A competição ferrenha que caracteriza o ambiente do marketing digital faz com que o menor dos detalhes possa determinar a escolha de um cliente entre uma empresa ou outra. Por isso, toda a experiência do consumidor com uma marca deve ser otimizada de modo a atrair sua confiança e conquistar sua fidelidade. Os conceitos de interatividade x usabilidade x navegabilidade estão diretamente ligados a essa experiência.
É comum que haja confusão entre esses termos, mas cada um trata de aspectos diferentes.
Neste texto, vamos nos abordar esses três conceitos e, ainda, explicar algumas das principais características que os diferem. Continue lendo!
Interatividade x usabilidade x navegabilidade
Sabemos que é desejo de todo gestor que seu cliente tenha uma experiência da melhor qualidade em suas páginas e ferramentas. Então, vamos nos aprofundar nesses três conceitos essenciais para garantir que o tempo do consumidor em suas páginas seja bem gasto.
Interatividade
A interatividade é o modo que o visitante e a página se relacionam. Esse conceito envolve muitos aspectos, começando pelo design. Se você cria um site com conteúdo de qualidade, mas as cores ou tamanhos das letras tornam o texto difícil de ser lido, não haverá interatividade.
Usabilidade
A usabilidade mede a facilidade que o usuário encontra para realizar ações dentro de um sistema ou ferramenta. Caso ele não encontre essa facilidade, provavelmente, deixará de fazer uso do produto.
Existem quatro pontos fundamentais que devem ser considerados para definir a usabilidade. São eles:
- aprendizagem: a facilidade encontrada para o uso;
- eficiência: o funcionamento de forma eficaz;
- memorização: a facilidade para memorizar a forma de uso;
- satisfação: o contentamento após o uso.
Navegabilidade
A navegabilidade nada mais é do que a facilidade encontrada pelo usuário para navegar dentro de um website. Ou seja, um site tem a navegabilidade eficiente quando o cliente pode, em poucos cliques, encontrar o conteúdo que busca.
Diferenças fundamentais
Como vimos, os três conceitos apresentam ideias diferentes, mas que, de alguma forma, se relacionam. Em comum, todos têm impacto direto na satisfação do usuário. Vamos agora nos ater às suas diferenças em alguns pontos fundamentais.
Experiência do usuário
Como cada um dos conceitos afeta a experiência do usuário? A interatividade é essencial para que haja o engajamento entre cliente e marca. Um site interativo dá poder ao cliente de se relacionar facilmente com o conteúdo.
Já os conceitos de usabilidade e navegabilidade estão diretamente entrelaçados. A navegabilidade dá ao usuário o poder de explorar um website de forma intuitiva, enquanto a usabilidade garante que essa navegação seja feita de forma simples, com poucos cliques.
Desempenho na conquista do cliente
Os três conceitos são essenciais para melhorar o desempenho na conquista do cliente, mas agem de maneiras levemente diferentes. De qualquer forma, não adianta aperfeiçoar um dos aspectos e negligenciar os outros.
Um site com boa interatividade, por exemplo, atrairá o cliente para consumir o conteúdo. Porém, se a navegabilidade e usabilidade não forem bem trabalhadas, o seu consumidor logo se sentirá desinteressado.
Da mesma forma, um site de fácil navegação pode ser atrativo, mas ao ser notada qualquer dificuldade na interação, a tendência é que a conquista do cliente se torne uma tarefa mais árdua.
Entender os conceitos de usabilidade, interatividade e navegabilidade é crucial para desenvolver soluções eficientes de marketing digital. Tratar cada um deles com a mesma importância é o único caminho para garantir a satisfação do cliente e possibilitar a publicação de conteúdo relevante e qualificado.
E aí, deu para entender o que cada termo significa e a diferença entre eles? Que tal continuar seu aprendizado lendo sobre o relacionamento com clientes no Facebook Messenger 4.0?