Ter os canais de contato certos para o seu negócio é uma das partes mais importantes da captação de clientes. E graças à internet, se comunicar com seu público é uma tarefa cada vez mais fácil. Um bom exemplo disso é a prática do marketing no WhatsApp, algo que sua empresa realmente deveria fazer.
O WhatsApp é um aplicativo de chat bem conhecido hoje em dia. Através dele, várias pessoas podem trocar mensagens de texto e áudio com maior praticidade, associando o seu contato ao número de telefone. E a ferramenta também possui ótimo suporte para empresas.
Quer aprender como usá-la? Então acompanhe.
1. Métricas de desempenho
Através desse aplicativo, você pode coletar diversas métricas sobre seu público, como a frequência de contatos, tempo para resolução de dúvidas, entre outras coisas. Analisando estas métricas, você terá mais facilidade para estabelecer metas e realizar testes com diferentes abordagens de atendimento. Um excelente caminho para otimizar seu trabalho de atendimento e aumentar suas vendas.
2. Mensagens rápidas
Assim como em qualquer conversa pessoal, o WhatsApp Business te permite criar mensagens rápidas automáticas para todos os novos contatos. Dessa forma, você pode enviar algumas informações básicas a todos os clientes sem muita dificuldade, além de informar que eles pegaram o número certo.
Se for confirmado que o cliente precisa de um atendimento direto, basta que uma pessoa utilize o aplicativo para responder às perguntas e dar continuidade ao processo. Também é possível que várias pessoas acessem a plataforma e façam atendimentos separadamente a clientes diferentes.
3. Segmentação de contatos
A plataforma do WhatsApp Business permite que você crie quantas listas quiser para categorizar seus clientes. Dessa forma, você sempre terá alguma referência com relação ao seu estágio na jornada de compra, qual é o estado do pedido e como você pode lidar melhor com cada indivíduo para aumentar suas chances de conversão.
Dicas e estratégias para fazer marketing no WhatsApp
Colocar sua divulgação em prática através do WhatsApp não é uma tarefa tão difícil. Bastar cadastrar seu negócio na página e divulgar seu contato. Porém, além disso, há outras coisas que podem ser feitas para melhorar seus resultados ao longo do tempo.
Veja aqui algumas dicas que podem te ajudar:
1. Seja próximo e pessoal
A linguagem é uma parte importante do atendimento ao cliente. E cada canal exige um jeito um pouco diferente de falar para conseguir a melhor resposta possível do público. No WhatsApp, isso não é diferente.
Nesse espaço, é bem comum que todas as pessoas se comuniquem de maneira pessoal e um pouco informal, mesmo lidando com uma empresa. Algumas abreviações e emoticons podem ser bem-vindos, desde que você seja objetivo na hora de enviar informações.
2. Não envie spam
O pior erro que alguém pode cometer ao conseguir uma boa lista de contatos é começar a enviar dezenas de mensagens com propaganda ou promoções. Isso faz com que você seja imediatamente bloqueado e perca um lead.
Em primeiro lugar, minimize a quantidade de envios. Você quer focar em qualidade, não quantidade. Segundo, segmente o público que tem melhor recepção a estas mensagens para não atrapalhar suas chances com os demais.
3. Integre o WhatsApp com outras ferramentas
A análise de dados é outro componente essencial para o melhor desempenho de qualquer campanha de marketing hoje em dia, independente do canal. Você precisa acompanhar de perto todas as estatísticas e saber como usá-las para bolar planos.
Para facilitar essa tarefa, você deve integrar ao máximo todas as fontes de dados do seu negócio, incluindo o WhatsApp usado para atendimento. Dessa forma, as informações coletadas podem ser comparadas com outros canais, por exemplo, para determinar qual deles apresenta a melhor taxa de conversão.
Agora que você entende melhor como fazer marketing no WhatsApp, é hora de começar a usá-lo para atrair mais clientes!
E se quiser continuar tirando mais dúvidas sobre o tema, assine nossa newsletter abaixo e fique sempre por dentro de nossas novidades.
Receba conteúdos exclusivos!