Nos últimos anos, o mundo do empreendedorismo cresceu consideravelmente, com cada vez mais negócios surgindo todos os anos. Porém, esse investimento também possui seus riscos e desafios. Tanto que a maioria das novas empresas fecha as portas em até 1 ano de atividade. Por isso que muitos procuram um modelo de negócio alternativo, como é o caso das franquias. Você muito provavelmente já ouviu falar desse termo, mesmo que não conheça direito sua explicação. E uma dúvida comum que aparece para quem está começando é sobre o nome de quem investe: é “franqueado” ou “franquiado”? É bom entender o básico se você pretende começar a investir nesse meio.
Acompanhe e entenda mais sobre as franquias e a forma correta desse termo.
O que é uma franquia?
Como mencionamos, abrir um negócio é assumir um risco, pois não há garantia total de que sua empresa vai conseguir se manter. Um dos motivos para isso é o tempo que se leva criar credibilidade gerar reconhecimento do público sobre a sua marca. É muito mais fácil continuar consumindo com uma empresa já conhecida ou que seja mais famosa.
Esse é um dos primeiros problemas solucionados pelo modelo de franquia. Ao invés de começar uma nova marca do zero, você investe em uma empresa já estabelecida e ganha o direito de usar sua imagem, assim como de oferecer seus produtos e serviços. Em outras palavras, você abre uma unidade da empresa principal e assume seu papel de administração e vendas.
Em troca, você precisa apenas fazer o pagamento de royalties para a empresa regularmente, que podem ser uma porcentagem do seu lucro ou um valor combinado. Seja qual for o acordo, você tem maior autonomia e controle sobre a lucratividade da sua unidade, da mesma forma que em um negócio próprio.
Com esse modelo de investimento, você consegue eliminar os principais riscos de um novo negócio, além de contar com o apoio da marca na hora de estabelecer sua unidade. Isso vai desde um estudo de viabilidade, para reconhecer o potencial de retorno do seu investimento, até o uso de ferramentas de gestão e metodologias já estadas para maximizar suas chances de sucesso.
É “franquiado” ou “franqueado”?
Com essa explicação, chegamos à questão principal: aquele que investe na franquia chamamos de “franquiado”, com I, ou “franqueado”, com E?
A grafia correta aqui é “franqueado”, com E. Pode parecer um pouco estranho, já que vem de “franquia”, mas não é algo difícil de se acostumar. É só uma palavra devida irregular.
Ainda na mesma linha, o termo para quem oferece a franquia, quem é detentor da marca, é “franqueador”, não “franquiador”. Ele que fica responsável por receber sua proposta, avaliar seu investimento e determinar se você tem uma boa chance de obter retorno com a sua entrada na franquia.
É um detalhe bem pequeno, mas que vai ser de grande importância na hora de entrar em contato com potenciais franqueadores ou ao assinar um contrato.
Quer continuar acompanhando nossas novidades e dicas para empreender com mais sucesso? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades em primeira mão.