Mailchimp: O que é e como essa ferramenta pode mudar o seu e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das principais técnicas dentro das ações realizadas em marketing digital. Mas enquanto muitas pessoas veem essa estratégia como um bicho de sete cabeças, outras acreditam que os e-mails estão ultrapassados. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam e-mail. E esse é um ótimo indicador de que você também deve começar a utilizar essa técnica no seu negócio. Para te ajudar, separamos algumas informações e dicas sobre a ferramenta de e-mail marketing mais utilizada no mundo todo: o Mailchimp.
Caso você não conheça o Mailchimp, fique tranquilo. Aqui você descobre o que ele é, como usar e quais são suas principais vantagens. Assim fica mais fácil para elaborar o seu planejamento em torno do e-mail marketing e potencializar o seu negócio, não é mesmo? Então acompanhe o nosso post até o fim para descobrir tudo sobre como fazer um e-mail marketing!
O que é o mailchimp?
O Mailchimp é uma ferramenta gratuita de envio de e-mails que permite o disparo de até 12 mil mensagens, onde você pode adicionar até 2 mil novos contatos por mês. Através dele é possível elaborar templates, mensurar dados e criar integrações com as redes sociais. Essas diferentes vantagens tornaram essa a principal ferramenta utilizada na elaboração e no disparo de e-mail marketing. Além disso, é um recurso intuitivo e fácil de utilizar, basta arrastar e soltar para criar layouts mais elaborados, possui testes A/B, automação de e-mails e uma taxa de entrega excelente.
Com quatro planos disponíveis – free, essentials, standard, e premium – o Mailchimp atende desde pequenas a grandes empresas que desejam investir em marketing digital. Esses são os valores dos planos:
- Gratuito;
- Essentials, a partir de U$9,99/mês;
- Standard, a partir de U$14,99/mês;
- Premium, a partir de U$299/mês.
Quais são as principais funções dessa ferramenta?
Mas engana-se quem pensa que o Mailchimp é útil somente para realizar o disparo de e-mails. O fato de possuir diversas funcionalidades é o que destaca essa ferramenta das outras disponíveis no mercado. Pode-se dizer que o Mailchimp é um pacote completo que irá te ajudar nas estratégias de marketing. Confira a seguir quais são as principais funções desse recurso:
- Ferramenta de CRM;
- Criação de landing pages;
- Criação de publicações em redes sociais e anúncios na web;
- Segmentação de listas de contatos;
- Diversos templates para e-mails e landing pages;
- Criação de formulários de cadastro;
- Relatórios de desempenho;
- Integração com outras plataformas de marketing e gestão;
- Criação de listas de públicos diferentes (lookalike);
- Personalização de e-mails;
- Automação de envio de e-mails.
Como criar uma campanha de e-mail marketing no mailchimp
Como vimos acima, essa ferramenta é intuitiva e fácil de usar, e o melhor é que a segmentação é feita sem complicações. Aqui abaixo você pode conferir o nosso passo a passo de como criar uma campanha de e-mail marketing utilizando esse recurso:
- Crie uma conta: A conta é gratuita, basta você definir um login e senha e ela será criada.
- Ajuste o seu nome e e-mail: Esta será a sua identificação para quem receber seus e-mails.
- Importe seus contatos: Para isso existem várias maneiras. Como exportar de outra plataforma de e-mail, copiar e colar de planilhas ou fazer upload de arquivos TXT ou CSV.
- Segmente os destinatários: Para essa etapa o ideal é utilizar filtros. Mas você também pode definir segmentos para envio ou ir copiando e colando os e-mails que quer usar.
- Nome da campanha: Determine um nome que remeta a campanha. E fique fácil para você gerenciar seus dados e estatísticas no painel de controle.
- Assunto: Lembre-se de elaborar algo criativo e que chame a atenção, afinal o e-mail marketing é utilizado para atrair clientes, certo?
- Estatísticas: Através dessa ferramenta você pode mensurar taxa de aberturas e de cliques, por exemplo. Além de outras métricas e estatísticas disponíveis para te ajudar.
3 dicas para potencializar seu e-mail marketing
Já está comprovado que o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para criar um relacionamento e atrair mais clientes para o negócio. Mas antes de começarmos a disparar vários e-mails é importante verificar algumas práticas. Tanto para não desperdiçar uma ótima técnica quanto para não incomodar seus clientes. E agora que temos um recurso prático para ajudar no desenvolvimento dessa ação, que tal algumas dicas para melhorar ainda mais?
Evite o spam
O maior temor quando se trata do disparo de e-mails é ser confundido com spam. E você sabia que isso pode acontecer devido algumas palavras? E talvez você esteja utilizando todas elas e isso pode afetar a sua estratégia. Evite ao máximo usar construções de frases que sugiram coisas mirabolantes além de termos como “gratuito”, “sem custos”, “ganhe dinheiro” e outros.
Exagerar de pontos de exclamação e de letra em caixa alta também é outra característica barrada dos spammers, procure adotar um estilo de escrita que se distancie disso. Contudo, dependendo do estilo de seu negócio, é impossível não usar algumas palavras associadas a spam, assim o ideal é encontrar um meio-termo e reduzir ao máximo a quantidade delas em seu e-mail marketing.
Adapte-se ao mobile
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais conectadas, mas a grande maioria utiliza apenas o recurso mobile. Portanto, atualize seus conteúdos para os dispositivos móveis, de nada vai adiantar fazer um e-mail super produzido se ele não abrir corretamente em um smartphone.
Faça testes primeiro
Seu e-mail está pronto e com um ótimo layout. Você envia para todos os seus contatos e alguns minutos depois percebe vários problemas que antes não tinha notado. Calma, dependendo dos problemas nem tudo está perdido. Para evitar futuramente que novos problemas atrapalhem sua estratégia, antes de disparar suas mensagens teste tudo para ver se está realmente ok. Torne essa prática um item constante e você poderá minimizar diversos riscos.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o mailchimp, é hora de descobrir quais são as métricas mais importantes do e-mail marketing. Pensando nisso, que tal contar com a ajuda de um especialista? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e descubra como nós podemos te ajudar através dos nossos serviços.