As mídias tradicionais, como rádio, TV e jornal, ainda são muito relevantes para determinar quais empresas estarão “na boca do povo”. Mas a internet já é o maior meio de comunicação do mundo, servindo como a principal plataforma de contato entre público e marca. Por isso surgiu o inbound marketing, ou marketing de conteúdo, um conjunto de técnicas que visa atrair leads com muito mais rapidez e eficiência.
De forma simples, esse é um estilo de marketing onde, em vez de oferecer um produto direto no primeiro contato, a empresa pode focar em conteúdos que reforçam a relação entre cliente e marca. Por exemplo, um e-commerce que vende equipamento de jardinagem pode criar um blog onde ela ensina pessoas como trabalhar paisagismo em casa. Em vários momentos, será oportuno oferecer um ou outro produto para facilitar o trabalho do cliente.
O Inbound Marketing tem mostrado muitos benefícios a empresas de todos os portes nos últimos anos. Veja aqui alguns dos principais:
1. Maior contato com o público
Através de uma página em redes sociais, um blog ou um canal de vídeos, a empresa pode abrir muito mais espaço para que seu público fale por conta própria. Ao invés de fazer ligações um pouco inconvenientes, é possível deixar um formulário sempre aberto ou coletar dados dos comentários. Isso tudo de forma espontânea, sem pressão.
Além disso, quando for necessário fazer uma pesquisa mais profunda, o público já estará familiarizado com a marca. A resistência em dedicar alguns minutos do dia para preencher um formulário será bem menor. Ainda mais se você oferecer algum retorno direto, como um cupom de desconto.
2. Fonte confiável de dados
Inbound marketing costuma trabalhar com algum canal para transmissão de conteúdo, que seria um blog ou a página da empresa. Bem, essas ferramentas também tem outro recurso muito útil: coleta automática de dados. Através de uma plataforma de publicação, é possível avaliar automaticamente qualquer usuário cadastrado, especialmente se esse cadastro for vinculado a outra conta, como Google ou na própria rede social.
Quem trabalha com marketing sabe o quanto o perfil do seu público é importante. Estes dados ajudam a alinhar o tipo de cliente que você está tentando alcançar e aquele que você realmente chamou atenção.
3. Facilidade no trabalho de pós-venda
Já notou que você tende a comer sempre no mesmo restaurante, frequentar os mesmos bares ou ir aos mesmos locais de entretenimento? Isso não é só por causa da qualidade do local. É também pela afinidade e familiaridade que você já possui com algum vendedor ou atendente específico. Esse mesmo conceito se aplica ao inbound marketing.
Se a sua marca, loja ou serviço for muito presente no dia a dia do usuário, através de conteúdos interessantes e relevantes, ele começa a desenvolver mais confiança e segurança. Esse sentimento faz com que ele retorne com muito mais frequência. E facilita o trabalho dos vendedores na hora de oferecer novos produtos e serviços.
4. Baixo custo de implementação
A TV, o rádio e o jornal impresso possuem um alcance consideravelmente maior do que um blog. Mesmo que a internet seja o maior meio de comunicação do mundo, essas visualizações são fragmentadas entre as infinitas páginas que surgem e desaparecem todos os dias. Porém, também há uma contraparte: custo consideravelmente menor.
Abrir um blog ou página em redes sociais é, a princípio, gratuito. Promover esses conteúdos através de campanhas, mesmo que não seja de graça, ainda custa bem menos do que um comercial de 1 minuto no horário nobre da televisão. E isso para um público muito mais específico, com maiores chances de conversão.
5. Retorno mais rápido
Além do menor custo, o inbound marketing tende a ter um retorno mais sólido no prazo mais curto. Isso quer dizer que, em poucas semanas, você pode passar por um aumento considerável no número de visualizações. E conseguir aumentar sua taxa de conversão sem tanta dificuldade.
Claro, não vai acontecer nenhum milagre. Para tirar total proveito de uma campanha, você deve pensar no longo prazo, fidelizando o público e melhorando a qualidade da sua página. Porém, com todas as ferramentas disponíveis, é possível começar muito mais rápido, o que acelera os resultados.
Agora que você conhece os benefícios do inbound marketing, que tal aprender um pouco mais sobre como ele funciona na prática? Entre em contato com a Echosis, tire qualquer dúvida agora mesmo e peça um orçamento para sua empresa. Contar com especialistas na área é sempre a melhor opção.