O cenário do marketing digital apresenta uma concorrência feroz, mas costuma recompensar os trabalhos bem feitos. Conteúdos de qualidade, boas prestação de serviços e atendimentos bem realizados geram uma experiência satisfatória para o usuário, que pode se tornar um defensor da marca.
Isso acontece graças à extrema interação que existe entre clientes, que relatam suas experiências para outros, determinando o sucesso ou o fracasso de muitas empresas. Sabendo disso, é evidente que o bom atendimento e o relacionamento com o cliente são alguns dos pilares do marketing digital.
Uma das muitas ferramentas utilizadas para estabelecer essa conexão é o Facebook Messenger. Por isso, vamos nos aprofundar em sua mais nova atualização — Facebook Messenger 4.0 — e explicar as novidades que podem ajudar sua marca na comunicação com o cliente.
O que o Facebook Messenger 4.0 traz de novo?
O Facebook não é uma das marcas mais valiosas do mundo à toa. A empresa de Mark Zuckerberg está sempre buscando adaptar seus produtos e serviços para as necessidades e tendências do consumidor. O lançamento do Facebook Messenger 4.0 nada mais é do que um resultado disso.
Como mostra uma pesquisa realizada pela Accenture, a maioria dos consumidores digitais dá preferência a empresas que personalizem sua experiência. O novo chat do Facebook se adéqua a essa tendência, possibilitando a customização das janelas de bate-papo com uma atualização chamada “gradiente de cores”.
A principal mudança na ferramenta é o design, que se mostra muito mais simplificado. Mais uma vez, o time de marketing do Facebook se mostra atento ao gosto do público, que geralmente tem a simplicidade como prioridade em um aplicativo de chat.
Como usar a ferramenta para o marketing?
Você sabia que, entre os brasileiros que interagem com empresas na internet, 76% acreditam que a possibilidade de mandar mensagens diretas aumenta o sentimento de confiança na marca? Esse é apenas um dos motivos que fazem com que o Facebook Messenger 4.0 seja tão importante para o marketing.
Em sua nova atualização, a ferramenta potencializa as ações de marketing ao simplificar seu layout e diminuir o número de abas de 9 para 4: home, bate-papos, pessoas e descobrir. A última permite ao usuário contato direto com comércios e anunciantes pagos.
Como já falamos, o relacionamento com o cliente é um dos pilares do marketing digital. Por isso, não dá para negligenciar a oportunidade de uma relação direta com os mais de 1,3 bilhão de usuários da ferramenta. Se mostrar presente por lá possibilita uma comunicação mais eficiente com o consumidor.
É crucial que o atendimento feito no Facebook Messenger 4.0 seja qualificado, rápido e capaz de resolver as questões do usuário. Por se tratar de um canal de relacionamento direto, a experiência do consumidor é inteiramente ligada à marca e vai ajudar a determinar sua imagem e reputação.
As atualizações apresentadas pela ferramenta incentivam o usuário a utilizar a ferramenta com mais frequência, o que é ótimo para empresas que buscam mais uma forma de se conectar com o consumidor.
Se a sua empresa já utiliza o Facebook Messenger 4.0, mantenha o olho aberto para possíveis mudanças no comportamento do consumidor. Caso ainda não esteja por lá, ainda dá tempo de dominar o Messenger e estreitar os laços com o cliente.
E então, deu para aprender sobre as novidades do Facebook Messenger? Quer ficar ligado nas novidades do marketing digital? Não deixe de seguir nossas redes sociais!