Você costuma utilizar o Google para pesquisar sobre produtos e realizar compras? Por exemplo, já pesquisou por “tênis all star” e percebeu que o buscador te apresentou algumas opções do calçado com o valor? Esse é o Google Shopping! Calma, não é só isso!
O Google Shopping é uma vitrine virtual onde os e-commerces podem exibir seus produtos de acordo com a pesquisa feita por um usuário. O resultado da busca é apresentado na parte superior – ou na lateral – da página de pesquisa do Google (como no exemplo acima) com o nome da loja, fotos do produto, preço e a descrição. Além desse modelo de exibição, o Google Shopping também possui sua página que pode ser acessada no menu superior, próximo das opções “Imagens” e “Notícias”. Essa opção também permite que o usuário faça comparações de preços de forma objetiva, sem precisar utilizar outros canais.
Se você tem uma loja virtual e não expõe seus produtos na maior vitrine da internet, saiba que você pode estar perdendo muitas oportunidades de ganhar dinheiro. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Nós te explicamos tudo a seguir!
Como funciona o Google Shopping?
De forma prática e eficiente, o Google Shopping é uma ótima oportunidade para anunciar os produtos da sua loja virtual, pois, funciona da mesma maneira que os anúncios do Google Ads, onde os produtos serão expostos somente a partir de uma busca intencionada de um usuário. Para anunciar nessa ferramenta é preciso ter uma conta no Google Merchant Center (a central de anunciantes do Google).
O pagamento acontece em um processo de leilão de CPC (Custo por Clique), ou seja, o próprio lojista pode definir o valor de um clique para uma determinada pesquisa. Assim, quanto maior o lance, maior a possibilidade de o seu produto estar em uma posição de destaque.
Contudo, o valor só é cobrado quando o usuário clica no seu link, ou melhor, no seu anúncio. Em seguida, o possível comprador é direcionado para sua loja virtual e a partir daí o Google não possui mais nenhuma responsabilidade com o processo de venda.
Benefícios dessa ferramenta para sua loja virtual
Obviamente, a principal vantagem desse sistema é que ele pertence ao Google. Para se ter uma ideia, mais de 63% de todas as pesquisas usam o Google, ou seja, as chances das pessoas encontrarem seus produtos é extremamente grande. Além disso, 81% dos clientes realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras. Mas não é só isso, confira os demais benefícios a seguir:
Aumento de tráfego
Os resultados do Google Shopping sempre aparecem com prioridade no buscador. Isso fará com que a sua loja virtual tenha maior evidência, atraindo maior interesse dos usuários e, consequentemente, mais tráfego.
Ainda, os anúncios dessa ferramenta são pensados exclusivamente para gerar vendas de e-commerces, logo, as pessoas que vierem até sua loja virtual já viram foto e preço do seu produto e possuem o desejo de comprar.
Leads mais qualificados
Quem busca por um determinado produto na internet, geralmente, está em um estágio bastante avançado de consideração em relação a ele, isto é, falta muito pouco para realmente efetuar a compra.
Isso significa que os leads capturados através dos anúncios do Google Shopping serão mais qualificados, já que são pessoas que realmente possuem interesse nos seus produtos ou serviços.
Resultados mais rápidos
O principal buscador do mundo conhece muito bem os usuários. Com um algoritmo inteligente, o Google processa em média mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, traduzindo mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias e 1,2 trilhões de pesquisas anuais em todo o mundo.
Assim, ele pode entender quais são as principais necessidades do usuário e apresentar os seus produtos até se a pesquisa não foi feita exatamente pelo nome dele.
Como vender mais com o Google Shopping
Apesar do Google Shopping proporcionar diversos benefícios, apenas criar um anúncio nessa ferramenta e esperar que ele traga bons retornos não é o suficiente. É importante que você faça algumas adaptações para que realmente possa vender mais com as facilidades desse recurso.
Destaque seus produtos com descrições
Elabore textos que valorizem os diferenciais e as características únicas daquele produto. Afinal, quando um consumidor demonstra interesse em efetuar uma compra, ele deseja entender de que maneira aquele produto irá acrescentar no seu dia a dia, por isso, enfatize as qualidades que ele possui.
Use boas imagens
A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” é crucial quando se trata de vendas pela internet, principalmente porque o usuário não terá como ver o produto em mãos, então as imagens precisam ser de alta qualidade e oferecer uma boa noção do produto para o consumidor.
Crie títulos atrativos
É importante lembrar que ao pesquisar por um produto, os usuários esperam por uma resposta clara e imediata. Por isso, utilize a estrutura que o próprio Google indica para criar os títulos dos seus produtos na ferramenta e assim os possíveis consumidores encontrarem você.
Por exemplo: Tênis + marca + atributos (como de corrida, casual, de couro, etc).
Agora que você possui todas essas informações, sabe que se usado de forma inteligente e, principalmente, incorporado a outras estratégias de marketing digital, o Google Shopping irá proporcionar excelentes resultados.
Quer encontrar a ajuda que precisa para destacar sua loja virtual no Google Shopping? Então entre em contato conosco e descubra como podemos te auxiliar nessa jornada.