Se você está em busca de conteúdos sobre Marketing Digital para iniciantes chegou ao lugar certo. Cada vez mais se fala sobre essa estratégia, mas ainda há quem não saiba do que se trata ou porque ela é importante.
Se esse é o seu caso, esse é o guia certo para te ajudar a entender mais sobre o assunto e colocar em prática no seu negócio.
Pronto para desvendar os mistérios do Marketing Digital? Continue a leitura e confira todas as nossas dicas.
O que é Marketing Digital?
Antes de mais nada, vamos começar pelo começo? O marketing existe há muitos anos, antes mesmo das pessoas o identificarem por esse nome. Isso porque ele nada mais é do que uma ferramenta que conduz o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos.
Para atrair as pessoas e conduzi-los a compra, as empresas costumavam investir em anúncios no rádio, propagandas na TV, fotos chamativas em revistas e jornais. Essas ações fazem parte do que chamamos de Outbound Marketing.
Com o passar dos anos o mundo evoluiu, a tecnologia começou a fazer parte do nosso dia a dia e os consumidores passaram a usar a internet como um meio para realizar compras. Por este motivo, as marcas precisaram mudar suas estratégias e começar a utilizar o meio digital para atrair e reter clientes. Ou seja, ações que você vê nas redes sociais, emails, vídeos no YouTube ou TikTok e a produção de conteúdos para blogs, ebooks e etc, fazem parte do Inbound Marketing.
Outbound se refere ao marketing feito “offline”, enquanto o Inboud se trata do marketing realizado “online”. Consegue distinguir?
Por que essa estratégia é tão importante?
Não é novidade que as pessoas estão cada vez mais conectadas, né? De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet.
E a tendência é que a cada ano a internet ganhe novos adeptos, por isso é muito importante que as empresas se adaptem a transformação digital. Para se ter uma ideia, um estudo da WebShoppers revelou que os sites de busca são responsáveis por 25% das compras online, seguido por 19% referente as redes sociais.
Ou seja, quem não é visto não é lembrado, e quem não está na internet simplesmente não existe. Por isso o Marketing Digital é tão importante, para ajudar empresas a serem vistas, lembradas e a se tornarem preferência dos consumidores.
Quais são as vantagens do Marketing Digital?
Já deu para perceber que são muitos detalhes e informações, por isso esse é um conteúdo de Marketing Digital para iniciantes. Mas já deu para perceber que essa ferramenta é fundamental e que se você ainda não faz uso dela, é hora de começar a repensar.
Trouxemos também algumas vantagens do Marketing Digital para te convencer definitivamente a investir nessa ferramenta. Confira quais são elas a seguir:
Dados mensuráveis
O que não faltam são dados na internet e com o Marketing Digital você consegue usar essas informações a seu favor. Por exemplo, nas redes sociais é possível verificar quais são os horários que os usuários acessam seu perfil, o gênero e a idade. A partir desses dados dá para entender qual é o perfil das pessoas interessadas na sua empresa e planejar conteúdos e anúncios para transformá-los em clientes.
Investimento que cabe no seu bolso
Ainda há quem acredite que Marketing Digital é caro e que é indicado apenas para grandes empresas. Mas não se engane, essa ferramenta pode ser usada por TODAS as empresas, desde indústrias até igrejas. É isso mesmo. E a melhor parte é que se comparado a outros veículos de divulgação, o Marketing Digital tem um valor de investimento mais acessível. O ideal é que você pesquise, busque por orçamentos e encontre o profissional certo nessa área para te ajudar.
Maior alcance
Se você divulgar o seu negócio num jornal local, certamente a sua empresa será conhecida somente pelos moradores da região, certo? Na internet existe a possibilidade da sua marca alcançar o mundo, não existem limites. Ou seja, você terá um maior alcance com suas ações de Marketing Digital. Dessa maneira é possível que você conquiste um número maior de interessados no seu negócio e potenciais clientes.
Onde encontrar materiais de Marketing Digital para iniciantes?
O Marketing Digital ainda é considerado uma metodologia recente, então há muitos materiais para estar sempre aprendendo sobre ele. Além disso, essa estratégia passa, constantemente, por mudanças e melhorias, então sempre há novidades. Por isso, é fundamental estar sempre de olho nos portais de notícias sobre o tema para se manter atualizado.
Mas onde encontrar materiais para saber mais sobre Marketing Digital? Confira algumas sugestões a seguir:
Rock Content
Além de um blog repleto de artigos e materiais sobre os mais variados temas, dicas e assuntos do universo de Marketing Digital, eles também possuem a Rock University com cursos gratuitos e pagos para você aprofundar os seus conhecimentos sobre essa estratégia.
Neil Patel
Considerado um dos maiores nomes do Marketing Digital, Neil Patel compartilha na internet todo o conhecimento que possui sobre essa metodologia. Você pode acompanhá-lo através de seu blog ou se preferir em seu canal do YouTube. Por lá você encontra dicas, sugestões de ferramentas (algumas criadas por ele mesmo) e muitos tutoriais.
Por fim, você pode aprender mais sobre Marketing Digital com a gente! Isso mesmo, por aqui há muitos conteúdos que podem te ajudar na sua jornada. Separei alguns deles aqui:
- O que é Marketing Digital? Tudo o que você precisa saber!
- 4P’s do Marketing: Descubra o que cada um deles significa
- Como as pessoas consomem na era digital?
- Esses e muitos outros conteúdos você encontra aqui.
Se preferir, receba nossos materiais diretamente no seu email! Inscreva-se na nossa newsletter e receba dicas diretamente na sua caixa de entrada! ❤