Quem trabalha no ramo da gastronomia sabe o quanto a opinião do público é importante. Por isso, o marketing digital para restaurante tem ganhado tanta relevância nos últimos anos. Afinal, quanto mais as pessoas gostam de um estabelecimento, mais elas tendem a recomendá-lo, tanto para amigos quanto em sites de avaliação.
Ter um bom posicionamento online, portanto, é fundamental, pois os consumidores assumiram um papel bem mais ativo em suas escolhas. Nesse cenário, os clientes contribuem muito — e de forma direta — para formar a reputação do seu negócio, o que influencia também o seu faturamento. Então, apresentar uma marca forte no ambiente digital passou a ser ainda mais necessário!
Quer saber mais como os investimentos em marketing digital trazem oportunidades vitais para o seu negócio? Continue lendo e veja como essa pode ser a melhor forma de alavancar suas vendas.
As vantagens do marketing digital
Não apenas o marketing digital para restaurante, mas o marketing digital de forma geral traz grandes benefícios para qualquer empresa. Veja aqui os 4 principais:
1- Menor investimento necessário
Independentemente do tamanho do seu estabelecimento, o investimento inicial em marketing digital é muito inferior ao de outros meios de divulgação, como cartazes, TV, jornal e rádio. Muitas das ferramentas utilizadas, como sites, blogs e redes sociais, são inteiramente gratuitas para qualquer usuário.
Isso torna o marketing digital para restaurante a melhor opção para iniciar a sua divulgação em qualquer local, ampliando o alcance da sua marca.
2- Alcance maior sobre o público
A maior parte da população moderna utiliza a internet diariamente, seja para entretenimento ou para fins de trabalho. Isso significa que, simplesmente por estar lá, seu restaurante já possui muito mais chances de alcançar o seu público.
Se não houver ao menos um site com seu endereço, ninguém poderá encontrar seu estabelecimento em uma pesquisa, por exemplo. Além disso, o consumidor busca sempre informações sobre o restaurante antes de frequentá-lo. Então, ações de marketing digital também servirão como uma recomendação positiva!
A divulgação por redes sociais é um outro forte exemplo de como se pode criar um público cativo. E quanto maior for sua presença no cotidiano do seu público, mais estimulados eles ficam a buscar o seu restaurante. Além disso, uma vez que é possível medir seus resultados com facilidade, sabe-se exatamente quais ações vêm apresentando melhores resultados.
3- Melhoria no atendimento
O marketing digital para restaurante vai muito além de inserir a sua logo em alguma pesquisa ou linha do tempo. Melhorar o atendimento dos seus clientes utilizando a internet é uma ótima forma de melhorar a experiência do seu público, reduzindo o tempo de espera, cortando filas e muitas outras vantagens. Vamos entrar em mais detalhes sobre como isso se aplica daqui a pouco.
4- Possibilidade de integração com outros canais
A internet não é um canal fechado de comunicação. Pelo contrário, ela é um dos meios mais abertos para conquistar seu consumidor. Caso você tenha outras ações de marketing em mídias tradicionais, como TV, rádio e jornal, você pode encontrar formas criativas de integrá-los.
Por exemplo, uma promoção em que os clientes devem encontrar um código na sua propaganda via panfletos e cadastrá-lo no site para conseguir um cupom de desconto. Esse tipo de campanha pode promover seu restaurante, potencializando as diversas formas de divulgação.
Dicas de marketing digital para restaurante
Agora que você já entende as vantagens do marketing digital, é hora de ver como ele pode ser aplicado no seu restaurante. Veja aqui 4 dicas de como utilizar estes recursos a seu favor:
1- Coleta de dados
Ao criar canais de comunicação mais diretos e ativos com seus clientes, como redes sociais ou landing pages, você consegue saber quem é o seu público e, o mais importante, passa a segmentá-lo de forma eficiente. Isso ocorre devido à facilidade de coleta de dados que acontece por meio das interações.
Por exemplo, ao fazer uma campanha promocional no Facebook, você pode solicitar informações como nome, telefone e e-mail para, a partir disso, empreender ações direcionadas para esse público que já apresentou interesse. Com isso, aumenta-se o engajamento, deixando as pessoas cada vez mais atraídas pelo seu restaurante.
2- Conte sua história
Ter ótimos pratos e excelentes bebidas é a base para todo bom restaurante. Mas também é importante ter ações diferenciadas para chamar a atenção das pessoas e captar novos clientes. Nesse sentido, vale mexer com o emocional do público, criando um sentimento de empatia, o que costuma melhorar muito a avaliação do seu estabelecimento no meio online.
Alguns bons exemplos de como fazer isso são: estimular que clientes façam depoimentos nas redes sociais, contar sua história sobre a origem do restaurante ou fazer “making off” da criação de algum prato, tornando a relação entre você seu público ainda mais próxima.
2- Enquetes e sugestões
Existe uma grande vantagem nas redes sociais: as pessoas chegam até você por conta dos conteúdos que você publica. Com isso, amplia-se a capacidade de interação oferecida pela internet, permitindo que seus clientes façam sugestões e perguntas, entre outros benefícios.
Será que eles querem um prato especial para uma data comemorativa? Sentem falta de alguma coisa que saiu do cardápio algum tempo atrás? O marketing digital para restaurante pode trazer respostas para todas essas dúvidas, fazendo com que você melhore o atendimento de forma personalizada para seus clientes e consiga alavancar seus lucros.
3- Clubes, grupos e eventos gastronômicos
Por fim, mas não menos importante, seu restaurante deve estar bem presente nas comunidades de gastronomia locais. Muitas pessoas consultam grupos nas redes sociais que falam sobre comida gourmet ou opções diferentes de alimentação. Manter um perfil ativo nas mídias ajuda bastante na sua colocação no mercado e na opinião do público.
Agora que você já entende mais sobre o marketing digital para restaurante, é uma boa hora para investir e aumentar suas chances de sucesso!
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