Captar novos clientes é fundamental para manter o crescimento estável de uma empresa. Sem um influxo de novos compradores, você não vai conseguir aumentar muito o seu faturamento. Porém, há outra coisa que precisa ser trabalhada: a fidelização de clientes. É o seu público atual que vai te dar a base necessária para manter sua empresa estável. A questão é: como?
Você já deve ter ouvido falar que, para manter um cliente com você, basta prestar um bom serviço. Isso é verdade, mas não totalmente. Afinal, você pode pensar que está prestando o melhor serviço possível, mas ainda está faltando alguma coisa para manter um público cativo.
Por isso trouxemos algumas estratégias práticas de fidelização de clientes que você pode e deve aplicar no seu dia a dia. Confira:
1. Estude o seu público
Nada substitui o conhecimento. Afinal, como você pode agradar a um grupo se não sabe o que eles querem? Antes de elaborar sua campanha, é muito importante que você levante dados sobre os seus clientes e identifique a demografia que você deseja alcançar. Faixa etária, perfil geográfico, grupos de interesses, entre muitas outras coisas, são informações vitais para a fidelização.
Algumas formas de conseguir esses dados são bem simples. Formulários e perguntas diretas, por exemplo, já podem ajudar bastante. Mas você também pode captar esses dados de fontes públicas, como o IBGE. Boa parte dos dados encontrados lá são bem úteis, especialmente para o perfil econômico de um público.
2. Promova a comunicação e a interação
A fidelização de clientes não é uma via de mão única. Quando você envia alguma mensagem para o seu público, eles devem ser capazes de responder, criticar e opinar. Quanto mais fácil for interagir com a marca, mais espontaneamente os clientes irão até ela, tanto para fechar um contrato quanto apenas para trocar ideias.
O melhor é que muitas das ferramentas disponíveis para comunicação com o público são totalmente gratuitas. Redes sociais e e-mail, por exemplo, estão disponíveis para qualquer empresa e qualquer pessoa com acesso à internet, tornando o diálogo através desses canais mais simples, direto e eficiente.
3. Crie conteúdos interessantes e relevantes
O marketing digital é uma das melhores maneiras de promover a fidelização de clientes. Primeiro, a maioria das pessoas já passa a maior parte do dia conectadas, principalmente graças à navegação móbile. Segundo, o consumo de internet é relacionado principalmente ao conteúdo, entretenimento e informação. Se você criar um canal, como um blog ou de vídeos, que transmite isso, você poderá manter seu público sempre mais engajado. Essa é uma técnica chamada de marketing de conteúdo e é uma das mais eficientes hoje em dia.
4. Tenha paciência para fechar o contrato
Um dos princípios da fidelização de clientes é que, para atraí-los, você deve tentar não espantá-los! E apressar alguém para completar uma compra, especialmente uma mais cara, é uma maneira excelente de botar qualquer pessoa pra correr. Assim, você perde um contrato e perde a oportunidade de ter um cliente leal.
Em vez de tentar completar a venda mais rápido para aumentar o faturamento agora, tente dar mais tempo para que o cliente pense no assunto. Ofereça toda a assistência necessária e garanta que ele saia satisfeito com a sua aquisição. É isso que o fará voltar com mais frequência e continuar contribuindo para sua rentabilidade no futuro.
5. Nunca deixe de pegar o feedback
Não ouvir diretamente o seu público é um pecado capital em qualquer empresa. Já mencionamos que é importante conhecer seus clientes, mas o feedback vai um pouco além do conhecimento. Ele envolve uma compreensão mais clara sobre as expectativas com relação ao seu serviço, além de entender melhor quais são suas falhas.
No fim das contas, o feedback dos seus clientes diz mais de você do que deles, o que também é muito importante para a fidelização. Saber quais são seus pontos fracos e como remediá-los é vital em qualquer área de negócios.
Depois de ver essas estratégias para fidelização de clientes, você já deve estar um pouco mais preparado, mas também sobrecarregado. É muita coisa! Por isso, nada melhor do que contar com ajuda profissional. Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital que caiba no bolso da sua empresa.