A navegação móvel promoveu grandes mudanças na forma como todos se comunicam. Tanto as pessoas comuns quanto as empresas. Uma dessas alterações foi o crescimento das mídias sociais, que são hoje os maiores canais de informação no mundo inteiro. E cada vez mais pessoas se juntam a eles todos os dias.
Claro, estes ambientes não são estáticos. Uma de suas principais características é o dinamismo das informações, com padrões mudando muito rapidamente. Mas nem por isso as redes sociais são impossíveis de prever, acompanhar e seguir. Existem várias tendências bem visíveis se formando nestes ambientes, sendo muitas perfeitamente aproveitáveis para qualquer empresa.
Se você quer estar à frente no mercado, veja aqui algumas tendências das mídias sociais para os próximos anos e como elas mudam o jogo:
1. Mais transmissões de vídeos ao vivo
Recentemente, as mídias sociais investiram pesado em tecnologia de transmissão ao vivo de vídeos. Isso permite que vários desenvolvedores de conteúdo passem a criar programações ao vivo, que elevam consideravelmente o nível de engajamento do público naquele momento. E é esperado que essa prática apenas aumente daqui para frente.
Você certamente pode usar isso como ferramenta para atrair mais a atenção do seu público e nutrir o relacionamento com seus leads. Em uma transmissão ao vivo, você pode responder imediatamente a qualquer pergunta ou atender a um pedido de um internauta. Com esse feedback imediato, você aumenta consideravelmente as chances de que aquela pessoa continue acompanhando seus conteúdos.
2. Compras de produtos pelos seus apps
As mídias sociais estão cada vez mais vinculadas a redes de e-commerce, desde as multinacionais até os pequenos empreendedores. Por isso tantas delas encontram formas de estimular esses negócios. E uma maneira que tem ganhado bastante destaque nos últimos tempos é a possibilidade de fazer compras dentro dos aplicativos destas redes.
Em vez de inserir um link redirecionando o leitor para a página do seu produto em cada postagem, você pode criar um anúncio através da própria rede social, permitindo que o usuário faça compras com cartão dentro do aplicativo. Isso economiza tempo e te dá mais chances de alcançar um público bem amplo. E à medida que as pessoas ficam mais seguras para comprar pela internet, você terá acesso a cada vez mais compradores.
3. Introdução da Realidade Virtual nas experiências de marketing
Você já deve ter ouvido falar das novas tecnologias de realidade virtual que estão ganhando destaque no mercado. Agora é possível imergir cada vez mais em ambientes construídos digitalmente, mudando a forma como interagimos com o mundo e com a tecnologia. E estes recursos podem se tornar cada vez mais presente na experiência de marketing.
Imagine você exibindo sua loja para um internauta em 360º, com possibilidade de interagir com objetos virtualmente. Ou vender uma casa através de um tour direto no local, mas apenas através da internet. As possibilidades ainda estão por serem descobertas, o que te dá bastante espaço para estar à frente de toda essa inovação.
4. Aplicativos de mensagens rápidas ganham cada vez mais relevância
É cada vez mais comum ver que as pessoas substituem o SMS e o e-mail por mensagens instantâneas feitas em aplicativos de redes sociais. O que é uma excelente estratégia tanto para evitar mais cobranças por mensagem quanto para se manter conectado às outras pessoas.
Porém, essa mudança também significa menos pessoas interessadas em receber SMS’s e e-mails promocionais. E a solução mais óbvia aqui seria migrar para estes meios também. Ao invés de cadastrar seus clientes em uma newsletter por e-mail, dê a opção de receber atualizações por mensagens nas redes sociais. Será uma excelente maneira de se atualizar.
5. Aumento da competitividade na divulgação móvel
Infelizmente, nem tudo são flores. Sucesso tende a ser copiado, então o número de pessoas utilizando mídias sociais como meio de divulgação também cresce diariamente. O resultado aqui é que você deve se especializar cada vez mais para continuar atraindo a atenção do seu público. O tempo de atenção dos internautas é curto, então seja direto e eficiente!
Agora você já conhece algumas das principais tendências em mídias sociais para os próximos anos. Acha que vai ter dificuldade para se adaptar a tudo isso? Então, por que não contar com ajuda profissional no processo? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento que caiba na sua empresa.