Saber fazer marketing nas redes sociais é hoje uma necessidade. Essa é uma área que está em constante mudança, já que todos os dias surgem novas tecnologias e conceitos. Por isso, para sair na frente, é essencial estar sempre de olho nas tendências do segmento.
Preocupar-se com os fundamentos do marketing e da comunicação, a construção da marca, a necessidade de ter uma base de prospects, leads e clientes e, claro, em atender e se relacionar bem com o cliente é fundamental em qualquer cenário. Além disso, porém, acompanhar as tendências faz toda a diferença.
No Brasil, 78% dos usuários de internet estão em uma rede social segundo levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Na pesquisa Social Media Trends 2018, 47,1% dos 452 usuários de redes sociais entrevistados disseram preferir o Instagram. O Facebook fica em segundo lugar, com 29,6%.
O Instagram é o preferido das mulheres (52,9% contra 41,6% de homens). Já o Facebook tem 29,8% de adeptas mulheres e 30% de preferência masculina. Em terceiro lugar, o YouTube é escolhido majoritariamente pelos homens: são 12,8%, em comparação com os 4,4% de preferência feminina.
Para ter sucesso, então, é essencial saber o que é tendência em termos de comportamento nas redes sociais, consumo de conteúdo, preferência de mídia e assim por diante. Neste post, apresentamos algumas das tendências que devem permear as decisões daqui para a frente. Quer conhecê-las? Acompanhe a seguir!
Engajamento entre marcas e consumidores
Administrar a comunidade de forma a melhorar a interação da marca com os clientes é crucial para empresas de todos os segmentos. Para isso, é preciso estudar a persona, identificar grupos e oferecer conteúdo exclusivo. Essa é uma tendência importante que pode revolucionar esse relacionamento.
Afinal, é nesses espaços que a marca pode responder dúvidas, mostrar novidades, encontrar influenciadores, acompanhar os conteúdos produzidos pelos clientes e pedir feedback a eles em tempo real. Isso ajuda a ganhar a confiança deles e estabelecer um relacionamento saudável.
Melhora na comunicação a partir do social listening
Saber o que falam da empresa nas redes sociais é essencial para melhorar a comunicação com a clientela. O social listening consiste em avaliar as menções da marca e da concorrência nas redes sociais (principalmente no Facebook, no Instagram e no Twitter) para saber quais são as tendências da área de atuação da companhia.
A partir disso, é possível montar estratégias de marketing e vendas alinhadas com as necessidades e as expectativas do consumidor. Isso, além de melhorar o atendimento, permite acesso a leads qualificados (que podem se tornar clientes) e ajuda a avaliar a concorrência e quais são seus pontos fortes e fracos.
Crescimento do conteúdo em vídeo
A produção de vídeos é essencial na composição do mix de conteúdos da empresa. Com eles, é possível capitalizar quando o usuário faz uma pausa para ver um material interessante em vídeo enquanto desliza o feed de notícias.
Só que não basta criá-los. É preciso que a produção possa ser adaptada para cada canal de forma a garantir o máximo de exposição. Nesse processo, é essencial entender que cada rede social tem sua própria dinâmica de interação e é a empresa que deve se adaptar ao cliente, não o contrário.
Uso de realidade virtual
Os ares são futuristas, mas a verdade é que a realidade virtual já é realidade para muitas empresas. Com ela, a companhia pode proporcionar ao potencial cliente uma aproximação mais real do produto, o que aumenta as chances de ele ter interesse em adquiri-lo.
Isso porque essa tecnologia torna um cenário desenvolvido em computador mais real para o consumidor. Um exemplo conhecido são os videogames: o jogador assume o controle do personagem em um espaço virtual e tem emoções e sentimentos mais intensos do que nos jogos comuns.
É hora, então, de observar de perto essas tendências de marketing nas redes sociais e, na medida do possível, colocar a mão na massa para adotá-las na prática. Isso vai fazer sua empresa se destacar em seu nicho de mercado.
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