Já faz um bom tempo que encontrar tendências e novidades, fazer buscas através das redes sociais se tornaram parte do dia a dia. Basta olhar para algumas das primeiras, como o Orkut e o MySpace, espaços onde usuários podiam interagir e compartilhar conteúdos.
Sinônimo com pesquisas online, o Google conecta dados do mundo inteiro, identificando padrões e entregando as páginas que melhor correspondem aos seus termos de busca. Por muitos anos, parecia que nada na internet era capaz de competir no mesmo nível. Até, estranhamento, algumas redes sociais entrarem nesse jogo, quase por acidente.
Pode parecer absurdo, porém ao olhar com atenção, será possível ver que essa é outra evolução natural na forma como utilizamos as ferramentas online. Acompanhe e entenda melhor o que está acontecendo.
Novas lentes para enxergar as buscas através das redes sociais
O Google não está impactando tanto os usuários mais jovens. Atualmente, eles fazem suas buscas através das redes sociais, por exemplo, TikTok e Instagram. A plataforma realizou algumas pesquisas, e um dado interessante foi revelado. Aproximadamente 40% dos usuários entre 18 e 24 anos escolhem usar as redes sociais ao invés do Google Maps quando vão procurar algum estabelecimento.
O resultado disso, naturalmente, é a preocupação de seus principais executivos, a começar por Prabhakar Raghavan, Vice-Presidente Sênior e Chefe de Conhecimento e Informação Organizacional do Google. “Estamos aprendendo repetidamente que os novos usuários da Internet não têm as expectativas e mentalidades com as quais estamos acostumados. As perguntas que eles fazem são categoricamente diferentes” ele diz.
Considerando que esse é um desenvolvimento orgânico na forma como utilizamos essas plataformas, não uma ação deliberada para gerar concorrência, a tendência é que essa margem aumente. Especialmente a medida que novos usuários jovens criam seus primeiros perfis.
Menos letras, mais imagens
Explicar esse fenômeno é um pouco mais complicado, pois afinal, o fator principal, de acordo com os executivos da Google, é a preferência dos jovens por “formatos visualmente mais ricos”. Mapas mais detalhados, que incluem uma visão dinâmica do ambiente e do caminho. O Google Maps utiliza modelos baseados em mapas de papel, que não corresponderiam às expectativas de uma geração nascida e criada no mundo digital.
Claro, se é essa ou não a causa, só o tempo, a pesquisa e a experimentação dirão.
Adicionando mais ao conteúdo Google
A dúvida certamente não vai atrasar a resposta à concorrência, pois, considerando o visual como o principal fator, a Google já está colocando seu arsenal tecnológico para trabalhar. Uma vez que, seu foco está principalmente na tecnologia de realidade aumentada, aqueles onde há um filtro digital sobre objetos reais, combinado com módulos 3D e ferramentas mais imersivas.
A expectativa é que um visual mais engajador e envolvido ajude a atrair esses usuários. Mas, não sendo essa a solução, também já começaram as negociações com os donos do TikTok e Instagram para que seus conteúdos de localização sejam indexados aos motores de busca do Google. Porque assim, quem quer encontrar algo nessas redes sociais também pode facilmente usar a pesquisa web.