Com o grande alcance da internet, é quase impossível pensar em uma empresa que não esteja presente lá. São bilhões de usuários ao redor do mundo, boa parte deles conectados 24 horas por dia. E esses benefícios também podem ser aproveitados por quem trabalha no ramo de alimentação. Por isso hoje vamos falar do marketing digital para restaurantes.
Se você trabalha nesse ramo, certamente sabe de algumas das dificuldades que ele proporciona. Atrair a atenção de clientes todos os dias é uma delas. Porém, com algumas atitudes simples, tomadas dentro do ambiente digital, você pode superar esses obstáculos e aumentar seu faturamento.
Está curioso agora? Então confira, a seguir, 6 dicas para atrair mais clientes.
1. Foque no seu público-alvo
Todo negócio possui um grupo de pessoas que mais se interessa pelos seus produtos. Isso é especialmente verdadeiro na alimentação, pois cada público possui preferências alimentares diferentes. Você vende churrasco? Comida vegana? Uma mistura de tudo? Cria algo mais gourmet? Quer atender às massas na hora do almoço? É um restaurante infantil? Toda essa informação se combina para determinar qual é o seu público-alvo.
Ao criar campanhas, pense primeiro em quem você deseja atingir. Estes elementos vão te ajudar a restringir sua divulgação e aumentar a taxa de conversão de clientes. Será menos quantidade e mais qualidade para o seu marketing.
2. Divulgue todas as suas informações
Um dos pilares centrais do marketing digital é que você precisa de uma página para direcionar os seus leads. Aí entra a necessidade de um portal, um site onde você explica o que é seu negócio, que tipo de pratos serve, horário de funcionamento, etc.
Seus clientes precisam saber disso antes de tomarem uma decisão. Caso contrário, continuarão comendo nos mesmos locais de sempre, mesmo que não sejam os de sua preferência.
3. Crie campanhas em redes sociais
Redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram são muito úteis em qualquer campanha de marketing. No caso dos restaurantes, o último é um dos mais importantes, pois o seu produto é muito melhor divulgado através de fotos do que de textos.
Com o conhecimento do seu público-alvo, você poderá direcionar estas campanhas para um público específico, oferecendo uma recompensa para quem curte sua página. Um cupom de desconto, um prato especial, etc. É uma atitude simples, barata, mas que gera ótimos resultados.
4. Aceite reservas online
Você chamou a atenção de um novo lead com seu marketing digital para restaurantes. Agora, como garantir que ele se torne um cliente tão rápido quanto possível? Se o seu negócio aceita reservas, esse é um bom momento para digitalizá-las!
Se a primeira impressão que uma pessoa tem do seu negócio já é boa, esse é o melhor momento para convidá-la a entrar. Se, logo após ler sobre seus pratos, ela estiver com vontade de experimentar, deixe um link para a página de reservas logo abaixo. Assim, ela já se tornará sua cliente antes que a vontade passe!
5. Use imagens para reforçar sua propaganda
Lembra do que falamos sobre o Instagram? Bem, você pode fazer isso em outros lugares. Com a velocidade do conteúdo na internet, é cada vez mais difícil manter a atenção do público apenas com algumas palavras. Você precisa de uma imagem chamativa, que represente o tipo de prato que você serve.
De fato, uma foto de qualidade pode te render mais uns 5 clientes ao longo da semana. E você pode envolver seus clientes nisso, dando a eles um desconto ou sobremesa grátis sempre que compartilharem uma foto com a “#seurestaurante” e a localização do wi-fi ativada. É simples, barato e bem rentável.
6. Monte eventos para engajar o público
Não são apenas as pequenas campanhas que envolvem clientes com seu negócio. Você pode montar eventos inteiros para isso! Dia da picanha, do milho, da cerveja, tudo isso pode te ajudar a trazer mais um cliente em um dia temático. E com a internet, o alcance dessa pequena festa pode ser muito maior do que você espera.
Agora que você entende os benefícios do marketing digital para restaurantes, que tal contar com ajuda especializada nesse processo? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital que caiba no seu negócio.