Com o crescimento da navegação móvel, o número de pessoas que usam a internet diariamente cresceu consideravelmente. E as redes sociais estão no topo das páginas mais utilizadas ao redor do mundo. Com todo esse alcance à sua disposição, não investir em marketing e redes sociais é, no mínimo, um grande erro.
Ter uma página e usá-la para levar novos leads ao seu produto é um passo importante, mas se você não souber como realizar esse processo, sua presença lá não terá tanto peso. Estudar as técnicas de marketing que mais se aplicam em redes sociais é fundamental para garantir o seu sucesso.
Se você está passando por dificuldades com o seu marketing e redes sociais, pode ser que esteja cometendo alguns erros graves. Por isso separamos aqui alguns exemplos de erros, para que você os identifique e consiga evitá-los. Confira:
1. Estar na rede social errada
Ao contrário do que alguns podem pensar, as diferentes redes sociais da internet são exatamente isso: diferentes. O tipo de pessoa que você encontra acessando o Facebook não e a mesma que você vai achar no Twitter, LinkedIn ou mesmo na Google Plus. Estes são espaços que atendem a perfis diversos, os quais podem ou não coincidir com o seu público.
Para não cair nesta armadilha, você precisa descobrir qual rede é mais utilizada pelo seu público-alvo. Isso pode se resolver de duas formas: com uma pesquisa de opinião direcionada à sua base atual; com uma avaliação de mercado, cruzando os dados dos seus clientes com os dos usuários da rede social em questão.
2. Postar com pouca ou muita frequência
O grande diferencial que as mídias sociais oferecem é a possibilidade de interagir e compartilhar informações. Tanto sobre si mesmo quanto sobre assuntos de interesse geral. Sendo assim, a melhor forma de engajar mais pessoas na sua página e promover seu marketing e redes sociais é compartilhar links. Mas na medida certa.
Excesso de postagens podem saturar sua audiência, além de aumentar o custo de promoção. Falta delas pode gerar uma “perda de momento”, o que leva boa parte da sua audiência a migrar para outras páginas com mais conteúdo. O número ideal de postagens por dia pode variar de acordo com a rede em questão, com o tema, interesse do público e com o algoritmo. Mas, de forma geral, o ideal é começar com 3 a 5 postagens regulares, em horários distintos.
3. Não focar no seu público-alvo
Como em qualquer forma de marketing, suas redes sociais devem ser voltadas para um grupo demográfico específico. É impossível agradar a todos, especialmente num ambiente onde não há muito tempo para aprofundar. Se você quer atrair a atenção dos seus melhores leads, foque naquilo que eles querem ver.
Por exemplo, lojas de brinquedos usam cores fortes e alegres para captar a atenção das crianças. Além de transmitir sentimentos que as agradam, muitas delas já reconhecem certos padrões. Rosa e azul-claro costumam sinalizar bonecas, enquanto verde escuro e preto são comuns em bonecos de ação.
4. Achar que não precisa investir dinheiro
É verdade que o marketing e redes sociais é bem mais barato que o tradicional. Criar a própria página e alimentá-la é de graça, afinal! Mas isso não significa que você pode aproveitar o máximo potencial destas técnicas sem investir ao menos uma parte do seu orçamento mensal.
Em primeiro lugar, o número de páginas diferentes tentando captar o mesmo público que você é bem maior do que aparenta. Não há espaço no feed do seu lead para todos eles. Por isso o melhor é criar pequenos anúncios pagos e direcioná-los para o seu público-alvo. Assim, você garante maior conversão e um espaço na tela de um potencial cliente.
5. Deixar de medir os resultados reais
Curtidas, compartilhamentos, respostas, tudo isso faz parecer que sua página é um sucesso. Mas quantas destas pessoas realmente compram o seu produto? Poucas? Bem, é por isso que estas são as chamadas “métricas de vaidade”.
Em vez de desenvolver campanhas na sua página para a sua página, lembre-se de focar no resultado final. Você está aqui para conseguir clientes!
Agora você entende quais erros não cometer no seu marketing e redes sociais. Sendo assim, que tal buscar ajuda profissional nesta tarefa? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital que caiba no seu bolso.