Se tem uma rede social que não para é o Instagram! Todos os anos diversas novidades são lançadas com o intuito de tornar a experiência dos usuários cada vez melhor, única e personalizada. Além de terem acabado com o “arrasta pra cima” e transformado o link em uma figurinha, agora a plataforma lançou o Instagram Collabs, que é a possibilidade criar posts colaborativos.
Com esse recurso uma única publicação pode ter dois autores. O post é exibido nos dois perfis e as curtidas, comentários e outras reações são compartilhadas entre eles. Legal, né?
Quer saber mais sobre essa novidade? Então continue a leitura e descubra como usar esse recurso a favor do seu negócio. 😎
O que é Instagram Collabs?
Antes desse recurso, as contas comerciais e os criadores de conteúdo podiam sinalizar parcerias através de posts pagos ou marcando as contas nas fotos e vídeos. Entretanto, agora essas contas podem criar conteúdos em colaboração e ter a publicação exibida nos dois perfis.
O Instagram Collabs é válido tanto para posts do feed quanto para vídeos do Reels, que tem ganhado mais relevância e proporcionado aos usuários ótimos resultados. Além disso, as lives também devem se beneficiar dessa novidade.
Ao criar um post em colaboração com outro usuário lembre-se que vocês irão compartilhar as reações, ou seja, quando alguém curtir a publicação no outro perfil o seu também receberá a curtida. As chances dos resultados serem favoráveis para ambos são enormes.
Como fazer um post colaborativo?
Para criar uma publicação junto com alguém é bem simples, não existe muito segredo. Basta seguir esse passo a passo:
- Clique no + no canto superior direito do Instagram e vá para o menu de criação;
- Escolha a opção para o feed ou reels;
- Selecione a imagem ou vídeo, escreva a legenda e, ao chegar na tela final antes de compartilhar, clique em “Marcar pessoas”;
- Nessa tela vai aparecer a opção de “Convidar colaborador”;
- Procure pelo perfil que você deseja colaborar e clique para selecionar;
- Clique em “Concluído” para salvar as configurações;
- Aperte em “Compartilhar” para publicar o post.
Assim que você realizar a publicação, o usuário que você convidou como colaborador irá receber uma notificação para aceitar ou recusar a participação no post.
Por que criar posts colaborativos?
Com o Instagram Collabs ficou muito mais fácil de realizar parcerias com outras empresas ou influenciadores. E o melhor de tudo é ambos recebem as curtidas, comentários, compartilhamentos e etc, igualmente. Ou seja, é uma via de mão dupla, onde esse recurso pode ser usado de forma estratégica para alcançar excelentes resultados.
Isso porque ao criar um post colaborativo:
- Ele fica com o nome dos dois usuários (os @);
- Ele é exibido para os seguidores das duas contas, isso significa que você pode explorar um novo público;
- O conteúdo fica disponível nos dois perfis (seja feed, reels ou live).
É hora de começar a pensar em possíveis colaboradores e aproveitar ao máximo esse recurso. Que tal investir em um influenciador para o seu negócio? Nesse conteúdo nós te contamos um pouco mais sobre as vantagens de ter parceria com um criador de conteúdo.
Que tal receber conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada? ❤