Com a chegada do isolamento social as opções de entretenimento diminuíram e nem só de Netflix vivem as pessoas, né? Assim, muitos usuários viram potencial em fazer live no Instagram e quando nos demos conta, tinha virado febre. Para você ter uma ideia do poder das transmissões ao vivo, o cantor sertanejo, Gusttavo Lima, fez uma live de 5 horas que alcançou mais de 13 milhões de visualizações! Ou seja, se a apresentação estivesse sendo transmitida na TV aberta, ela seria vice-líder de audiência.
Mas não pense que somente as grandes marcas ou os famosos podem fazer sucesso com as lives, com planejamento e um bom conteúdo, você também pode utilizar essa ferramenta para destacar o seu negócio durante esse momento delicado. Assim, separamos algumas dicas pra te ajudar a começar ou aprimorar as suas transmissões ao vivo. Vamos lá?
Como fazer uma live no Instagram?
Antes de partirmos para as dicas, primeiro precisamos saber como fazer uma live, né? Então vamos lá. Quanto aos equipamentos, não se preocupe em investir em ferramentas profissionais, para começar basta ter internet e um celular.
Em seguida, dentro do aplicativo do Instagram, clique na câmera que fica no topo ao lado esquerdo. Depois disso você verá algumas opções. Selecione o modo “ao vivo” e comece o vídeo.
Antes de iniciar a transmissão você pode enviar uma notificação para os usuários com o objetivo de chamá-los para a apresentação. Além disso, durante a live, é possível quantos seguidores estão assistindo, receber e responder comentários.
Outro detalhe bacana é que você pode convidar amigos para participar da sua live, ou seja, pode chamar alguém que esteja assistindo. Para isso, basta clicar no ícone com duas carinhas e selecionar um dos espectadores. Caso ele aceite, a tela será dividida em duas. Ao longo da transmissão é possível convidar outras pessoas, mas somente uma de cada vez.
Para encerrar a live, clique em “encerrar” no topo à direita e depois em “encerrar vídeo ao vivo”. Se você quiser, pode realizar o download para o seu dispositivo e compartilhar nos stories, onde fica disponível por 1 dia.
4 dicas para fazer sua live bombar no Instagram
Apesar de muitos usuários utilizarem as transmissões ao vivo como um método de entretenimento para os seguidores, você pode aproveitar esse recurso para gerar leads e, consequentemente, convertê-los em clientes. Mas para que as suas lives alcancem esse objetivo, primeiramente é necessário ter conhecimento sobre a sua audiência. Para isso, é muito importante criar uma persona para o seu negócio e a partir dela descobrir quais assuntos devem ser abordados. Além disso, é importante tomar cuidado com os seguintes pontos:
Estude o que irá falar
Mesmo que você tenha domínio sobre o assunto que irá abordar, criar um roteiro do que você irá falar é fundamental para evitar erros e para garantir que o conteúdo esperado realmente será entregue.
Uma transmissão ao vivo é completamente diferente de um vídeo gravado e editado, nela não é necessário seguir fielmente o roteiro e ser sério demais. No entanto, o script serve como um guia e te ajuda a desenvolver ideias de maneira natural e dentro do tema.
Tome cuidado com os vícios de linguagem, com pausas desconfortáveis e momentos de silêncio, isso faz com que a audiência acabe desistindo de assistir a sua live, o que pode prejudicar o engajamento.
Organize o cenário e faça testes
Um dos fatores mais importantes em uma transmissão ao vivo é o cenário. Não pense que é necessário ter um espaço extremamente elaborado, basta escolher um lugar com uma boa iluminação e sem ruídos sonoros. Quanto a decoração, isso vai depender do perfil da sua empresa, dos assuntos a serem tratados e do gosto da sua audiência.
Após criar um cenário adequado, chegou a hora de testar o som e a imagem. Para isso, grave um vídeo de alguns minutos e depois assista-o para verificar se há algum barulho que possa atrapalhar o entendimento de quem irá te assistir. Por isso, evite fazer a live próximo a portas ou janelas, já que barulhos inesperados podem surgir. Certifique-se também de que o som da sua voz está compreensível ou se é necessário falar um pouco mais alto. Faça quantos testes puder até que tenha certeza de que está tudo ok.
Faça uma boa divulgação
Depois de definir qual será o tema, o dia e o horário da sua live no Instagram, chegou a hora de comunicá-la para seus seguidores. Faça a divulgação em diferentes canais para atingir o maior número de pessoas. No Instagram, faça publicações no feed e também nos stories, só pare a divulgação horas antes da transmissão começar.
Aproveite também as suas bases de contatos no email, crie uma mensagem para informar qual será o tema apresentado, a data e o horário da sua live. Lembre-se de incluir a opção de agendar o evento no calendário digital. Assim os usuários irão receber uma notificação alguns minutos antes e não vão esquecer de assistir.
Incentive a interação dos usuários
Antes de começar a live, peça para que seus seguidores enviem perguntas relacionadas ao tema, assim você usar as dúvidas como base para criar um roteiro e ainda consegue gerar interação com os usuários. Além disso, durante a transmissão ao vivo, peça para que sua audiência envie seus comentários, opiniões e considerações.
Porém, para não perder esse envolvimento com os usuários, é importante que você leia e responda os comentários deixados por eles. O ideal é que você leia em voz alta o que foi enviado, o nome do usuário e agradeça-o pela interação. Isso fará com que ele se sinta importante e participe de outras ações que você realizar.
Por que devo usar esse recurso no perfil da minha empresa?
Com um tom mais informal, a transmissão ao vivo gera uma proximidade com o público, visto que eles podem participar em tempo real através dos comentários ou diretamente no vídeo. Muitos influenciadores e celebridades fazem lives justamente por isso, para mostrar o seu dia a dia e conversar com os seguidores.
Até aqui você deve estar se questionando se as lives realmente tem algum valor para os negócios, e a resposta é: SIM! De acordo com uma pesquisa do Instagram, 80% dos usuários seguem uma empresa no Instagram, dessas 60% dizem descobrir novos produtos na rede social.
Outra informação importante é que um terço dos Stories mais vistos são feitos por empresas. Isto é, a live no Instagram é uma enorme vitrine onde você pode exibir a sua empresa, seus produtos e serviços de maneira criativa e objetiva, basta começar.
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