Salões de beleza são negócios bem tradicionais ao redor do mundo. Praticamente todo bairro possui um local onde mulheres vão para melhorar o visual e até encontrar as amigas. Além disso, também é um segmento que vem atuando junto ao público masculino, com a versão de barber shops. E para atrair toda essa massa de clientes, é bom trabalhar o seu marketing para salão de beleza.
Estar presente na internet, através de um site, blog e pelas redes sociais é fundamental. A maior parte da comunicação entre empresas e marcas ocorre nesse meio, o que torna o marketing digital a ferramenta mais eficiente de divulgação para o seu estabelecimento ter muito sucesso.
Para ajudar a atrair mais clientes e melhorar sua rentabilidade, trouxemos no post de hoje dicas valiosas sobre marketing digital e para você e seu espaço físico. Venha conosco!
1. Promoções e fidelidade em marketing para salão de beleza
O marketing para salão de beleza começa com o primeiro contato entre sua empresa e o seu público. A partir desse ponto, você deve trabalhar para chamar ainda mais a atenção do cliente.
Uma excelente ação é criar cupons para a primeira visita, por exemplo. Você pode pedir que as clientes façam um cadastro em sua fanpage no Facebook para ter diversas vantagens, como descontos em tratamentos contínuos, como os de reconstrução capilar, ou acesso em primeira mão a novos produtos.
Esse programa de fidelização de clientes deve ser alimentado para que o público continue frequentando seu salão. Para isso, servem os contatos constantes por meio de e-mail marketing ou redes sociais. Essa técnica de marketing para salão de beleza aumenta as chances de que o crescimento nos serviços se mantenha, elevando a satisfação da clientela.
2. Oferecer exemplos
Se você já está nesse ramo há algum tempo, já deve ter se deparado com as clientes que não sabem definir o que querem. Elas passam um bom tempo descrevendo que tipo de resultado desejam e depois não ficam tão satisfeitas, o que reduz a sua chance de retorno. Como resolver esta situação?
Uma solução eficiente é manter em seus canais diversas fotos de seu trabalho! Reúna um pequeno acervo de cortes, penteados e makes, crie um álbum e use-o para se tornar uma referência na área.
Além de ser uma forma de marketing para salão de beleza, também evita os pequenos problemas com relação às expectativas na hora de executar o serviço.
3. Interação com o público
Uma das regras fundamentais do marketing digital é: não deixe sua clientela sem resposta! A internet permite que o público interaja com o seu salão com maior frequência e facilidade, o que aumenta a confiança que eles têm no seu trabalho. E quanto mais se confia, maiores são as chances de sucesso.
Ao planejar suas estratégias de marketing para salão de beleza, lembre-se de incluir algumas enquetes e conteúdos compartilháveis. Isso aumentará o tráfego de pessoas na sua página ou rede social e facilitará bastante a construção do seu portfólio e de sua autoridade nesse mercado.
4. Fale sobre moda e beleza nas redes sociais e em seu site
Se você já pesquisou alguma coisa sobre marketing digital, certamente já ouviu falar dos blogs como uma ferramenta para aumentar a visibilidade do seu salão de beleza. Esse é o chamado marketing de conteúdo, que consiste em atrair seu público com informações úteis e relevante.
Além de facilitar todo o processo de divulgação, essa também é uma forma interessante de interagir com o público. Dessa forma, busque falar sobre tudo que envolve moda e beleza, obviamente. Já que estamos falando de marketing para o seu salão, você deve focar em algo que interesse ao público.
Nesse sentido, montar todo o conteúdo e o próprio site pode ser trabalhoso e, por vezes, complexo, pois os clientes precisam ver constância para confiar no seu trabalho. Felizmente, você posse contar com profissionais dedicados para auxiliar em todo processo, alavancando os negócios do seu salão de beleza!
