O que é calendário editorial e como criar um para o seu negócio
A produção de conteúdo é uma maneira efetiva de alcançar bons resultados orgânicos no Marketing Digital. Entretanto, para produzir materiais que estejam de acordo com a sua persona e alinhados a jornada do consumidor é necessário ter um calendário editorial.
Para determinar qual será a frequência de produção e publicação dos conteúdos, o formato dos materiais, a forma de divulgação nas redes sociais e demais detalhes é preciso ter um bom planejamento. E essa técnica pode te ajudar com todas as informações.
Se você deseja saber mais sobre calendário editorial, como criar um para o seu negócio e de que maneira utilizá-lo, confira todas as nossas dicas a abaixo. 😉
O que é um calendário editorial?
É um cronograma com todas as informações e tarefas relacionadas a estratégia de Marketing de Conteúdo. Esse calendário fornece todos os detalhes sobre as datas de postagem, os prazos para entrega, as pautas, temas e a divulgação nas redes sociais dos seus conteúdos.
Nesse documento você encontra as principais informações para sua estratégia, como:
- Prazos de produção;
- Datas de publicação;
- Palavras-chave utilizadas;
- Foco do material (topo, meio ou fundo de funil);
- Datas de divulgação (redes sociais ou e-mail marketing);
- E muito mais.
O calendário editorial basicamente serve para tirar do papel suas ideias de conteúdo. Com esse recurso fica mais fácil organizar sua estratégia e garantir que ela funcione devidamente.
Como criar um calendário?
Apesar de ser um recurso muito importante, muitas empresas não conhecem e não utilizam um calendário editorial. Entretanto, ele é o primeiro passo do planejamento, e deve ser criado antes mesmo de qualquer outro material.
Não existe um passo a passo ideal ou um único modelo de calendário. Justamente por isso é mais fácil do que você imagina, e pode ser adaptado de acordo com seu negócio.
Então, aproveite nossas dicas e orientações para desenvolver o melhor cronograma de conteúdos para sua empresa. Vamos lá
1. Defina seu público
Antes de definir os temas que serão tratados, os horários de publicação, a frequência e outros detalhes, é fundamental definir o seu público-alvo. Depois de descobrir quem são as pessoas que possuem interesse no seu negócio é que você vai saber quais são suas dores e necessidades.
Além disso, você também precisa saber onde o seu público está (se é no Instagram, TikTok, Twitter ou outros), qual é o formato de conteúdo que eles consomem (vídeos, imagens ou textos), a frequência que eles consomem informação e de que maneira eles pesquisam.
Assim que você entende quem é o seu público, fica mais fácil para você entregar o que eles estão procurando.
2. Tenha objetivos claros
Se você está investindo em Marketing de Conteúdo é claro que você espera resultados. Mas quais são eles? Mais visibilidade? Mais leads? Mais vendas? Se tornar autoridade? Seus materiais precisam ser criados de acordo com um propósito, por isso é fundamental que você tenha objetivos.
Assim, desenvolva seus conteúdos de acordo com os seus objetivos para garantir que sua estratégia não desvie do caminho. Dessa maneira, você consegue organizar os materiais e acompanhar seus resultados de forma mais clara e eficiente.
3. Planeje sua estratégia
Após concluir essas primeiras etapas, chegou o momento de estruturar sua estratégia. Para isso, é importante que você (ou sua equipe) realize algumas ações, como:
- Selecionar pautas relevantes para seu público;
- Escolher os formatos dos conteúdos (ebooks, infográficos, artigos, vídeo e etc);
- Quem será o responsável pela criação do conteúdo;
- Determinar a frequência de postagem;
- Aplicar SEO para alcançar bons posicionamentos nos buscadores;
- Definir prazos para publicações;
- Acompanhar métricas.
Essas informações servem como a base do seu calendário editorial. A partir delas você pode organizar sua programação e planejar sua produção de conteúdo.
Nessa etapa também é importante definir os canais que serão utilizados. O blog é o pilar do Marketing de Conteúdo, mas as redes sociais ajudam na divulgação. Lembre-se de avaliar o perfil e o comportamento do seu público antes de escolher algo.
4. Escolha uma ferramenta
Agora que as principais informações estão resolvidas, é hora de encontrar uma ferramenta que se encaixe na sua rotina e possa ser compartilhada com sua equipe. Você pode optar por planilhas ou programas específicos de calendários editoriais. A seguir você conhece algumas opções:
- Planilhas: Essa é uma opção simples, fácil de usar e que pode ser compartilhada com outras pessoas. Dessa maneira, você pode acompanhar as demandas do time de Marketing e verificar se tudo está indo bem.
- Google Agenda: Por que não utilizar um calendário para desenvolver outro calendário? Nessa ferramenta você pode criar eventos para as tarefas, convidar outras pessoas da equipe e ainda receber lembretes. Essa é uma forma prática de implementar esse recurso.
- Trello: Essa opção permite que você visualize todas as demandas. Isso porque ao criar um quadro você pode dividir todas as etapas em listas e depois criar cartões para que tudo fique organizado. No Trello também é possível utilizar checklists, adicionar outras pessoas, ou seja, seu time, e anexar materiais.
Além dessas opções, também existem plataformas específicas, como monday.com. Essa ferramenta online pode ser usada para gerenciar projetos, processos ou trabalho diário. Caso tenha dúvidas sobre qual escolher, faça alguns testes e verifique qual se adapta a sua rotina e a sua equipe.
5. Siga o cronograma
Por fim, nada de criar um calendário editorial e deixá-lo na “gaveta”. Não utilizar o cronograma vai provocar mais atrasos e desorganização.
Além disso, o calendário não deve permanecer o mesmo para sempre, é necessário atualizá-lo. Porém, isso não quer dizer que você deve fazer isso diariamente. Seus resultados vão acontecer com o tempo. É importante realizar testes e após ter certeza que o planejamento atual não está dando resultado, realizar modificações.
Pronto, deu para perceber o quanto é importante ter um calendário editorial, certo? Aproveite nossas dicas e informações e comece a criar o seu. Mas se preferir, nós podemos te ajudar com o Marketing de Conteúdo. Entre em contato com a Echosis e solicite um orçamento.