O marketing digital é, de longe ou de perto, a melhor maneira de divulgar sua marca hoje em dia. O alcance é global, há métodos para segmentar seu público com muito mais eficiência, o custo de investimento é bem menor e os resultados são bem consistentes. Um bom local para fazer isso é em redes sociais, mas para isso você precisa de boas ferramentas de monitoramento de redes sociais.
Por que monitorar? Bem, o marketing digital se beneficia muito de possuir vários dados para analisar e melhorar sua tomada de decisões. E com a internet cada vez mais acessível, é possível automatizar boa parte desse processo. Com as ferramentas certas, seu marketing digital pode deslanchar muito mais rápido!
Mas você pode estar pensando “eu não quero pagar pra ter um monte de softwares”. Que bom, pois há uma infinidade de ferramentas gratuitas disponíveis no mercado. E para te ajudar no monitoramento de redes sociais, trouxemos aqui uma lista com algumas delas. Confira:
1. Iconosquare
Se você pretende focar seu monitoramento de redes sociais no Instagram, o Iconosquare é uma ótima ferramenta. Também chamado de “Instagram Analytics”, ele coleta dados da sua conta, com o desempenho de curtidas, número de fãs e até pessoas que descobriram suas fotos graças à divulgação de terceiros. Todos esses dados vão te ajudar a encontrar um público melhor e entender como pode agradá-los.
2. Followerwonk
Se a sua praia está mais para o Twitter, o Followerwonk será muito mais relevante para você. Ele possui as funcionalidades de acompanhamento de métricas que todo profissional de marketing precisa no seu dia a dia. Ele também cava um pouco mais fundo, procurando a relevância social dos seus Tweets, palavras-chave mais procuradas pelos seus seguidores, frequência de retuítes, localização dos seus seguidores, entre outras.
3. Google Analytics
Este é o “pão com manteiga” de todo profissional de marketing, incluindo os que trabalham com o monitoramento de redes sociais. Provavelmente o Google Analytics já está em uso na sua empresa para administrar seus outros sites, portais, blogs e e-commerces. Porém, ele ainda pode ser uma grande ajuda para alavancar suas páginas em redes sociais.
O negócio dele é oferecer dados. Muitos, mas MUITOS dados! A base de informações do maior motor de busca do mundo é proporcionalmente grande. É possível descobrir de tudo, desde o perfil geográfico do seu público até suas principais preferências de consumi. Tudo muito útil para quem está procurando uma forma de engajar mais pessoas em uma campanha.
4. SocialBakers
Escolher uma rede social para atuar não é uma questão apenas da sua preferência. É também da preferência do seu público. Afinal, se ele não está usando determinado espaço, não faz sentido divulgar algo por lá. Você deve encontrar o lugar onde seus melhores leads estão. Para isso serve o SocialBaker.
A solução completa, infelizmente, é paga. Porem, há uma versão gratuita que já pode contribuir bastante com o seu negócio. Ele avalia cada rede social e mostra quais são as marcas mais populares em cada uma. Dessa forma, você descobre quais espaços são mais vantajosos para você, tanto pelo interesse do público quanto pelo nível de concorrência.
5. Fanpage Karma
É comum que todas as empresas trabalhem com o Facebook, em maior ou menor grau. Para esta rede em específico, o Fanpage Karma pode ser uma das suas melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais.
O trabalho que ele faz é simples: coletar informações do seu perfil e exibir uma extensa análise dele. Dessa forma, você avaliar melhor o seu desempenho, evita erros e consegue tomar decisões mais assertivas sobre sua página. Menos gastos e mais rendimento para sua empresa.
6. Mention
Saber como anda o desempenho direto das suas redes sociais é importante. Mas também seria muito legal saber como anda a sua reputação fora delas, não é? Pois bem, para isso serve o Mention.
O que ele faz? Ele te ajuda a acompanhar o desempenho de toda a equipe de marketing, criando alertas e verificando quando seu conteúdo é mencionado em outros sites. Este produto possui um Trial de 15 dias, o que deve ser suficiente para decidir se vale seu dinheiro ou não.
Agora que você conhece estas ferramentas de monitoramento de redes sociais, é hora de começar suas campanhas! Vai querer ajuda profissional no processo? Então entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento que caiba no seu negócio.