Quando se fala em marketing digital, cada página do seu site deve ser bem pensada. Em geral, há um caminho que você deseja que o lead siga até se tornar um cliente, começando pela conhecida landing page. Você certamente já ouviu esse termo, pois ele é muito importante no marketing digital dos seus negócios.
Uma landing page é, basicamente, qualquer página onde o seu lead “caia” em um acesso ou redirecionamento, mas que também possua algum meio para coletar informações ou converter aquele lead em cliente. A grosso modo, qualquer página sua que seja indexada a um motor de busca pode e deve ser enquadrada nesse tipo. Entender como esse tipo de página afeta o seu negócio é muito importante para tirar maior proveito dela.
Quais são seus benefícios?
Ninguém falaria em landing pages se elas não oferecessem alguma vantagem para a empresa. De fato, elas são muito importantes. Mas vamos focar em 2 benefícios principais, que são alguns dos focos de muitas campanhas de marketing digital:
1. Maior chance de captar leads
Mais páginas, com melhor estrutura de SEO e mais linkagens aumentam as chances de que cada lead encontre ao menos uma delas ao fazer suas pesquisas. Um bom trabalho de landing page atrai o público desde o começo e ajuda a mantê-lo até que se tornem clientes da sua empresa.
2. Aumento na taxa de conversão
Além de ter mais leads entrando, uma porcentagem maior deles passa para os próximos estágios de compra. Com as informações coletadas na sua página, você pode alinhar melhor suas campanhas, melhorar conteúdos e/ou direcionar seus esforços para onde há maiores chances de obter resultados melhores. Tudo isso sem aumentar muito o custo total da campanha.
Como criar uma boa landing page?
A forma como suas páginas são desenvolvidas pode variar de acordo com o setor onde você atua, o público que você quer atingir, entre outros fatores. Porém, existem alguns princípios que devem ser seguidos em praticamente qualquer contexto. Veja aqui 5 dos principais.
1. O título deve ser simples, curto e claro
Você certamente já clicou em um link apenas para sabe do que se tratava o conteúdo. Talvez ele fosse longo demais para aparecer por completo na sua pesquisa, muito enigmático e “click baiting” ou apenas confuso e sem relação com o que de fato era apresentado. E um lead confuso ou decepcionado não é um bom candidato a cliente. Por isso, mantenha seus títulos sempre bem diretos, reduzindo as chances de confusão.
2. Direcione o foco do lead
Uma landing page não existe só para ocupar o infinito espaço da internet. Ela deve ter um propósito, um significado para sua existência. E esse significado vem da sua criação. Pense em como você vai direcionar o cliente para um determinado tema, ou para uma determinada ação. Não desvie do foco, a menos que isso contribua com o objetivo final. Parênteses muito grandes sempre levam a mais confusão do que esclarecimento.
3. Trabalhe o SEO
Isso é algo básico em marketing digital. Página nenhuma vai ser encontrada nas pesquisas se você não tiver uma boa estrutura de SEO. Uso de palavras-chave, busca por termos de maior procura, formatação adequada, código, imagens, tudo isso afeta o quanto sua página é priorizada na hora de uma busca. E prioridade é algo que você sempre precisa.
4. Cuidado ao trabalhar o link building
Colocar links que apontem para outras páginas do site é uma excelente prática para melhorar o tráfego e manter o lead engajado. Porém, como qualquer coisa boa, pode ser algo ruim quando exagerado. Colocando links demais, você corre o risco de perder o foco da página, já que o lead vai sair dela antes de chegar no CTA, ou de preencher um formulário. Uma boa landing page tem links na medida certa.
5. Faça testes, muitos testes
Nenhum layout, design ou escolha de conteúdo é inerentemente melhor do que todas as outras. Algumas mostram melhores resultados em determinados contextos e você deve encontrar aquela que se adéqua melhor ao seu. Por isso, faça testes, meça os resultados e veja como pode melhorar sua página.
Parece difícil trabalhar uma landing page sozinho? Então por que não chamar um especialista? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital para o seu negócio.