A propaganda é a alma do negócio, já diziam os velhos e sábios empreendedores. Mas quem está começando agora já se depara com uma grande frustração: sua divulgação não recebe resposta. Bem, já pensou em fazer marketing direto? Pode resolver o seu problema.
Agora você deve estar se perguntando “mas o que é isso?”. Simples, é uma estratégia de marketing que busca atingir diretamente os leads que já estão interessados no seu produto ou serviço. É uma tática antiga, muito comum em telemarketing, mas que já foi renovada com a chegada da internet. Agora você pode disparar e-mails, usar postagens em redes sociais, mensagens privadas, aplicativos, entre outros recursos para encontrar seus clientes.
Quer saber como aproveitar essa estratégia? Então veja aqui 5 formas de maximizar o marketing direto da sua empresa:
1. Segmente ao máximo o seu público
Você não precisa agradar todo mundo. Só quem está interessado no que você tem a oferecer. Então, em vez de buscar uma forma universal imaginária e inexistente de divulgação ou sair atirando pra todos os lados, tente classificar seus potenciais clientes. Os critérios podem variar um pouco, mas coisas básicas como a faixa etária, idade e poder aquisitivo são os mais recorrentes.
Ao realizar essa classificação, você saberá como e quando se aproximar de cada lead. E, por consequência, terá uma taxa de sucesso bem maior com menos esforço.
2. Planeje sua abordagem
O marketing direto não é a mesma coisa que panfletagem. Não basta chegar e dizer “oi, olha meu produto aí” e esperar que realmente olhem. A maioria vai só te ignorar. Por isso, você deve ter uma abordagem bem pensada.
Com um público segmentado e estudado, você pode ver qual é o problema que eles precisam resolver e como você pode ajudar. A partir daí, você pode desenvolver mensagens mais estruturadas, com gatilhos mentais e uma proposta vantajosa para aquele lead. Se o seu público acreditar que vale a pena ser seu cliente, então você vai ter clientes.
3. Escolha as ferramentas certas
E-mail marketing, telefone, aplicativos dedicados, mensagens de celular, existem várias maneiras de fazer marketing direto. A questão é: qual deles é o melhor? Obviamente, essa é uma pergunta bem difícil de responder se você não conhece o perfil do seu público. Cada tipo de cliente dá prioridade a mídias diferentes, o que deve guiar o seu foco durante a divulgação dos seus produtos.
Digamos que você venda produtos voltados para os jovens, como spinners e algumas camisetas ilustradas. Seria melhor usar e-mails ou redes sociais? É verdade que pessoas mais jovens usam e-mail, mas esse dificilmente é o seu meio principal de comunicação. Pelas redes sociais ou mensagens de celular, você terá uma chance de sucesso bem maior.
4. Faça alguns testes antes de começar
É verdade que, em alguns momentos da sua vida, você precisa pular de cabeça em alguns projetos. Mas essa ousadia nem sempre é recompensada no ramo empresarial. Seu investimento está em jogo, então é melhor que ele valha a pena!
Para garantir o sucesso do seu marketing direto, comece pequeno. Faça alguns testes com grupos seletos de leads que se encaixam no perfil e veja qual é sua taxa de conversão. Dependendo do resultado, você pode dar continuidade ao projeto ou voltar ao planejamento para encontrar o que deu errado.
5. Mensure, analise e repita
Não pense que seu trabalho acaba quando a campanha é disparada. Pelo contrário, é apenas o começo. Depois de mandar algumas mensagens e fazer suas ligações, você deve medir os seus indicadores de sucesso. Taxa de conversão, tempo de resposta, índice de aprovação do material, etc.
Depois, você deve analisar os resultados e ver o que deu certo e o que pode ser aprimorado. Se você começar a se acomodar em um único procedimento, há uma boa chance de que ele se torne obsoleto sem que você perceba. E não pare por aí! Repita ciclicamente esse processo de aplicação e avaliação. Com o tempo, isso se tornará um hábito dentro da sua empresa.
Agora que você já sabe como o marketing direto pode ser potencializado, que tal chamar ajuda especializada para alavancar seus negócios? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento que caiba nas necessidades da sua empresa.