Métricas de vaidade: Saiba o que são e não seja seduzido por elas
Quando se trata das vantagens do marketing digital, a mensuração de métricas é uma das favoritas. Isso porque o mundo virtual permite que as empresas saibam quais são os resultados das suas ações praticamente em tempo real, sobretudo nas redes sociais. E quem nunca se empolgou com a grande quantidade de seguidores no perfil do Instagram ou com a enxurrada de curtidas em um post no Facebook?
Apesar de ser algo que traz satisfação, esses indicadores não são de fato relevantes para o sucesso do seu negócio, pois, trata-se das métricas de vaidade. Se você ainda acredita que o número de curtidas, seguidores ou comentários pode ser usado como critério para avaliar seus resultados de marketing digital, chegou a hora de abrir os olhos.
Vamos lá?
O que são métricas de vaidade?
São números que servem apenas para inflar o ego, já que não te ajudam a entender como está o desempenho da sua estratégia de marketing e não favorece o desenvolvimento de estratégias futuras. Elas costumam passar a impressão de que você está melhorando, mas, muitas vezes, não são úteis e não estão relacionadas a algo que você possa controlar ou repetir de maneira significativa. Geralmente são consideradas métricas de vaidade as: curtidas, compartilhamentos, visualizações, taxa de cliques, taxa de rejeição, entre outras.
No entanto, é importante destacar que qualquer métrica pode se encaixar nesse termo. Sem uma análise adequada, qualquer indicador passa uma boa impressão, mas sem uma importância relevante para os resultados do seu negócio. Apesar disso, ignorar totalmente as métricas de vaidade também não é uma boa opção.
Afinal, não há nada errado em se orgulhar dos números atingidos, principalmente porque através deles você pode acompanhar o crescimento das redes sociais e descobrir a quantidade de pessoas que possuem interesse em saber mais sobre a sua empresa, produtos e serviços. Para que você não seja mais seduzido pelas métricas erradas, a seguir nós te explicamos como você pode identificá-las.
Como identificar essas métricas?
As estratégias de marketing digital se diferenciam do offline justamente por estarem sempre em um processo de evolução. Ao longo do tempo, é necessário aperfeiçoar o que foi feito antes para continuar obtendo sucesso e aumentar mais os bons resultados.
Porém, isso não irá acontecer se você estiver se baseando nos números errados. Saber identificar quais são as métricas de vaidade é fundamental para que você possa otimizar o seu tempo e conseguir mensurar realmente os indicadores que farão diferença no desenvolvimento do seu plano de marketing.
1. O indicador irá me ajudar nas tomadas de decisões?
Em meio a tantos parâmetros que podem ser utilizados para avaliar o desempenho da estratégia de marketing, pode ser difícil diferenciar o que é realmente útil do que apenas causa um contentamento temporário. Para descobrir se um indicador é uma métrica de vaidade, uma boa dica é fazer a seguinte pergunta: “Essa métrica pode te ajudar a definir outras ações ou a tomar uma decisão?”
Se a resposta for “não”, chegou o momento de você reconsiderá-la. Os indicadores que merecem a sua atenção são aqueles que fornecem feedback e contexto para o que sua empresa está fazendo e se isso está ou não dando certo. Além disso, eles ajudam você a adequar seus planos de marketing para conquistar clientes ou aprimorar a abordagem de vendas de um setor específico. Todos os dados que você analisa devem promover mudanças e gerar melhorias para o seu negócio.
2. Esse dado reflete a realidade?
Na internet, principalmente nas redes sociais, os dados podem ser manipulados ou “conquistados” com gastos extras. É divertido acompanhar a quantidade de curtidas e seguidores, mas o fato de você poder literalmente pagar para aumentar esses números, faz com que essas métricas não representem a verdade.
Basta dedicar alguns minutos para pesquisar na internet “comprar seguidores” ou “comprar curtidas” para encontrar diferentes ofertas e, se quiser, fazer com que as redes sociais da sua empresa se tornem famosas muito rapidamente.
Não se desespere caso não consiga identificar as métricas de vaidade, pois, elas variam de acordo com o setor e as necessidades do negócio. Entretanto, a pergunta que você sempre deve fazer ao cogitar uma métrica é se ela pode ajudar ou não sua empresa a atingir as metas planejadas.
Quais métricas devo acompanhar?
Bom, agora você já entendeu o que são métricas de vaidade e como identificá-las, certo? Mas, quais são os indicadores que realmente importam em uma estratégia de marketing digital?
Dê mais atenção para as métricas que te ajudam a criar oportunidades de vendas e te dão condições de pensar em ações que incentivam os seus seguidores a avançarem no processo de conversão. Portanto, fique de olho nas taxas de conversão, CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e número de visitantes, pois, são dados que realmente impactam no desenvolvimento do negócio e no faturamento.
Por fim, as métricas de vaidade não devem ser ignoradas, elas apenas não devem ser usadas como base para medir o sucesso do seu negócio. E se quiser continuar recebendo mais dicas nossas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.