Marketing digital para clínicas : as 5 tendências que você tem que saber
Marketing digital para clínicas, clínicas médicas, odontológicas ou de fisioterapia… Não importa o ramo de atividade, boa parte das estratégias de marketing digital para clínicas costumam ser muito semelhantes, todas focadas em trazer mais agendamentos para consultas ou exames.
Com o ano começando, selecionamos 5 tendências do marketing digital para clínicas que vão melhorar os resultados do seu consultório, focando no retorno de clientes antigos, captando novos ou apenas como uma forma de relacionamento, garantindo um bom marketing boca a boca através de indicações. Vamos conhecer?
Tendência 1: O site da sua clínica é otimizado para mobile?
Hoje em dia e cada vez mais, as maiores tendências do marketing digital apontam para o acesso à internet através do celular. Nessa onda, se a sua clínica não tiver um site pensado para um dispositivo móvel, você tem um grande sinal de que seus potenciais clientes não irão te encontrar. Certifique-se de que seu site está desenhado com as melhores técnicas para otimizar o seu site para um smartphone. Ter um site é responsivo, que altera o formato de acordo com cada aparelho, garantir um baixo tempo de carregamento e ter botões grandes para o toque são algumas dicas de marketing digital para sua clínica não ficar atrás da concorrência na internet.
Tendência 2: Sua clínica tem uma conta Google?
Isso pode parecer básico, mas a maioria das empresas não possui uma conta no Google com informações atualizadas. Isso faz parte de uma estratégia mais ampla de redes sociais dentro do marketing digital para clínicas, mas manter dados como telefone, endereço, e-mail de contato e website sempre atualizados dentro da sua conta Google garante bons resultados de imediato. Ela permite que você apareça em resultados de busca locais com mais relevância e também dentro do Google Maps. Assim, quem pesquisar pelo seu tipo de clínica vai lhe encontrar como uma opção de serviços. Além disso, a conta Google lhe permite montar um perfil no Google+. Não tem muita gente por lá, mas manter um perfil ativo nessa rede social ajuda a melhorar o posicionamento da sua empresa nos resultados de busca, nosso próximo tópico.
Tendência 3: O site da sua clínica é otimizado para mecanismo de buscas?
Existem uma série de otimizações que você precisa fazer no seu site para garantir que será um dos primeiros resultados encontrados. O baixo tempo de carregamento e a otimização para celular já fazem parte disso, mas certifique-se também que existam palavras-chave específicas no seu site que irão ajudar o cliente a encontrar a sua página. Se as pessoas costumam pesquisar por “dentista em Florianópolis” para encontrar uma clínica odontológica na cidade, sua estratégia de marketing digital para clínicas deve considerar que o seu site contenha as palavras chave “dentista em Florianópolis” por toda a parte. Assim o Google irá entender que o seu site fala sobre isso e vai lhe dar prioridade nos resultados de busca. A palavra-chave deve estar em títulos de parágrafos, textos falando sobre os seus serviços, na URL da página, no nome das imagens e também no código de fonte do seu website.
Tendência 4: Sua clínica faz anúncios geolocalizados?
Talvez a mais importante das estratégias de marketing digital para a sua clínica sejam os anúncios geolocalizados. Isso significa que os anúncios feitos para captação de clientes devem ser segmentados para aparecer somente nas cidades dentro do raio do seu atendimento. A geolocalização está disponível para anúncios no Google, Facebook e Instagram. Além da geolocalização, essas redes de anúncios oferecem outras formas de segmentação – por faixa de idade, por sexo, por interesses e várias outras formas. Se você notou um padrão no tipo de cliente que procura pela sua clínica, vale a pena anunciar para este mesmo perfil. Quanto mais segmentado, maior é a assertividade do seu anúncio e menor o dinheiro jogado fora com as suas campanhas.
Tendência 5: Sua clínica usa e mantém um CRM atualizado?
Em qualquer tipo de consultório, manter um CRM atualizado é essencial para gerar mais receitas. CRM não é o conselho regional de medicina – vem de customer relationship management, que é o gerenciamento do relacionamento com o seu cliente, e faz parte de uma estratégia avançada de marketing digital para clínicas.
É tendência porque, hoje em dia, os sistemas de coletas de dados e de automação de marketing estão tão avançados que é possível enviar mensagens automáticas personalizadas para os seus clientes.
Se o seu consultório oferece exames ou procedimentos sem compromissos, como limpezas dentárias, procedimentos estéticos e principalmente check-ups rotineiros, essa é uma estratégia que pode alavancar muitas novas consultas sem muito esforço. Mesmo um parabéns de aniversário aos seus clientes ajuda a manter o nome da sua clínica na cabeça dele e é uma garantia de que você sempre receberá indicações.
E lembre-se: todas essas ações devem ser feitas com base nas regras de publicidade exigidas pelos Conselhos Federal e Regional de Odontologia (CFO e CRO) e pelos Conselhos Federal e Regional de Medicina (CFM e agora sim, CRM). Somadas, são mais de 50 normas que, caso infringidas, podem resultar até mesmo na proibição do exercício da profissão.
Achou complicado coordenar todas essas ações ainda assim dar conta do dia a dia da sua clínica? A gente te ajuda. As rotinas do marketing digital para clínicas podem realmente tomar bastante tempo, por isso, converse agora mesmo com a Echosis e conheça uma empresa especializada em marketing digital para clínicas.
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