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Marketing de conteúdo: 5 coisas sobre esse assunto que você não sabia

A internet mudou a forma como as pessoas se comunicam no dia a dia. Mensagens instantâneas e compartilhamento de conteúdo são coisas cada vez mais comuns. Como consequência, a forma de o público se relacionar com as marcas e produtos também evoluiu. A maior prova disso é o crescimento astronômico do marketing de conteúdo nos últimos anos.

Esse tema é cada vez mais difundido. Em vez de pagar um canal de conteúdo para exibir seus anúncios, como no marketing tradicional, aqui você cria seu próprio canal e conteúdos especialmente voltados para o seu público. Como resultado, a taxa de interesse é muito mais alta e o investimento consideravelmente mais eficiente.

Você já deve ter ouvido muito a respeito, mas é provável que ainda existam algumas coisas que você não saiba. Pensando nisso, trouxemos aqui 5 aspectos do marketing de conteúdo que você pode não conhecer. Confira:

1. Exige conhecimento

Considerando a maior afinidade das pessoas pelo mundo digital, usando redes sociais e até montando o próprio site com facilidade, algumas podem acreditar que o marketing nesses espaços também é fácil de dominar. Infelizmente, esse é um grande erro que pode te custar muito tempo e recursos.

Sim, é verdade que qualquer pessoa pode aprender o básico e começar a promover o próprio negócio ou serviço. Mas, mesmo assim, você ainda precisa estudar o funcionamento desses locais, suas dinâmicas e os investimentos que geram maior retorno. Não é necessário ser um especialista, mas o mínimo de entendimento ainda é vital.

Além disso, quando sua empresa alcançar um nível mais elevado, você vai precisar de estratégias mais elaboradas para captar clientes. Nessas horas, a especialização em marketing digital faz toda a diferença.

2. É um plano de longo prazo

Um dos maiores mitos com relação ao marketing de conteúdo é a ideia de que o retorno será alto e imediato. Basta fazer alguns anúncios, colocar algumas postagens e logo você terá um aumento no número de vendas. Claro que isso não poderia estar mais longe da verdade. O objetivo deste tipo de marketing não é apenas chamar mais a atenção, mas prendê-la por mais tempo.

O resultado final dessas campanhas chega meses após o início do investimento, quando é possível notar que alguns leads estão acompanhando suas postagens com bastante consistência. O efeito que você busca não é imediato, mas sim duradouro.

3. O custo é baixo, mas não nulo

Investir em ferramentas de marketing de conteúdo é muito mais barato do que o marketing tradicional de massa. Boa parte delas, como sites, redes sociais e blogs, podem ser usadas sem nenhum custo financeiro. Mas isso não significa que o trabalho de marketing como um todo vai sair de graça.

Criar um domínio para sua marca e alavancar anúncios, por exemplo, exige dinheiro. A relação custo x benefício desse investimento é bem melhor, de fato, não é possível obter resultados elevados e consistentes sem comprometer ao menos uma parte do seu orçamento.

4. Seus aspectos devem ser mensuráveis

Como regra, se você não pode medir alguma coisa, também não pode administrá-la. O marketing, por muitos anos, não seguia bem essa regra, pois era muito difícil dizer exatamente quais ações geravam quais resultados. Porém, com a chegada da era digital, é possível medir praticamente qualquer coisa e correlacionar os dados posteriormente.

Com isso em mente, todas as suas estratégias de marketing de conteúdo serão mais efetivas se você tiver um objetivo claro e métricas quantificáveis. Número de leads obtidos, custo de aquisição de clientes (CAC), retorno sobre investimento (ROI), entre outras, são métricas recorrentes em qualquer campanha de marketing digital.

5. Os resultados são mais consistentes

Por fim, vale lembrar que, com um investimento de longo prazo e mensuração precisa dos resultados, suas campanhas podem gerar um retorno consistente ao longo do tempo. No lugar de ter mais 100 leads em um dia e nenhum no outro, você pode manter um esforço constante e conseguir mais 10 leads por dia ao longo de um mês ou um ano, por exemplo. De forma geral, essa consistência é mais produtiva do que um retorno momentâneo.

Agora que você tem essas informações, já sabe da importância do marketing de conteúdo para o seu negócio. Acha que ainda vai precisar de ajuda profissional? Então entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça seu orçamento de marketing digital.

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