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Retrospectiva de Marketing Digital em 2022: veja o que você aprendeu durante este ano

Fizemos uma retrospectiva muito bacana de alguns conteúdos publicados em 2022

Em 2022, nós vimos por aqui muitos conteúdos sobre Marketing Digital, dicas de planejamento, gestão, vendas, e outras informações relevantes para o seu negócio.

Pois bem, fizemos uma retrospectiva muito bacana de alguns conteúdos publicados em 2022, neste texto vamos relembrar quais foram os principais tópicos relacionados ao marketing digital e que com certeza ajudarão você também no ano de 2023.

Continue a leitura e acompanhe o que separamos para você.

Vamos relembrar o que rolou em 2022

Hoje em dia, o marketing digital é um componente praticamente indispensável para qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento. E sim, ele traz melhorias consideráveis para seu alcance e desempenho.

Para te ajudar a entender melhor, listamos aqui alguns resultados de marketing digital que você pode esperar, mostrando sua importância para a empresa. Confira no conteúdo: O que esperar de resultado de marketing digital para a minha empresa.

Antes de agir, planeje-se

Agora que você compreendeu a importância do marketing digital, está na hora de se planejar para o ano de 2023.

A qualidade de um produto pesa bastante na hora de atrair mais clientes, mas não é o único fator a ser levado em conta. Se você quer atrair um público maior, precisa pensar a longo prazo e elaborar um Plano de Marketing e Vendas como parte de sua estratégia.

Por isso, nós separamos o conteúdo: Plano de Marketing e Vendas: guia completo para o seu planejamento.

Nele, você vai entender a importância desse plano e como você pode elaborar o seu.

Conte com as redes sociais para divulgar sua marca

Hoje as redes sociais são ferramentas de apoio para as empresas e influenciadores. Logo, saber quais são as queridinhas dos brasileiros é muito importante para construir uma estratégia digital eficaz!

Segundo dados da empresa GlobalWebIndex, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de país que passam mais tempo nas redes sociais, ficando atrás apenas das Filipinas.

Além disso, os brasileiros passam 11 horas e 19 minutos se dedicando às redes sociais, principalmente WhatsApp, Facebook e Instagram, de acordo com um levantamento da empresa NordVPN.

Neste conteúdo, As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022, você vai saber o ranking atual e como sua empresa pode usar as redes sociais.

Você já entendeu o quanto é importante se fazer presente no digital e nas redes sociais. No entanto, não há necessidade estar em todas elas, até porque possuem objetivos diferentes.

Em razão disso, em 2022, nós também criamos um conteúdo para abordar quais redes sociais você deve estar. Leia mais: Redes sociais para empresas: Em qual delas o seu negócio deve estar?

Bom, definidas as redes sociais nas quais mais se encaixam com o perfil da sua empresa, está na hora de entender melhor sobre o gerenciamento delas. Para isso, nós separamos um conteúdo completo, e nele você vai entender o que é gerenciamento de redes sociais e de bandeja vai receber 5 dicas para assegurar seu sucesso. 

Instagram: um dos mais queridinhos em 2022

Como estamos falando de redes sociais, não poderíamos deixar de lado os principais conteúdos publicados em nosso blog em 2022 sobre o Instagram. Com mais de 1,4 bilhão de usuários, o Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros. Por lá é possível publicar conteúdos em diferentes formatos e alcançar diferentes perfis de pessoas.

Confira abaixo os tópicos que separamos para você.

Aprenda a usar o Instagram no seu e-commerce e vender mais

É hora de explorar ainda mais o Instagram e aproveitar os resultados que ele proporciona para o seu negócio. Preparamos várias dicas para te ajudar a usar o Instagram no seu e-commerce. Leia mais em: Aprenda a usar o Instagram no seu e-commerce e vender mais

Em 2022, também vimos como aumentar o engajamento no Instagram

Uma das principais métricas para as marcas é o engajamento no Instagram. Por esse motivo, trouxemos algumas dicas práticas e que realmente funcionam para te ajudar a transformar os seus resultados. Vem ver: 7 dicas para aumentar o engajamento no Instagram da sua empresa

Destaques do Instagram

A função mais utilizada pelos usuários é o Story, ou seja, conteúdos que desaparecem em 24 horas. Mas você pode prolongar a vida desse conteúdo ao colocá-lo nos destaques do Instagram.

Quer sugestões de como usar esse espaço? Então confira nossas dicas: Como criar e usar os destaques do Instagram?

