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Descubra quais foram as novidades do Instagram em 2018

Podemos dizer que 2018 foi o melhor ano para o Instagram? Isso porque a plataforma alcançou no mês de junho a marca de 1 bilhão de usuários ativos.  Parte disso se deve ao fato da rede social lançar praticamente todos os meses novos recursos visando melhorar a experiência dos usuários.

No ano passado, por exemplo, foram liberados os stories em destaque, arquivo de publicações dentro da própria plataforma, novos filtros, stickers e muito mais. De lá para cá outras novidades surgiram, e foram tantas que elas podem ter passado despercebidas por alguns usuários.

Por este motivo, nós selecionamos todas as novidades que surgiram esse ano no Instagram e destacamos também de que forma você pode utilizá-las a favor do seu perfil. Vamos lá!

Novidade do Instagram em 2018

Hashtag e menção na bio

Em dezembro de 2017 a plataforma permitiu que os usuários passassem a seguir as hashtags de seu interesse, agora é possível incluí-las diretamente no seu perfil, por exemplo, #guitarlover, #makeuptutorial, #vegan e muitos outros. Desta forma, se você possui um perfil comercial de uma loja, por exemplo, pode criar hashtags exclusivas e inserí-las no seu perfil para que os clientes possam ver e encaminhar imagens usando os produtos.

Antes o Instagram só permitia um link no perfil e no espaço destinado a site, certo? Entretanto, com a nova atualização, se você quiser, é possível inserir na bio do seu perfil pessoal ou comercial o @ de outra conta que você possui na plataforma.  Logo, ficou mais fácil para direcionar os usuários de maneira eficiente.

Silenciar usuários

Todo mundo tem aquele amigo que é incrível pessoalmente, mas um chato nas redes sociais, certo? Bom, para não precisar mais aguentar tantas publicações na sua timeline, o Instagram lançou um recurso que não irá abalar as suas amizades.

O botão mute já está disponível e agora você pode silenciar os usuários que segue na rede social sem precisar dar unfollow ou bloqueá-los. Além disso, a pessoa que foi silenciada não fica sabendo que você realizou essa ação, ou seja, é discreto e funcional.

Integração com o Spotify

A era de tirar prints ou gravar a tela do seu celular com sua música favorita tocando no Spotify acabou. A integração dos dois aplicativos permite que os usuários compartilhem as músicas que estão ouvindo diretamente da playlist para os stories, sem a necessidade de sair de um app para outro.

A música aparece com a capa do álbum, nome da canção e o autor. Se os demais usuários que te acompanham na rede social quiserem ouvir a música basta clicar no sticker.

Função de repost

A tão desejada função repost para publicações do feed ainda não foi implantada na plataforma. Mas com o novo recurso disponível você pode repostar stories de outros usuários diretamente para o seu. Funciona assim, quando alguém mencionar o seu @ em uma história, você receberá uma mensagem no seu direct informando essa ação e junto dela a opção de “adicionar a sua história”.

Se desejar, você também pode compartilhar publicações do feed diretamente para as suas histórias. Elas ficaram como um sticker, então é possível aumentar ou diminuir o tamanho, inserir emojis, gifs e textos. Muitas influencers utilizam esse recurso para divulgar imagens do feed, pois nem todas são entregues aos seus seguidores devido as atualizações do algoritmo.

Reações para stories

Talvez você esteja se questionando o motivo de tantas novidades voltadas para os stories, certo? O Instagram tem priorizado esse recurso devido ao número de usuários que o utilizam, hoje são mais de 400 milhões de contas que usam os stories diariamente. Assim, a plataforma tem investido cada vez mais em trazer diferenciais, como as famosas reações.

Antes você podia enviar ao usuário uma mensagem em resposta ao story postado, agora é possível reagir de forma personalizada. Como no Facebook, você pode enviar carinhas felizes, palmas, risos e outros.

Type Mode

Para quem gosta de compartilhar apenas algumas reflexões sem imagens, o Type Mode veio a calhar. Logo que a função stories foi lançada, o Instagram só permitia o uso de textos em conjunto com imagens e tinha uma tipografia básica, para ousar era necessário recorrer a aplicativos de terceiros. Porém outra novidade foi a atualização do Type Mode, onde é possível compartilhar apenas frases ou textos – sem a necessidade de imagens – e utilizar diferentes estilos como, por exemplo, o Moderna, Máquina de Escrever, Neon e outros.

Instagram Shopping

Visto a crescente utilização de dispositivos móveis para compras online, a plataforma desenvolveu o Instagram Shopping para tornar o processo de compra e venda mais eficiente. Esse recurso permite que as marcas marquem seus produtos apresentados nas fotos, assim, basta o usuário dar um clique na imagem para verificar a disponibilidade e o valor do produto, se tiver interesse é só clicar novamente na etiqueta e ele será redirecionado para a compra do produto.

Além disso, as marcas também podem usar tags nos stories para que as pessoas possam descobrir com maior facilidade os produtos e serviços oferecidos na plataforma.

Vídeos mais longos com IGTV

A crescente utilização de vídeos por influencers e criadores de conteúdo fez o Instagram repensar a forma com que eles seriam transmitidos aos usuários, assim surgiu o IGTV. O Instagram TV permite vídeos com duração de até 1 hora e somente na posição vertical. Muitos atribuíram a criação desse recurso como uma concorrência ao YouTube, mas não houve nenhum posicionamento quanto a isso.

Para acessar o IGTV você tem duas opções, pode ser através do aplicativo separado de mesmo nome ou diretamente no Instagram no ícone de TV, no canto superior da tela, próximo ao acesso das mensagens. A conta de acesso é a mesma da rede social, por isso, você segue as mesmas pessoas e fica sabendo dos vídeos novos pelas notificações na timeline.

Confira também esse outro conteúdo onde explico como criar um canal no IGTV e informações importantes para a criação do vídeo.

Tag de nome

Quantas vezes você digitou o @ de uma pessoa no campo de busca e não encontrou quem gostaria? Agora a tag de nome possibilita que você use a câmera do celular para seguir usuários mais rapidamente ou para divulgar o seu perfil de maneira mais fácil.

Essa funcionalidade é uma espécie de QR Code, onde você pode alterar o fundo da imagem com cores diferentes, inserir emojis ou até uma selfie. Você também pode compartilhar essa tag através de SMS ou com Facebook e WhatsApp. Para fazer a leitura do código é necessário utilizar a câmera do celular e automaticamente o usuário será encaminhado para o perfil que está buscando.

Sticker de perguntas

Além da opção de enquete e a barra deslizante com emoji, o Instagram resolveu apostar em uma forma de interação simples e direta dos usuários: o sticker de perguntas. Essa funcionalidade nada mais é do que um box onde os demais usuários podem enviar perguntas para determinada pessoa. Se ela quiser, pode divulgar as perguntas e respostas através dos stories ou responder de maneira privada no direct.

Para as empresas esse recurso pode ser utilizado para esclarecer dúvidas frequentes de seus clientes e público-alvo. Além disso, pode abrir espaço para feedbacks e sugestões de melhorias. Então fica a dica!

Lista de melhores amigos

Alguns famosos já afirmaram em entrevistas que além de seus perfis abertos ao público, eles também mantem perfis “secretos” apenas para familiares e amigos próximos onde compartilham seus momentos especiais de maneira privada. Pensando nisso, o Instagram providenciou o recurso “Lista de Melhores Amigos” onde você pode enviar um story somente para um grupo selecionado.

Você consegue encontrar a lista dentro da aba de configurações, a própria rede social irá sugerir alguns contatos, mas fica a seu critério quem será adicionado ou não.

FIQUE DE OLHO!

Além de todos os recursos disponíveis para que a plataforma seja utilizada de maneira divertida e eficiente, o Instagram anunciou que vai remover curtidas, comentários e seguidores falsos. A plataforma desenvolveu uma ferramenta machine learning que consegue reconhecer o uso de aplicativos terceiros – aqueles que prometem bombar o seu perfil do dia para noite – e identificar atividades consideradas “não autênticas”.

Segundo a publicação da rede social, quem utiliza esses recursos para ganhar seguidores está violando as políticas de uso do serviço. Além disso, essa medida também será tomada para a segurança dos usuários, visto que para utilizar esses aplicativos é necessário fornecer os dados de acesso do Instagram.

Por fim, a plataforma também anunciou que esse é apenas o primeiro de uma série de passos que visam manter o serviço como fonte de relações autênticas e que, nas próximas semanas, novas atualizações serão disponibilizadas afim de combater atividades falsas.

Se só em 2018 foram tantos recursos, imagina no próximo ano! Você já utiliza o Instagram como uma ferramenta para o seu negócio? Não? Então agora é a hora, confira nesse conteúdo como criar um perfil de sucesso e aproveitar a plataforma.

Agora conta pra gente aqui nos comentários: qual dessas novidades é a sua favorita?

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