Desenvolvimento de conteúdo para internet é uma das melhores formas de divulgar sua empresa. Tanto que já possui um nome próprio: marketing de conteúdo. Basicamente, em vez de pagar a um canal ou blog para fazer anúncios do seu produto, você começa seu próprio canal, blog ou ambos, guiando seus leads para a compra aos poucos. Mas não é tão simples quanto escrever alguma coisa aleatória e postar em um blog, ou criar um vídeo falando sobre sua vida e compartilhá-lo. É necessário ter uma estratégia de conteúdo.
Claro, falar é mais fácil do que fazer. E nenhuma boa estratégia de conteúdo surge assim do nada. Por isso resolvemos trazer uma passo a passo para que você entenda melhor por onde começar. Confira:
1. Conheça seu público
Nenhuma estratégia de conteúdo pode se formar sem um conhecimento amplo daqueles que você deseja alcançar. Afinal, um vídeo, meme ou texto é sempre feito para uma audiência específica. O tipo de tema que você aborda em um blog, por exemplo, é usado como filtro para separar os leitores menos interessados no seu produto dos mais interessados.
E como você pode conhecer melhor esse público? Simples, converse com ele. Crie enquetes, faça pesquisas de mercado, teste conteúdos diferentes e veja a reação de cada um. Com o tempo, essa tarefa vai ficando mais fácil. Além de já saber bastante sobre seus clientes, você também vai saber como coletar essas informações.
2. Planeje a jornada de compra do lead
Você costuma esfregar panfletos de desconto na cara de um cliente quando ele entra na sua loja? Imagino que não. E você costuma fechar uma página quando começam a aparecer mais anúncios do que é humanamente possível suportar? Imagino que sim. Isso por que a compra não é um ato fechado, mas sim um processo. Uma jornada, se preferir.
Da mesma forma, sua estratégia de conteúdo deve levar isso em conta. Uma ferramenta bem útil para isso é o funil de vendas. A ideia é que, a cada estágio (altura) do funil, menos pessoas passam de cada vez. No topo estão os leads que acabaram de conhecer seu produto. No centro estão aqueles que têm um problema a resolver, mas ainda não foi apresentado à solução que você oferece. No fundo do funil vão aqueles que já estão prontinhos para fechar uma compra. Agora você só precisa criar conteúdos voltados para cada grupos.
3. Crie uma agenda de publicações
Se você tem 10 conteúdos preparados, o pior que você pode fazer é publicá-los todos de uma vez. Primeiro, você vai sobrecarregar sua audiência com informação, o que aumenta as chances de que eles não acompanhem tudo. Segundo, você terá ainda mais trabalho para produzir um novo conteúdo dentro do prazo. A internet gosta de regularidade. Se você não consegue publicar um novo artigo ou vídeo dentro de um tempo determinado, vai perder clientes.
Quando você tiver uma longa lista de ideias, coloque-as em uma lista e veja as prioridades. Depois, coloque em um calendário quais dias são melhores para fazer novas publicações. Siga esse planejamento e você terá tempo suficiente para produzir novas ideias, além de manter um ritmo de produção adequado.
4. Invista na divulgação do seu conteúdo
Ok, seu conteúdo está pronto e há muitos outros na fila. Parabéns, você está quase lá! Agora só falta uma coisa: divulgação. Colocar um vídeo no seu canal não vai garantir que ninguém assista imediatamente. Por isso você deve usar outros veículos auxiliares, como e-mail e redes sociais, para atrair a atenção do seu público.
E como você deve investir? Bem, essa é uma questão mais difícil. Você sempre deve ter um tempo dedicado para propagar o seu material, mas deve considerar os canais escolhidos, a frequência e o quanto de alcance pago você precisa.
E não pense que pode simplesmente abandonar a divulgação paga. Ela ainda é necessária, mas no meio digital, ela é bem mais em conta do que qualquer mídia tradicional.
Agora você entende um pouco melhor como desenvolver e aplicar uma estratégia de conteúdo vencedora! Mas se você ainda estiver com dificuldades, por que não contar com ajuda profissional no processo? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento para sua campanha de marketing digital.