O setor de marketing já deixou de ser apenas um “miniestúdio” dentro da empresa faz vários anos. O marketing digital, em especial, deu a esta área uma oportunidade muito mais forte de atuar de maneira estratégica, não apenas desenvolvendo banners e comerciais. Porém, com estas possibilidades, também veio um nível de complexidade considerável. Por isso também surgiu o marketing de automação.
Se você é profissional da área ou está estudando marketing digital, já deve estar familiarizado com este conceito. Mas se ainda não ouviu ou não leu o bastante sobre o tema, estamos aqui para explicar tudo, desde o começo.
O que é o marketing de automação?
A princípio, o título é autoexplicativo. É quando a empresa utiliza ferramentas ou outros mecanismos para acelerar e, se possível, automatizar completamente parte do trabalho de marketing. Existem várias ações que demandam esforço repetitivo em sua administração, como e-mail marketing, gestão de redes sociais, entre outras.
Automatizar parcialmente esses processos economizará muito tempo e esforço. Uma automação completa, quando possível, é ainda melhor. Assim sobrará mais tempo para dedicar ao planejamento estratégico da empresa e a tarefas que não são passíveis de automação.
A implementação correta do marketing de automação é fundamental para o seu sucesso. E mesmo os mecanismos mais simples devem ser revisados com alguma regularidade. Nenhuma metodologia é a melhor disponível para sempre. E acima de tudo, lembre-se: automação não substitui capacitação. Você ainda vai precisar de uma equipe dedicada de profissionais qualificados. A tarefa da automação aqui é potencializar o trabalho da sua equipe para que sejam ainda mais rentáveis.
Por que usar?
A grande explosão destas técnicas surgiu nos anos 90, quando a internet começou a alcançar mais casas ao redor do mundo. Com mais clientes em vista, muitas empresas passaram a criar programas para automação de diversas tarefas. Dentre estas funcionalidades, uma que já era levemente presente, o marketing de automação, ganhou um impulso astronômico. Houve um hiato a partir de 2004, retornando em 2007, quando a navegação móbile estava dando seus primeiros grandes passos.
Estas ferramentas acompanharam o marketing digital, especialmente o marketing de conteúdo. Com a expansão das redes sociais, foi questão de tempo para que esta se tornasse a norma entre todos os profissionais de marketing do mundo.
Como o marketing de automação beneficia meus negócios?
Nutrição do funil de vendas
Pesquisas de marketing na maioria das empresas indicam que aproximadamente 50% dos leads não estão prontos para fechar uma compra ainda. O trabalho da automação inclui não só acelerar a metade mais segura, como também ampliar a captação destes menos seguros.
Um funil de vendas é, de forma simples, o caminho que um cliente faz até a compra, partindo do seu primeiro contato. A automação pode ser usada para facilitar esta condução. Ao criar um caminho padronizado para este funil, basta colocar a máquina para realizar as mesmas ações para todos os clientes. Quando for a hora de vender, basta indicar o contato de um atendente e fechar a compra.
Melhor gerenciamento de redes sociais
O marketing de automação é muito comum em mídias sociais, por uma série de motivos. Primeiro, o tempo de atenção dos usuários é muito curto. Cada segundo de atraso já reduz drasticamente as chances de conversão de novos clientes. Segundo, as próprias plataformas já oferecem muitas ferramentas, com pesquisas de público e propaganda direcionada.
Efeito direto sobre o ROI
A aceleração dos processos de marketing tem efeito claro sobre o ROI (Return On Investment) da sua empresa. Com uma taxa de conversão mais alta, é possível fechar mais vendas e, consequentemente, obter um maior retorno diante do mesmo investimento inicial. E como a concorrência é grande, cada 0,5% a mais de rentabilidade é importante, porém, com a utilização de marketing de automação as vendas e processos de vendas podem maximizar significantemente.
Se você quer saber mais sobre o marketing de automação e como aplicá-lo em sua empresa, entre em contato com a Echosis agora mesmo. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas.