Os micro-momentos são ações do consumidor que evidenciam o seu potencial interesse em informações que, em curto ou médio espaço de tempo, podem conduzi-lo à compra de produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
A adoção desse conceito — bem como sua aplicação — ganhou força após o boom dos smartphones na vida do consumidor. Diferentemente de poucos anos atrás, quando a Internet era explorada em sua plenitude somente via desktop e laptop, hoje a informação está em nossas mãos o tempo todo.
Na medida em que as praticidades aumentam, o imediatismo tem seus limites reduzidos e, com isso, cresce a necessidade de satisfação instantânea, ou seja, conseguir o que quer em um determinado momento — cabendo às marcas se esforçarem para entregar a desejada experiência do usuário.
Agora que entendemos um pouco sobre a origem dos micro-momentos, falaremos mais detidamente sobre: como o Google vem encarando essa recente realidade e qual a influência no posicionamento da marca. Vamos começar?
A importância dos micro-momentos para o Google
Nos últimos anos, o Google tem observado diversas mudanças nos hábitos do consumidor, sobretudo quanto a sua jornada de compra, desde quando o smartphone se consolidou como uma das principais ferramentas para uso da Internet.
Os micro-momentos representam os principais reflexos dessa transformação, afinal, enquanto conversamos por meio de aplicativos, podemos fazer pesquisas na Web, instalar novos apps, assistir vídeos e muito mais.
Essa experiência fragmentada concebe momentos nas quais as empresas, por meio do marketing, podem influenciar positivamente. O Google determinou a existência de quatro tipos de micro-momentos, conforme veremos abaixo.
Os 4 tipos de micro-momentos
De acordo com o Google, existem momentos em que desejamos saber, fazer, ir e comprar. Ou seja, a sua empresa deve focar não apenas nas vendas, mas em como participar de outras experiências envolvendo o público-alvo. Para melhor compreendermos, vejamos em breves detalhes os tipos de micro-momento.
Momento “Eu quero saber”
Não é de agora que a Internet tem sido a principal fonte de conhecimento. Porém, graças à mobilidade, aumenta o número de pessoas que buscam saber mais coisas em menos tempo, inclusive para aprender sobre o que viu na TV ou algum produto de vitrine.
Momento “Eu quero fazer”
Seja para fazer algo habitual, como trocar o chuveiro, seja para aprender a criar algo complexo, como desenvolver um software, a todo instante pessoas estão pesquisando pelo famoso “how to” (como fazer) no Google ou YouTube.
Momento “Eu quero ir”
A tecnologia trouxe consigo as ferramentas de geolocalização, as quais permitem ao usuário encontrar o que deseja sempre que precisar. Quer um exemplo típico? Pesquisas por restaurantes próximos, delivery de pizzas, trajetos para chegar mais rápido etc.
Momento “Eu quero comprar”
Diversos micro-momentos envolvendo decisão de compra estão acontecendo neste instante. Isso porque as pessoas conseguem, em questão de poucos minutos, pesquisar as informações que deseja saber acerca do produto antes de adquiri-lo.
Sabendo da existência desses micro-momentos, decerto você quer entender como eles influenciam no posicionamento da marca, certo? Então vamos à explicação!
A influência dos micro-momentos no posicionamento da marca
Conhecer os hábitos e costumes do cliente é o ponto chave para fortalecer a marca online. A empresa que compreende os micro-momentos e a partir desse conhecimento aumenta sua relevância na vida do consumidor, está, sem dúvidas, na frente da concorrência.
O segredo está em aproveitar as pesquisas do target e, no mesmo instante, oferecer a ele o que procura — mesmo que ele queira apenas obter algumas informações. Fazendo isso, mesmo que a venda não aconteça na hora, a sua marca constrói autoridade, assegurando um maior crescimento futuro.
Concluindo, os micro-momentos estão atrelados aos nossos hábitos de compra atualmente, de modo que as empresas tenham de olhar cada movimento do target como uma verdadeira oportunidade de impactar em sua experiência positivamente e, assim, adquirir valiosa vantagem competitiva.
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