Começar o próprio negócio é uma grande satisfação para muitas pessoas. Ser um empreendedor te garante muito mais liberdade e oportunidades, mas também exige mais responsabilidade e prudência. Por isso que o mundo do empreendedorismo não é pra qualquer pessoa!
Mas, mesmo que você tenha o “espírito” do qual todos falam, você ainda pode ter seus problemas no processo. Passar de empregado a empregador é uma transição bem mais difícil do que aparente. E qualquer recurso que você tiver que possa facilitar essa mudança é bem-vindo.
Para dar a nossa contribuição, trouxemos aqui 5 dicas básicas de empreendedorismo que cabem em praticamente qualquer tipo de negócio. Confira:
1. Pesquise o seu setor
Provavelmente você já ouviu esse conselho algumas milhões de vezes, mas é sempre bom reforçar: nunca faça um investimento às cegas! Abrir uma empresa vai custar muito mais do que você imagina a princípio. Por isso, antes de começar, tenha tanta certeza quanto possível que as chances de retorno financeiro são boas.
Além disso, uma pesquisa prévia pode te ajudar a se preparar para esse custo adicional. Quanto mais você for capaz de prever os problemas, melhor poderá lidar com eles. E, claro, também poderá evitar certas armadilhas, como maus negócios, custos desnecessários, multas evitáveis, etc. Resumindo: saber de tudo antes de dará muita vantagem.
2. Mantenha o fluxo de caixa sob controle
A definição de “fluxo de caixa” é “aquele dinheiro que entra e sai da empresa todo mês pra que ela continue funcionando”. Basicamente, é soma de todas as contas, pagamentos e materiais que caem na sua mão no fim de cada mês. Saber quanto sua empresa movimenta a cada período pode fazer toda a diferença.
Como empreendedor, você precisa sempre saber o quanto deve faturar a cada mês pra não cair no vermelho. Acompanhando de perto o seu fluxo de caixa, você pode ver se está conseguindo cobrir todas as despesas, se está perdendo clientes ou se tem espaço para investir um pouco mais pesado.
3. Segmente seu público-alvo
Você nunca vai agradar todo mundo, então nem tente. Acredite, bons empresários já tentaram vender para todos os públicos e acabaram quase indo à falência. A menos que você monopolize um recurso indispensável para todas as pessoas ao seu redor, vale mais focar em um grupo mais específico. Isso é o que chamamos de segmentação.
Basicamente, você define as características do seu público-alvo. Por exemplo, pessoas que moram em determinada cidade, cabem em tal faixa etária, possuem X poder aquisitivo, curtem tais e tais páginas em redes sociais, etc. Quanto mais específico, melhor. Se você buscar grupos que tenham mais interesse no seu produto/serviço, você terá que investir muito menos para conseguir uma venda.
4. Acompanhe suas obrigações legais
Nenhuma empresa é isenta de obrigações, mesmo que ela só se resuma a você. Por isso, enquanto pesquisa o seu setor, veja também quais são os seus deveres legais. Contribuição fiscal, multas, leis diferenciadas, tudo deve estar anotado em algum lugar quando você começar a trabalhar. E, de preferência, você deve decorar em alguns meses.
Claro, a lei muda de tempos em tempos. Por isso você também deve dedicar algum momento para se atualizar, ver quais obrigações você ainda deve cumprir e quais não são mais válidas. Na pior das hipóteses, você contratará um advogado pra tudo isso.
5. Invista em divulgação e marketing
Nenhum empreendedor começa sua carreira já famoso, cheio de clientes na fila. Empreendedorismo é começar de baixo, batalhando cada contrato. E o primeiro passo que você deve dar é garantir que sua marca seja minimamente conhecida. Por isso o investimento inicial em publicidade é tão importante.
O marketing digital é uma boa forma de começar. Além de ser a mídia de maior alcance no mundo, boa parte das ferramentas disponíveis possui custo muito baixo. Bem melhor do que pagar uma grana alta para colocar um anúncio no jornal e descobrir que ninguém viu seu anúncio.
Falando em marketing digital, ele é hoje uma das maiores alavancas para o empreendedorismo ao redor do mundo. E mesmo que você tenha dificuldades nesse meio, pode pedir ajuda a uma empresa especializada! Entre em contato com a Echosis, tire todas as suas dúvidas sobre o tema e peça um orçamento que caiba na sua empresa.