Geração de leads: potencialize seu negócio
Para manter uma empresa sempre em crescimento, é importante conseguir mais clientes à medida que os negócios vão expandindo. Sem consumidores, não há como manter o caixa no positivo. Isso exige certa dedicação, já que a geração de leads não é uma tarefa tão simples.
Leads são, de forma simples, clientes em potencial. Aqueles que possuem maior chance de fazer pedidos e de serem fidelizados após a compra. Esse tipo de público é o alvo principal da maioria dos empresários, pois possuem baixo custo de aquisição e podem oferecer um grande retorno financeiro. Mas considerando o nível de concorrência no mercado atual, atrair leads não é apenas benéfico, mas também necessário.
Benefícios da geração de leads
1. Aceleração do tempo de venda
Reduzir o tempo consumido para fechar cada venda significa menor esforço e menos recursos investidos para obter o mesmo retorno. Se você demora muito tempo para fechar cada venda, as despesas irão se acumular e o lucro que você obteria irá aos poucos cair. Com uma atração de leads mais eficiente, é possível atender mais clientes e fechar mais vendas em menos tempo.
Seus leads são uma das principais fontes de renda para o seu negócio. Clientes antigos podem deixar o seu negócio em algum momento sem aviso prévio, apesar do esforço para fidelizá-los. Trabalhar a geração de leads é uma forma de manter um número estável e promissor, apesar destas saídas.
2. Aumento da produtividade
A ideia não é atrair clientes para manter os números iguais, mas sim para que eles cresçam. Para isso, o número de leads atraídos e convertidos em clientes precisa ser maior do que os que saem. Ou pelo menos que sejam clientes melhores, que peçam com mais frequência e tenham ticket médio mais alto.
Para alcançar esse resultado, e necessário trabalhar em duas frentes: na atração e na fidelização. O setor de marketing deve desenvolver métodos para continuar atendendo os clientes atuais ao mesmo tempo em que faz a geração de leads. É um esforço coordenado que costuma trazer excelentes resultados.
3. Maior aproveitamento de oportunidades
As mudanças na realidade empresarial são quase constantes. Seu público muda constantemente, o que leva a empresa a se adaptar. Sua base de clientes atual pode não ser mais rentável, ou apenas pode estar mudando.
Encontrar leads em novos públicos para seu serviço é uma ótima maneira de acompanhar o ritmo do mercado. Pode ser que você descubra um novo grupo de clientes altamente rentáveis, ou que note uma migração do seu serviço para outras demografias.
Como promover a geração de leads
1. Campanhas direcionadas
Uma das formas mais simples de atrair novos leads é encontrar seu público e direcionar uma campanha de marketing especifica. É impossível agradar a todos de uma só vez, então você deve focar naqueles que possuem maior chance de se tornarem clientes.
Use sua base atual como parâmetro para determinar seu público. Procure a demografia mais específica, idade, meios de comunicação com mais alcance, etc. Quanto mais específico for o perfil, mais fácil será captar o lead e conduzi-lo até a compra.
Alguns dos principais meios para criar campanhas direcionadas são as mídias sociais, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo online. Criação de conteúdo para a internet, como imagens, vídeos e artigos informativos, é outra maneira de prospectar mais leads.
2. Uso do funil de vendas
Falando em conduzir, a geração de leads não é um processo único. É utilizado o conceito do funil de vendas, que é um tipo de caminho que o lead faz até se tornar cliente.
Ele começa como um interessado no tema ou serviço, passa a buscar uma solução específica para um problema e depois é levado diretamente para o seu atendimento para encontrar esta solução. Alguns leads pulam estágios, mas é sempre possível trabalhar em todos eles.
Claro que, como todo processo, é importante nutrir o funil de vendas, ou ele não será útil para a companhia. A geração de conteúdo, que citamos acima, é uma forma bem eficiente de conduzir o cliente através desse funil. Primeiro, são criados conteúdos sobre temas relacionados ao produto, com a intenção de captar os leads.
Em seguida, os conteúdos devem apresentar um problema e uma solução, a qual o cliente pode resolver com os serviços da sua empresa. Por fim, você apresenta seu produto como uma solução, já induzindo à compra.
Agora que você sabe como a geração de leads é importante para manter seus negócios em funcionamento, é hora de pensar em como executá-la. O processo pode ser um pouco difícil, sendo uma boa ideia ter a ajuda de uma agência.
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