5. Produtos exclusivos
Uma ótima opção para se diferenciar de seus concorrentes e atingir um novo público é fornecer produtos exclusivos, somente para um determinado tipo de cabelo ou de alguma marca que não é comercializada por outros salões na sua região. Desta forma você inclui o seu negócio em um nicho específico, sendo mais fácil criar estratégias de marketing assertivas e ainda atrai mais clientes interessados em conhecer os seus serviços exclusivos.
6. Ofereça agendamento online
Se você não investiu ainda nessa opção, saiba que pode estar perdendo muitas oportunidades. Devido a correria do dia a dia o nosso celular se tornou mais do que um simples telefone móvel, por meio dele podemos checar as notícias que estão ocorrendo no mundo, verificar nossas redes sociais e claro, utilizar esse recurso para administrar a agenda de compromissos.
Assim, o ideal é lançar facilidades próprias para o smartphone, como o agendamento online. Onde seus clientes podem deixar data e horário marcado gastando poucos minutos do corrido cotidiano, e até mesmo quando o estabelecimento já está fechado.
7. Incentive as avaliações
Algo que também é muito comum hoje em dia é as pessoas pesquisarem opiniões de outras sobre determinada marca, produto ou serviço. E as avaliações online tornam esse processo mais fácil. Pensando nisso, incentive aqueles clientes com quem você possui um bom relacionamento a avaliarem os seus serviços na sua página no Google ou no Facebook.
Desta forma, sempre que potenciais clientes procurarem sobre o seu negócio poderão encontrar avaliações e assim optar pelos seus serviços. Ou seja, é praticamente uma divulgação boca a boca no meio online.
8. Crie um cenário para selfies e uma hashtag própria
Já pensou em criar um cenário ou um espaço moderno e bonito para que possa fotografar o antes e o depois das suas clientes? Invista em uma boa decoração, com objetos modernos, bonitos e com um espelho para que elas possam encontrar o ângulo perfeito para mostrar o novo visual.
Além disso, crie uma hashtag que identifica a sua marca e diferencia os procedimentos feitos no seu estabelecimento. Sinalize essa tag em pequenos adesivos nos espelhos e, especialmente, no cenário. Assim quem for ao seu salão com cliente ou acompanhante pode visualizar diretamente nas redes sociais todos os seus trabalhos, podendo passar mais credibilidade.
9. Seja o seu próprio modelo
Provavelmente você não pagaria caro por um tratamento dentário com um dentista que possui os dentes feios e mal cuidados, certo? Pois saiba que os seus clientes também pensam dessa forma sobre os profissionais e estabelecimentos da beleza. Por isso, é importante estar sempre atento ao fato de que você é o seu próprio modelo.
Se você é dono ou gerente de um salão de beleza, mantenha o cabelo sempre arrumado e hidratado. A mesma lógica se aplica a barbearias e clínicas de estéticas. Manter a pele sempre saudável, a barba aparada e as unhas bem cuidadas é uma forma de você mesmo ser a demonstração da qualidade do seu estabelecimento e, consequentemente, atrair mais clientes.
10. Ofereça adicionais aos serviços
Crie possibilidades de aumentar o valor gasto pelos seus clientes através de opções adicionais para os procedimentos que eles já fazem. Por exemplo: o cliente pode pagar um valor X pela hidratação convencional. E um pequeno valor para utilizar somente produtos de uma marca exclusiva durante o procedimento. Desta forma você consegue aumentar as opções e, consequentemente, o valor dos serviços para os procedimentos que os clientes executam.
Conheça o trabalho especializado da Echosis! Somos uma das maiores empresas de marketing digital do Brasil, com filiais abertas em vários estados e ampla cobertura de serviços. Com o nosso apoio, você poderá desenvolver o seu marketing digital para salão de beleza com muito mais facilidade.
Agora você já sabe dicas valiosas para fazer o seu salão bombar. Aproveite e conheça nossos serviços: entre em contato com a Echosis agora mesmo. Tire suas dúvidas e nos fale seus objetivos. Vamos juntos trilhar um caminho de muito sucesso!