Google Analytics 4: O que muda e como as mudanças impactam seu negócio
Entenda o que é, as modificações e impactos da migração para o seu negócio
A Google é hoje a maior gigante de dados, pesquisas e informação para marketing digital. Isso se deve principalmente a sua ferramenta de análise, que agora na sua nova versão se chama Google Analytics 4. Ferramenta esta que permite aos usuários criadores de sites acompanhar todo tipo de ação tomada em suas páginas, desde o número de visitas até quanto tempo ficaram em um mesmo conteúdo.
Essa plataforma ainda é muito útil, especialmente para negócios que possuem um longo histórico de dados para usar como referência. Porém, assim como qualquer ferramenta, ela também precisa passar por atualizações para se adequar ao mercado atual. Foi isso que levou à criação do Google Analytics 4.
Se você usa o Google Analytics hoje, é uma boa ideia considerar a migração para a nova plataforma, pois a versão em atuação será descontinuada em 2023. Acompanhe e entenda mais sobre o Google Analytics 4.
Caso não conheça ainda as vantagens para seu negócio separamos um conteúdo resumido.
Já caso deseje se aprofundar sobre Marketing Digital, e uso do Google Analytics separamos este conteúdo que contem absolutamente tudo que você precisa saber para iniciar.
O que é o Google Analytics 4?
Também chamado de GA4 (link oficial), essa é uma versão do Google Analytics que foi desenvolvida pensando nas principais mudanças do marketing digital nos últimos anos. Enquanto o Google Analytics Universal, versão atual da plataforma, é voltado para a análise de sites, mas como a maioria dos dados e atividades de empresas hoje é focada em aplicativos mobile surgiu a necessidade de atualização.
A plataforma esteve em beta desde 2019, sendo aprimorada com o feedback dos usuários. Agora que ela está pronta, será a versão definitiva do Google Analytics a partir de 1º de julho de 2023, com o encerramento da versão Universal.
Quais são as principais mudanças no GA4?
A intenção dessa alteração é trazer mudanças necessárias para as ferramentas de Analytics que as empresas precisam. Alguns dos principais pontos são:
Integração com o Google Ads
A nova versão da plataforma possuirá integração com o Google Ads, unificando os dados de ambas em suas análises e planejamento de marketing. Algo muito importante para otimizar o desempenho das suas campanhas pagas.
Maior privacidade de dados
O Google Analytics Universal já possui uma boa estrutura de proteção de dados. Porém, para acompanhar a tecnologia mais recente, a GA4 passou por uma grande atualização. A plataforma não depende mais de cookies e não armazena mais IPs, o que reduz suas vulnerabilidades. Também possui melhor suporte para cumprir as regras impostas pela LGPD.
Análises multiplataforma
Hoje em dia, os usuários utilizam diferentes plataformas como parte da mesma experiência de compra. Começar uma pesquisa pelo celular, usar o computador para processar o pedido, tirar dúvidas nas redes sociais e assim por diante. Para lidar com isso, o GA4 foi desenvolvido para analisar dados de todas essas plataformas lado a lado, oportunizando mais profundidade às suas decisões e insights.
Como tornar a migração mais fácil?
O Google Analytics Universal vai continuar ativo por pouco menos de um ano. Nesse tempo, você ainda pode continuar usando a plataforma em seu trabalho de marketing normalmente. Porém, em algum momento, você terá que migrar.
O ideal é fazer isso o quanto antes, se acostumar com ela antes que se torne obrigatória. Você também pode fazer a migração do seu histórico de dados para a nova plataforma ao invés de começar tudo do zero.
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