commerce sem ter uma página em redes sociais. Elas são, de longe, os canais mais acessados em todo o mundo. E, graças à navegação móvel, muitas pessoas acessam estas redes 24 horas por dia. Não estar nas redes sociais é, literalmente, perder o alcance da sua marca.
Algo importante a destacar é que, apesar do grande alcance, as redes sociais também são uma forma extremamente barata de divulgação. De fato, você pode começar uma página agora mesmo, sem pagar 1 centavo. Talvez você precise de um pouco de ajuda até que ela realmente comece a fazer efeito, mas sempre é algo relevante para o seu negócio.
Invista em SEO
O Search Engine Optimzation, ou Otimização dos Motores de Busca, ou ainda SEO, é um conjunto de técnicas e práticas que podem ser seguidas ao montar um site para garantir que sua página tenha o maior número de acessos possível graças à maior classificação no ranking das pesquisas.
Estas técnicas consideram uma série de fatores para valorizar a sua loja diante do algoritmo do Google. Isso envolve coisas como o número de palavras do conteúdo, compatibilidade com diferentes dispositivos, presença de imagens, nome dos arquivos utilizados, etc. Quanto mais detalhes estiverem de acordo com as normas usadas, melhor.
Sempre atualize seus recursos
A internet e a tecnologia de forma geral, são áreas extremamente dinâmicas e voláteis. Aquilo que vale hoje pode não ser a mesma coisa no dia seguinte. Por isso é muito importante que você esteja sempre estudando e se atualizando. Novas ferramentas para medir resultados, formas inovadoras de atrair seu público, tudo deve estar em constante atualização se você pretende acompanhar o nível da concorrência.
Agora você já conhece algumas formas de aplicar o marketing digital ao seu e-commerce. Ainda acha que vai ser uma tarefa difícil? Então por que não contar com ajuda especializada? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento que caiba na sua empresa.