Enquetes no Instagram: como gerar mais engajamento
Acompanhe e entenda como usar essa ferramenta como parte da sua estratégia de marketing digital.
O Instagram é uma das melhores redes sociais para promover a interação com o público. Se você souber como usar essa plataforma corretamente, pode manter seus clientes engajados com a marca por muito mais tempo e de forma mais eficiente. E uma das principais funcionalidades nesse sentido são as enquetes do Instagram.
Muitas pessoas usam essas enquetes no dia a dia, respondendo perguntas interessantes feitas por outros usuários ou mesmo por marcas. Acompanhe e entenda como usar essa ferramenta como parte da sua estratégia de marketing digital.
O que são Enquetes no Instagram?
As enquetes são um tipo de post de stories interativo do Instagram, onde um usuário pode fazer uma pergunta com até quatro opções possíveis. Depois disso, outros visitantes podem acessar o post e responder a enquete.
O resultado aparece para o criador da enquete em tempo real, incluindo quem votou em qual opção. Depois de 24 horas, a enquete e os resultados desaparecem, assim como acontece com qualquer conteúdo de stories.
Por que fazer Enquetes no Instagram?
Se você souber como usá-las, as enquetes do Instagram trazem várias vantagens para sua estratégia de marketing digital. Veja aqui algumas das suas aplicações.
Alto nível de engajamento com as Enquetes no Instagram
Perguntas simples e diretas tendem a gerar bem mais engajamento do que posts estáticos. As opções convidam o usuário a interagir, o que aumenta bastante as chances de conversão do post. Basta que a pergunta seja relevante para o seu público.
Aprender mais sobre o público
Outra utilidade das enquetes é tentar aprender mais sobre seu público. Ao invés de fazer uma pesquisa gigante ou enviar formulários, você pode usar um post no Instagram para fazer uma pergunta simples. Você deve conseguir um número bem maior de respostas do que com meios tradicionais de pesquisa.
Oportunidade de pedir feedback
Muitas enquetes do Instagram são feitas para saber a opinião do público sobre um produto ou serviço novo. Mais uma vez, é um método simples e eficaz para obter a informação que você precisa.
Que tipo de Enquetes no Instagram você pode fazer?
Existem vários formatos de enquete possíveis. Veja aqui alguns dos mais usados.
Esse ou aquele
Nesse post, você cita vários tipos de produto, objetos ou situações e deixa o público escolher qual gostam mais. É muito bom para avaliar suas preferências, além de ter alto nível de engajamento.
Feedback de produtos
Existem também as questões mais diretas, onde você pede o feedback do público. Pode perguntar “o que vocês acharam do produto X?”, incluindo opções de resposta com ótimo, bom, mediano, ruim, ou então usar uma classificação com 1 a 4 estrelas.
Sim ou Não
Se você quer dados diretos sobre uma questão, pode fazer perguntas de “sim ou não”. Por exemplo, perguntar se o seu público gosta de determinado tipo de conteúdo ou se consome determinado produto. Os dados resultantes são bem fáceis de ler e te dão um direcionamento claro.
Com um pouco de planejamento e estratégia, você também consegue usar as enquetes do Instagram a seu favor. E se quer continuar recebendo mais dicas, assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.