Enquetes no Instagram

Muitas pessoas usam as enquetes no dia a dia, respondendo perguntas interessantes feitas por outros usuários ou mesmo por marcas. Acompanhe e entenda como usar essa ferramenta como parte da sua estratégia de marketing digital no Instagram: Enquetes no Instagram: como gerar mais engajamento.

Outras estratégias de Marketing Digital que vimos em 2022

Atualmente, existe uma grande variedade de ferramentas para alavancar o seu negócio, além de bastante informação sobre como usá-las. É uma questão de encontrar aquelas que melhor se encaixam no seu nicho de mercado e em sua estratégia. Confira aqui 6 ferramentas que você deve começar a usar para alavancar suas vendas.

Uma delas trata a forma como você vai apresentar o seu produto ou serviço. Estamos falando do Marketing de Conteúdo.

A produção de conteúdo é uma maneira efetiva de alcançar bons resultados orgânicos no Marketing Digital. Entretanto, para produzir materiais que estejam de acordo com a sua persona e alinhados a jornada do consumidor é necessário ter um calendário editorial.

Se você deseja saber mais sobre calendário editorial, como criar um para o seu negócio e de que maneira utilizá-lo, confira todas as nossas dicas deste conteúdo também publicado em 2022: O que é calendário editorial e como criar um para o seu negócio

Deu para perceber o quanto é necessário ter um calendário editorial. Agora, outra ferramenta é tão importante para a divulgação dos seus conteúdos, além de ser um canal informativo para com o seu público. Estamos falando do E-mail Marketing, por isso, separamos no conteúdo a seguir, outros detalhes sobre essa estratégia: E-mail marketing para pequenas empresas: Como usar essa estratégia

E se é preciso estar presente nas redes sociais, gerar e divulgar seus conteúdos relevantes, e seguir à risca todas as nossas dicas faladas até aqui, saiba que ainda não acabou. Pois, é a hora de você conhecer mais sobre essas 3 letrinhas: SEO. Só que não estamos falando em âmbito geral, mas no seu posicionamento de marca local, por isso, separamos este conteúdo a seguir: SEO Local: Chegou a hora de atrair mais clientes para o seu negócio.

Marketing Digital está diretamente ligado ao setor de vendas

Ufa, quanta coisa nós aprendemos este ano, não é mesmo? Em se tratando de marketing digital, sempre há novidades, novas ferramentas e novos jeitos de se fazer marketing.

Só que agora queremos ir um pouquinho além e explorar também a área de vendas, uma vez que os leads proporcionados pelas suas estratégias de marketing impactarão este setor.

Mas, antes de entrarmos mais a fundo nesta área, gostaríamos que você relembrasse sobre o Papel do marketing e o papel do setor de vendas.

E quando se trata de vender o mais importante é entender as necessidades dos clientes e como você pode ajudá-los. Por isso é fundamental conhecer técnicas específicas para aplicar tanto no pré-venda quanto no pós-venda e, dessa maneira, garantir bons resultados. Clique no link e descubra quais técnicas de vendas você pode usar a favor do seu negócio: 5 técnicas de vendas para alavancar os resultados do seu negócio.

Decisão de compra

Entender como funciona esse processo de decisão e, principalmente, o que influencia as escolhas é muito importante para as empresas. Pensando nisso, é que em 2022 nós preparamos esse conteúdo especialmente para você. Confira nossas dicas a seguir: Decisão de compra: O que leva o consumidor a escolher determinado produto?

Explore as datas comemorativas

O marketing sazonal traz excelentes retornos para as empresas quando é bem planejado e estruturado. Como fazer isso? Quais são as datas comemorativas mais importantes e como preparar sua empresa para elas? É o que te contamos nesse conteúdo: Campanhas sazonais: Dicas para vender mais em datas comemorativas.

Outros conteúdos igualmente importantes para você publicados em 2022

Chegando ao final da nossa retrospectiva, separamos outros conteúdos que você acompanhou em 2022, e que valem ser relembrados:

6 estratégias que te ajudam a estimular a criatividade

Gestão de tempo: 5 dicas para usar no dia a dia e ser mais produtivo

Dicas home office: 5 práticas para uma rotina de trabalho

Não existe uma receita pronta ou uma palavra mágica. Quando se trata de Marketing Digital é preciso fazer muitos testes para entender o que funciona ou não.

Mas, se você preferir, pode transferir o marketing do seu negócio para uma agência. Dessa forma terá uma equipe preparada para atender todas as demandas e levar sua marca mais longe. 🚀

Restrospectiva de conteúdos publicados em 2022

Esta foi a nossa retrospectiva do ano, continue conosco em 2023 porque vem muito conteúdo novo interessante!

 

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