Empresas familiares compõem uma boa parte dos negócios realizados ao redor do mundo. Muitas pessoas dizem que não é uma boa ideia misturar trabalho com família, mesmo que a evidência diga justamente o contrário. Por isso que muitas famílias hoje também se unem para criar o próprio negócio.
Claro, abrir uma empresa ainda é difícil, mesmo com seus parentes. Por isso que muitos estão buscando alternativas mais seguras, como investir juntos em uma franquia. Se todos tiverem disposição para se organizar e se organizar, é uma alternativa bem mais rentável do que começar do zero.
Acompanhe e veja mais sobre a relação entre franchising e família.
Por que investir em uma franquia com a família?
Há vários benefícios em abrir um negócio de família, os quais também se aplicam à abertura de uma franquia. Veja aqui alguns dos principais exemplos.
Confiança entre os membros da família
A falta de confiança entre os membros de uma franquia pode prejudicar tanto sua rentabilidade quanto sua saúde mental. Porém, se você tem uma boa relação com seus parentes, todos confiam uns nos outros e são bem próximos, então é bem mais fácil montar um negócio harmônico.
Patrimônio coletivo
Um dos principais benefícios de uma empresa familiar é que ela constrói o patrimônio de todos os membros em conjunto. Assim, todos terão mais recursos e qualidade de vida no dia a dia. O mesmo princípio se aplica caso todos tenham acesso a uma franquia.
Objetivos sempre alinhados
Se a sua família tem boa comunicação, fica bem mais fácil administrar essa franquia. Assim, todos se sentem mais a vontade para compartilhar seus objetivos e alinhar o futuro do negócio. Algo importante para garantir a longevidade de qualquer empresa, especialmente por mais de uma geração.
Como fazer a sua franquia de família ter mais sucesso?
Apesar das vantagens, não significa que via ser um processo fácil. Para que qualquer negócio de família tenha sucesso, você precisa tomar as decisões certas e se planejar de acordo. Veja aqui algumas delas.
Defina claramente as responsabilidades de cada um da família
Um bom ponto de partida é esclarecer quais membros da família são responsáveis por quais funções dentro da empresa. Aqueles que vão entrar para a franquia como investidores, por exemplo, precisam de uma posição clara e reconhecida pela franqueadora. Tanto para facilitar a organização quanto para saber onde está o poder de decisão.
Alinhe as expectativas sobre o futuro
Mesmo dentro da mesma família, ainda há bastante diversidade de opiniões e desejosos. Se todos vão começar um negócio juntos, é importante alinhar essas expectativas. Isso influencia tanto na escolha da franquia quando na forma como ela será administrada.
Esclareça como o negócio será dividido
Um dos pontos mais delicados em negócios de família é a divisão de bens e do poder de decisão. É fundamental que todos se comuniquem e concordem com um critério para essa repartição, seja ela proporcional ao valor investido, de acordo com disponibilidade de trabalho ou outro critério.
Quer continuar acompanhando mais das nossas dicas sobre franchising? Então assine nossa newsletter agora mesmo!