O modelo de franquia já é uma das formas mais bem-sucedidas de começar ou expandir o próprio negócio. Para a franqueadora, é mais barato alugar sua propriedade intelectual do que investir diretamente em uma nova filial. Para o franqueado, é um modo menos arriscado de empreender. E uma forma de entrar nesse ramo é através de uma franquia home based.
O modelo de Home Office, como você já deve saber, consiste em uma pessoa que trabalha de casa. Em vez de ir a um escritório, um colaborador pode cumprir sua rotina pelo seu próprio computador, em casa, através da interne. Falando em franquias, muitas delas não exigem que o empreendedor possua um espaço muito grande para trabalhar, podendo fazer tudo dentro de casa.
Pode não parecer a melhor ideia do mundo, mas uma franquia home based não é um modelo de negócios a ser ignorado. Ainda não está convencido? Veja aqui 5 motivos para considerar essa forma de trabalhar:
1. Horário mais flexível
A vantagem que mais chama atenção no Home Office é a possibilidade de montar o próprio horário. Como não há um controle imposto pelo escritório, apenas uma lista de metas e prazos, você pode decidir qual e a rotina que melhor se encaixa nas suas necessidades. Isso garante, por exemplo, que você tenha tempo para buscar os filhos na escola, praticar exercícios, etc.
Lidar com o horário flexível exige disciplina. Não é qualquer um que consegue administrar uma rotina por conta própria. Porém, se você tiver esta habilidade ou estiver disposto a desenvolvê-la, essa pode ser uma a melhor vantagem para você.
2. Menor custo de investimento
Uma das coisas que mais afasta novos empreendedores do caminho do empreendimento é o custo inicial para montar uma empresa. Sem falar nos riscos de perder tudo em um mal negócio. Porém, uma franquia home based diminuir bastante esses dois problemas. Não é necessário investir em uma grande estrutura, o que geralmente é o maior custo de investimento.
Além disso, o risco envolvido na perda desses recursos é bem menor. Como a franqueadora já possui uma marca consolidada e ainda fornece o auxílio necessário ao franqueado, é bem mais fácil começar a trabalhar do jeito certo e não sofrer prejuízos.
3. Sem atrasos de deslocamento
Algo que reduz muito a produtividade de qualquer profissional é o tempo no trânsito. Se uma viagem leva uma hora e meia, quer dizer que já foram perdidas três horas diárias em um ônibus ou no carro. Sem falar em todo o cansaço que essas viagens causam.
Porém para um negócio Home Office, o deslocamento é tão grande quanto a distância entre a sua cama e sua mesa de trabalho. Isso melhora o rendimento, te garante mais tempo livre e evita o gasto desnecessário de energia em um ônibus.
4. Controle sobre o próprio rendimento
Uma qualidade comum a muitas franquias é a grande autonomia que o franqueado ganha em seu trabalho. Mas, além de escolher seu horário e poder trabalhar onde achar mais adequado, ele também pode determinar quanto deseja ganhar ao longo do mês. Como seu retorno financeiro é reflexo direto do seu rendimento, ele pode determinar o quanto precisa se esforçar para alcançar suas metas.
Algumas pessoas possuem um custo de vida baixo e são focadas em projetos pessoais. Para estas, vale mais a pena reduzir a intensidade e focar na administração de seu tempo. Já para outras pessoas, geralmente que sustentam famílias ou possuem um estilo de vida mais caro, é necessário aumentar seu tempo de trabalho.
5. Menos estresse e mais qualidade de vida
Trabalhar por conta própria em casa evita uma série de problemas, que vão desde a convivência com certos colegas até métodos e rotinas impostos pela gestão. Parte disso ainda estará presente no Home Office, mas a maioria dos problemas não estarão fora de questão. Além disso, o tempo extra pode ser dedicado a outras atividades de lazer e saúde, como fazer exercícios, ler livros ou apenas trabalhar com mais calma.
Agora que você já sabe por que uma franquia home based pode ser vantajosa, que tal conhecer uma opção agora mesmo? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e veja como se tornar um franqueado em marketing digital.