Instagram Shopping: Descubra como gerar vendas com o aplicativo!
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce atualmente, e para se manter dessa forma as novidades surgem a todo momento. Pensando nas empresas que utilizam a plataforma para divulgar seus produtos, o Instagram lançou em 2017 um novo recurso: o Instagram Shopping.
Antes para promover produtos com a finalidade de realizar compras, era necessário impulsionar os anúncios, mediante pagamento. Agora com essa novidade disponível as empresas podem inserir “tags” nos posts de forma orgânica. As tags funcionam como as marcações de fotos que já conhecemos, mas nos produtos irão constar os preços.
O Instagram é a segunda rede social mais utilizada pelas marcas brasileiras. E é uma ótima ferramenta para potencializar o marketing digital do seu negócio. Descubra aqui abaixo como funciona o Instagram Shopping!
Como funciona?
O Instagram deixou de ser uma simples rede social de compartilhamento de imagens há um bom tempo. Através dele as pessoas compartilham o seu dia-a-dia, conferem notícias e claro, aproveitam para encontrar itens para compras. Agora, com esse recurso é possível criar posts clicáveis que oferecem informações do produto e encaminham o usuário para a compra, sem a necessidade de criar um anúncio. Ou seja, resultados orgânicos para sua loja.
O Instagram Shopping funciona dessa forma: agora, ao entrar no perfil da marca, o usuário verá uma nova aba com um ícone de “sacola”. Ao clicar nessa opção, é possível conferir os produtos oferecidos e quais são os preços, sem precisar sair do aplicativo.
Já nas fotos do feed, o usuário pode selecionar uma e clicar sobre os itens para ver detalhes das peças por meio de um balão de informação. Além disso, há uma seta clicável que permite que o usuário encontre mais informações. Confira mais detalhes sobre o Instagram Shopping no vídeo a seguir:
Por que utilizar o Instagram Shopping?
Antes dessa funcionalidade, para disponibilizar links no Instagram era necessário utilizar o espaço na bio do perfil ou criar anúncios pagos. Na primeira opção, o usuário precisava passar por várias etapas até chegar ao ponto de interesse para realizar a compra. Na segunda opção era necessário desembolsar um certo valor para ganhar visibilidade entre o público-alvo.
Agora com a loja dentro do Instagram o consumidor segue um caminho simples e efetua as compras rapidamente. Além de facilitar o trabalho do responsável pelo perfil, que ao invés de responder directs e comentários sobre preços, tamanhos e outras dúvidas, poderá focar nas métricas e nos insights para o comércio.
O Instagram apresentou um comunicado sobre a novidade e destacou a experiência da loja de roupas norte-americana, Lulus, que tem utilizado esse recurso desde a sua fase de testes. A vice-presidente de marketing da loja, Noelle Sadler, contou quais foram os resultados obtidos com essa implementação. “Experimentamos novas formas de inspirar as pessoas até a efetivarem a conversão. Desde o lançamento do produto, mais de 100 mil sessões e mais de 1.200 pedidos podem ser diretamente atribuídos ao Shopping.”
Requisitos para utilizar a ferramenta
Apesar de já estar disponível há um tempo e ser um recurso fácil de ser utilizado, as empresas que desejam aproveitar o shopping devem respeitar alguns requisitos. Descubra quais são:
- O perfil do Instagram deve ser comercial;
- É necessário ter uma loja virtual, pois a rede social não processa as compras. Apenas encaminha o comprador para o site em que os produtos são vendidos;
- É preciso vender produtos físicos e que estejam de acordo com as políticas comerciais do Instagram, onde não é permitido comercializar, por exemplo, álcool ou animais;
- O perfil comercial deve estar vinculado a um catálogo do Facebook. Os produtos devem ser cadastrados nesse catálogo para serem utilizados pela ferramenta. Para isso, pode ser criado o Gerenciador de Negócios ou na página da empresa no Facebook.
Agora que você já conhece esse recurso do Instagram, que tal começar a utilizar essa rede social na divulgação do seu negócio? Acha que vai precisar de mais ajuda? Então por que não contar com profissionais? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital agora mesmo.