Certamente você já ouviu falar ou até mesmo segue determinados influenciadores nas redes sociais, né? E quantas vezes você se sentiu impulsionado a realizar uma compra depois que alguém falou sobre? De acordo com um estudo feito pela empresa Spark em parceria com o Instituto QualiBest, de pesquisas, apontou que 76% dos consumidores já compraram algum produto ou serviço com base na recomendação feita por um influenciador digital. E isso é o que chamamos de Marketing de Influenciadores.
Quer saber mais sobre essa estratégia e como ela pode ser favorável para o seu negócio? É só continuar a leitura! 😎
O que é Marketing de Influenciadores?
Antigamente era muito comum as marcas convidarem celebridades para estrelarem comerciais de TV para anunciar seus produtos. Naquela época atores, atrizes e até mesmo cantores atuavam como influenciadores, com o objetivo de despertar o interesse dos telespectadores.
A televisão ainda continuam sendo um meio muito importante para a comunicação, mas não há como negar que a internet hoje é o principal território para as marcas e empresas divulgarem seus produtos ou serviços. Agora as empresas podem conversar diretamente com os consumidores através das redes sociais, canal no YouTube, dentre outros canais.
Com a evolução da internet surgiram também os influenciadores — ou criadores de conteúdo — que são personalidades populares nas redes sociais que compartilham histórias e suas rotinas com os seguidores. Isso faz com que muitos seguidores enxerguem essas pessoas como amigos e confiem no que eles indicam.
Hoje eles possuem um papel semelhante ao das celebridades em comerciais de TV, fazem “propaganda” de produtos ou serviços nos seus perfis, às vezes demonstram como usam no dia a dia. Ou seja, o Marketing de Influenciadores é uma estratégia que transmite confiança e credibilidade, já que é feito por alguém que é bastante conhecido, mas que possui uma proximidade com o público.
Quem são os influenciadores digitais?
Os influenciadores são pessoas de todos os perfis que possuem reconhecimento nas redes sociais e um certo poder de persuasão, ou seja, as celebridades continuam sendo influenciadoras, mas outras pessoas também podem exercer esse papel.
Geralmente a função dessas personalidades é influenciar o consumidor de forma mais natural, então ele não vai te dizer diretamente “compre esse produto!”, mas sempre vai deixar claro que se trata de uma ação comercial.
Porém, mais do que instigar uma compra, o ponto de vista dessa figura pode gerar curiosidade, necessidades e desejos que nem existiam, aprimorar a percepção sobre a marca e, dependendo do caso, transformar a visão de alguém sobre uma empresa.
Encontre o influenciador certo para seu negócio
Para que o Marketing de Influenciadores funcione para o seu negócio, é importante escolher a personalidade certa. Muitos focam apenas na quantidade de seguidores que o influenciador tem, claro que esse é um detalhe importante, entretanto é preciso avaliar outros fatores.
Confira dados e métricas, como taxa de engajamento. Analise também a frequência de postagens, a qualidade e o formato do conteúdo e também os comentários e interações. Mas, o mais importante é se certificar de que o público que acompanha determinado influenciador é o mesmo que o da sua empresa.
Assim, mesmo que o influenciador não tenha tantos seguidores — os chamados micro influenciadores — ele irá conseguir atingir o objetivo esperado pois conversa diretamente com o seu público-alvo, diferente daqueles que são muito famosos, mas não tem nada em comum com sua audiência.
Como aplicar essa estratégia?
O primeiro passo, assim como em qualquer outra campanha, é definir um planejamento e listar os objetivos. Eles podem ser vários, como gerar mais leads, awareness para a marca, melhorar a presença digital da empresa ou conquistar mais vendas.
Com esses detalhes definidos, é hora de pensar qual canal será usado (como blogs, YouTube, redes sociais, etc.), que tipo de conteúdo será feito e como será a parceria com os influenciadores.
Por fim, é necessário escolher qual é o tipo de influenciador que melhor se encaixa na ação que você pretende desenvolver. Os principais são:
Top celeb
São influenciadores muito famosos que, geralmente, todo mundo conhece. Contudo, não possuem uma conexão direta com o seu público. São mais indicados para trazer visibilidade para marca.
Fit celeb
Também se trata de influenciadores conhecidos, porém eles tem uma relação com sua audiência. Esse tipo exige um investimento mais alto, mas traz o retorno esperado.
Autoridade
É o tipo de pessoa que sabe muito bem do que está falando e com isso transmite credibilidade para aqueles que o acompanham. É a opção ideal para estratégias de vendas.
Ecossistema
Trata-se de vários pequenos influenciadores falando sobre o mesmo tema, o que gera uma maior repercussão. Indicado para aumentar a visibilidade e gerar leads.
Pronto! Agora você já sabe mais sobre o Marketing de Influenciadores e o poder dele durante a decisão de compra. Além dessa, existem muitas outras estratégias de Marketing Digital que podem impulsionar o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços. 🚀