Sem tempo ou dinheiro? Saiba como fazer marketing em redes sociais com custo quase zero
O mundo digital é mais amplo do que nunca hoje em dia. Bilhões de pessoas do mundo inteiro passam horas de seus dias conectadas a estes sites, compartilhando conteúdos e dando suas opiniões. Pensando nisso, muitos negócios investem pesado no marketing em redes sociais, tirando excelentes resultados no processo. E você pode aproveitar estas vantagens também!
Mas agora deve estar pensando: “meu negócio ainda é muito novo e não tenho recursos para investir em marketing”. Aí é que está: uma das grandes vantagens das redes sociais é o seu baixo custo, podendo chegar a zero. Se você souber como utilizar o pouco tempo que deve ter disponível, já conseguirá atrair muito mais leads e fazer mais vendas.
Quer aproveitar essa oportunidade? Então veja aqui 5 formas de faturar bastante com seu marketing em redes sociais sem gastar nenhum centavo:
Escolha a rede social mais adequada
Como você já deve saber, cada rede social possui suas particularidades. Algumas são mais dinâmicas, outras são mais séries, umas focam mais em imagens, outras em textos, etc. Mas essas não são diferenças puramente cosméticas. Todas influenciam o tipo de conteúdo que faz mais sucesso por lá e o público que aquelas redes mais atraem.
Quando você estiver montando perfis para o seu negócio em redes sociais, é bom lembrar que elas são diferentes. O tipo de público que você alcança em uma sempre será um pouco diferente das demais. Estudar cada opção e ver quais se encaixam no que você busca é fundamental. Isso também é muito vantajoso quando você precisa alcançar diferentes subgrupos dentro do seu público.
Busque conteúdos focados no seu público-alvo
Como já mencionamos, o marketing em redes sociais consiste, basicamente, no compartilhamento de textos, imagens e links. Esse é o pão com manteiga da vida nesses sites. Se você pretende engajar seu público, é melhor compartilhar coisas que o agrade. Caso contrário, você terá apenas mais uma postagem ignorada no meio de um feed poluído.
Antes de começar uma campanha, faça pesquisas sobre seus leads e sobre os grupos que você costuma atrair. E na internet, você terá acesso muito mais fácil a todo tipo de informação. Quanto mais dados você conseguir coletar e analisar, melhor. Mesmo que você não tenha tempo para uma busca detalhada, uma hora de observação pode ser suficiente para te guiar.
Integre as redes sociais com seu site
Muitos desses sites já possuem uma centena de recursos extras, como ferramentas de analytics, loja virtual interna, entre outras. Tirar o maior proveito possível destas vantagens, especialmente as gratuitas, é sempre uma boa ideia. Mas, além disso, você também pode integrá-las aos recursos que você já possui no seu próprio site.
Por exemplo, os anúncios feitos no seu site podem ser ligados diretamente ao seu perfil através de um plugin. Dessa forma, uma nova postagem vai aparecer automaticamente quando você tiver um novo produto ou serviço a venda.
Interaja sempre que possível
O marketing em redes sociais é uma forma de propaganda ativa e persistente. Não é apenas uma máquina que repete mensagens em certas horas marcadas do dia. Seu público precisa sentir que há uma pessoa do outro lado da tela, que está de fato lendo e respondendo. Por isso você deve interagir.
Mas há outros motivos para colocar um pouco de humanidade na sua página. Pequenas pesquisas de opinião podem ajudar a descobrir o que seu público busca. Ao ler uma mensagem privada, você pode ganhar uma ideia nova para criar um conteúdo interessante.
Acompanhe tendências para aproveitar oportunidades
O mundo na internet é altamente volátil. O que faz sucesso hoje pode não ser tão relevante semana que vem, ou mesmo amanhã. E, em muitos casos, o segredo para os melhores resultados é ver as novidades que ainda estão por vir. Saber o que fará sucesso semana que vem ou amanhã. E as redes sociais são o lugar ideal para ver estas tendências se formando.
Agora que você sabe como fazer marketing em redes sociais sem gastar dinheiro, pode começar a alavancar seu negócio e acumular capital para investir de verdade nessa estratégia. Falando nisso, que tal contar com ajuda profissional para fazer esse investimento vale mais a pena? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital que caiba no seu bolso.